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Branding: O que é e por que é importante para sua empresa

Mãos de uma pessoa mexendo em papeis para decidir entre imagens para o seu negócio.

Para que o seu negócio se destaque entre os demais, é fundamental investir em boas estratégias. Neste universo, há o branding, que faz toda a diferença na percepção dos clientes em relação a uma marca. 

Trata-se de um dos conceitos mais conhecidos e valorizados no marketing, especialmente por conta de seus resultados efetivos. Se você deseja ficar por dentro de tudo o que envolve o branding para aplicá-lo na sua empresa, nós podemos te ajudar! Confira os temas abordados ao longo deste artigo: 

  • O que é branding?  

  • Qual a importância do branding?  

  • Como fazer o branding da sua empresa 

  • Exemplos de branding de sucesso 

O que é branding?

O branding pode ser definido como gestão de marca. Na prática, inclui todos os processos de planejamento e criação de identidade visual. Seu principal objetivo é fazer com que uma determinada empresa se torne reconhecida na mente do público. 

Se você está com dificuldades de entender como esta estratégia funciona, vamos fazer um exercício simples: pense em uma marca famosa. Imediatamente, você se lembrará de cores, formas ou até mesmo palavras ligadas a ela. E isso não é coincidência, mas sim exatamente o trabalho do branding — trazer originalidade, identidade e reconhecimento.  

Quanto mais a sua marca for capaz de despertar sensações positivas nos consumidores, maiores são as chances de que eles criem conexão com o que você oferece. Dessa forma, a chance de compra aumenta consideravelmente. 

Qual a importância do branding?

Você sabia que existem mais de 20 milhões de empresas no Brasil? Somente em maio de 2023, 356 mil negócios foram abertos, de acordo com a Ferramenta Mapa de Empresas, disponibilizada pelo governo federal. 

Independentemente do nicho em que você atue, o mercado se encontra cada vez mais competitivo. Consequentemente, para conquistar consumidores exigentes e se diferenciar da concorrência, marcas que desejam se destacar no mercado precisam criar conexões positivas com o seu público-alvo. Para isso, é necessário desenvolver estratégias que proporcionem identificação.  

Ou seja, não basta oferecer bons produtos e serviços: também é necessário que a sua empresa tenha uma identidade fortalecida o suficiente para se conectar emocionalmente com o público que você deseja atingir.  

Um branding bem definido garante tudo isso para uma marca, além de personalidade, propósito e posicionamento. Por isso, o conceito pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio. 

Como fazer o branding da sua empresa 

Incluir o branding em suas estratégias pode até parecer complicado. Porém, com um bom direcionamento e vontade de fazer acontecer, você estará pronto para começar. Confira o passo a passo abaixo.  

  1. Pense na identidade visual 

Para que sua marca se torne reconhecida, é necessário que ela seja única. Por isso, o primeiro passo é definir logo, cores e fontes para serem usadas em sua identidade visual, seja de forma física ou digital.  

Todos os elementos devem ser pensados estrategicamente. Nesse caso, você deve saber exatamente as preferências do seu cliente ideal para acertar nas escolhas e construir um visual atrativo para o seu negócio.   

  1. Defina a personalidade da marca 

Com a identidade visual resolvida, chegou o momento de definir os elementos que garantem posicionamento para a marca.  

Um deles é a linguagem. Para saber se o mais adequado é ser formal ou utilizar expressões descontraídas, você deve se atentar à forma que o seu público se comunica. Afinal, o objetivo é proporcionar identificação.  

Nesta etapa, também é necessário estabelecer os valores da sua empresa. Qual o propósito da marca? O que ela considera mais importante? São algumas das perguntas as quais você deve responder.  

Por meio dessas etapas, é possível definir em quais canais sua empresa estará presente e o tipo de conteúdo a ser produzido e divulgado.  

  1. Estabeleça seu meio de comercialização 

Para que sua empresa tenha lucro, é preciso prever como o público chegará aos seus produtos ou serviços.  

Se a sua ideia é montar um espaço físico, chegou a hora de definir a localização. Caso o seu negócio seja somente online, pesquise quais são os meios mais viáveis para que as vendas sejam concretizadas.  

Há a opção de criar um site próprio para a sua marca, comercializar seus produtos por meio de plataformas já existentes ou até mesmo vender apenas pelas redes sociais. Tudo dependerá do seu nicho e viabilidade de orçamento.  

  1. Explore o potencial das redes sociais 

Mesmo que a sua empresa seja física, a presença nas redes sociais é fundamental. Atualmente, o digital é a maneira mais efetiva de ter contato frequente com os seus consumidores, divulgar novidades e possibilitar interação a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Os anúncios nas redes sociais, por exemplo, são uma forma eficiente de chegar a novos públicos e expandir seu repertório de clientes. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela plataforma RD Station, eles já são a quarta principal forma de descobrir uma nova marca, produto ou serviço no mundo.  

Para atrair consumidores e expandir seus resultados, é necessário criar um bom planejamento de conteúdo, fazer postagens frequentemente e prestar um bom serviço de atendimento online. 

  1. Faça o seu público se sentir especial 

Para fidelizar um cliente, é importante que haja o entendimento do quanto sua marca se importa com ele. Por isso, vale a pena oferecer brindes, enviar amostras grátis, oferecer cupons de desconto, frete grátis e até mesmo descontos exclusivos.  

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Exemplos de branding de sucesso 

Dentre as marcas mais famosas, sempre existem as que se destacam por conta de um bom branding. Para te inspirar, separamos três exemplos. 

Coca-Cola

É impossível ler este nome sem pensar no famoso rótulo vermelho e branco, não é mesmo? A Coca-Cola sempre está presente no imaginário popular, justamente por ter fortalecido sua marca ao longo dos anos. 

Apple

Sofisticação, alto preço e exclusividade são características atreladas à Apple, especialmente pelo investimento em branding, que foi capaz de tornar os produtos da marca extremamente desejados por seus consumidores. 

Um dos maiores destaques é a identidade visual clean, que conta com a maçã como símbolo inconfundível.  

Mc Donald’s 

O Mc Donald’s construiu uma identidade tão forte em meio à sua história que as cores e formas da marca são reconhecidas por todo o mundo. Ah, e não podemos nos esquecer da clássica campanha “amo muito tudo isso”.  

Starbucks 

Outra marca que se tornou lembrada por conta de sua identidade visual é o Starbucks. A empresa aposta em um estilo minimalista, garantindo sofisticação na apresentação de seus produtos e o logo em evidência.  

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