Busca
Agronegócio Empreendedorismo

O que você precisa saber para começar a aceitar cartão de crédito e débito

Inserir essa modalidade de pagamento pode aumentar sua clientela e, consequentemente, impactar positivamente nas suas vendas, entre outras vantagens.

Tem interesse em aceitar o pagamento via cartão mas não sabe como começar? Veja mais sobre o que é preciso para aceitar cartão de crédito e débito em seu negócio.

Os primeiros passos

Aceitar os métodos de pagamento via cartão significa fazer uso de uma máquina ou serviço que realiza a mediação entre o estabelecimento e os bancos ou bandeiras de cartão de crédito. Em outras palavras, você vai precisar da famosa 'maquininha'.

O acesso ao equipamento envolve taxas e custos operacionais. Você pode adquiri-lo ou alugá-lo, sendo que existem centenas de opções e modelos disponíveis no mercado.

Pesquise informações detalhadas sobre os prós e contras de cada um e peça por referências para outros empresários. Não inicie esse método de pagamento em seu negócio enquanto não estiver totalmente informado sobre as condições.

A voz do cliente

Outro elemento que precisa entrar na equação está na sua clientela. As formas mais utilizadas (débito, crédito e número de parcelas), por exemplo, ditará qual método e marca são mais favoráveis ao estabelecimento.

A própria “maquininha” hoje engloba variadas formas: formatos conectados à rede telefônica, modelo wireless com rede wi-fi e os leitores em smartphones, que utilizam a tecnologia bluetooth e apps para o pagamento.

As taxas nas vendas

Cada transação feita pelo cartão envolve o pagamento de uma taxa para a administradora da máquina, que varia segundo o modelo e a categoria da própria venda. No débito, por exemplo, a taxa normalmente fica entre 2% e 3%.

Já as compras no cartão de crédito frequentemente envolvem entre 2% a 4% (considerando que sejam feitas à vista, ou em apenas uma parcela) ou chegando a até 12% (no caso de compras parceladas, sendo que existe taxação para o momento da transação e para cada parcela subsequente).

Conheça as vantagens da Getnet

Um dos grandes desafios em aceitar o pagamento por cartões está na escolha da companhia parceira que providenciará o equipamento.

A Getnet, empresa integrante do grupo de tecnologia do Santander, trabalha com soluções personalizadas e ajustadas para diferentes modelos de negócio e trabalha com as principais do mercado nacional e os grandes nomes entre as regionais.

Conheça as maquininhas com e sem fio e a TEF, algumas entre as muitas soluções da Getnet.

Temos conteúdos exclusivos para você desenvolver ainda mais o seu negócio. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.