Busca
Agronegócio Prospera

Como saber se o seu nome está sujo? Guia completo para 2024

Mulher negra olhando para um celular.

O que você precisa saber: 

  • Estar com o nome sujo significa que existe alguma dívida em seu nome que não foi paga; 

  • O não pagamento de dívidas faz com que seja difícil conseguir crédito no mercado, dificultando financiamentos e até mesmo te impedindo de conseguir um cartão de crédito; 

  • Descobrir se seu nome está sujo é fácil, rápido e gratuito. 

Você já ficou com o nome sujo? Ter dívidas é algo muito comum para boa parte dos brasileiros, então você já deve ter se visto nessa situação. Porém, nem sempre quem está nessa situação sabe disso, seja por ter esquecido de uma dívida ou mesmo por ter sofrido um golpe. 

Por isso, é importante consultar regularmente se o seu nome está sujo nas entidades de proteção ao crédito — os famosos Serasa e SPC. 

Nesse artigo, nós do Prospera vamos te ensinar como descobrir isso! Leia agora! 

O que é nome sujo? 

Também conhecido como “estar com o CPF negativado”, ter o nome sujo significa que seu nome está em uma lista de restrição de crédito pois você tem uma dívida que não foi paga dentro do prazo. 

Isso acontece quando deixamos de pagar contas, financiamentos ou parcelas de compras a prazo, mas também pode acontecer caso seu CPF tenha sido usado para fazer compras ou empréstimos sem que você saiba. 

O que acontece se meu nome estiver sujo? 

Quem tem o nome sujo não consegue crédito no mercado. Ou seja, bancos e outras instituições financeiras não irão te fornecer empréstimos ou microcrédito quando você pedir. 

Além disso, conseguir financiar um imóvel, comprar um produto a prazo ou até mesmo fazer um cartão de crédito se torna mais difícil quando se está com o nome sujo. 

Eu sou avisado de que meu nome está sujo? 

Sim. Antes de ficar com o nome sujo, é comum que o banco ou a loja para o qual você está devendo te envie uma carta avisando sobre a dívida. O órgão de proteção ao crédito, que é a entidade que mantém listas de pessoas negativadas, também faz isso. 

Depois de passadas essas duas chances de pagamento, seu nome fica sujo e acaba na lista de inadimplentes. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Como saber se meu nome está sujo? 

Para saber se seu nome está sujo, é preciso consultar os órgãos de proteção ao crédito. Esse processo é fácil, gratuito e feito pela internet, nos sites das instituições. 

No Brasil, os três principais órgãos de proteção ao crédito são o SPC, o Serasa e o Boa Vista SCPC. Como cada um deles tem informações sobre algumas empresas, é preciso consultar os três para confirmar que seu nome não está negativado. 

Como consultar o SPC?

Para consultar o SPC, é preciso entrar no site (https://www.spcbrasil.org.br/).  

Depois, basta se cadastrar, fornecendo o número do CPF e outras informações pedidas. Com seu login em mãos, clique em “Consumidor” e depois em “Consulte seu CPF”. Basta fazer o login para consultar se seu nome está negativado. 

É possível fazer esse processo também pelo aplicativo do SPC. Basta fazer o download no Google Play ou App Store, fazer o cadastro e consultar o CPF. 

Como consultar o Serasa?

Consultar o CPF no Serasa segue um processo semelhante à consulta no SPC: é preciso entrar no site (https://www.serasa.com.br/), clicar em “Consultar CPF e score grátis”, fazer o cadastro e realizar a consulta. 

O Serasa também tem aplicativo para celular. Basta fazer o download no Google Play ou na App Store e seguir o mesmo processo para consultar o CPF. 

Como consultar o Boa Vista SCPC?

Assim como o SPC e o Serasa, para consultar o Boa Vista SCPC basta entrar no site (https://www.consumidorpositivo.com.br/), fornecer o CPF e fazer o cadastro com os dados pedidos. 

O Boa Vista SCPC também possui aplicativo no Google Play e na App Store. Depois de fazer o download, é só se cadastrar e consultar seu CPF. 

Como limpar meu nome? 

Para limpar o nome depois de ficar com o nome sujo, é preciso regularizar sua situação. Por isso, antes de tudo, é preciso entrar em contato com a empresa que negativou seu CPF para garantir que o pagamento não foi feito, já que existem casos que a empresa negativa o nome por engano. 

Caso a dívida exista, é preciso renegociá-la para conseguir boas condições de pagamento: credores geralmente estão abertos a renegociação. 

Existem casos em que a dívida ainda está em aberto mesmo depois de já ter sido paga. Quando isso acontece, é preciso entrar em contato com a empresa que negativou seu nome e comprovar o pagamento para que seu CPF seja tirado da lista de negativados. 

O que fazer se meu nome está sujo por causa de uma fraude? 

É possível provar que seu CPF foi negativado por uma fraude se você não tem nenhum registro de acordo com a empresa que negativou seu nome. 

Quando isso acontece, é preciso entrar em contato com a empresa e avisar do acontecido e acionar o órgão de defesa do consumidor da sua região para garantir que seu nome seja tirado da lista de inadimplentes. 

Agora que você já sabe como consultar se seu nome está sujo, descubra como trocar sua dívida cara por barata com o Prospera! 

Microcrédito Prospera Santander

Post ID: | Current Page ID: 1510

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.