Entre as datas que mais movimentam o comércio brasileiro, está a Páscoa. Além do famoso chocolate, outros alimentos se destacam durante a comemoração.
De acordo com um estudo realizado pela Globo com 1044 pessoas de diversas idades em todas as regiões do Brasil, 83% pretendem comemorar a data neste ano — um aumento de 15% em relação a 2024.
Aproveitando o sucesso da data, negócios ligados ao varejo, turismo e entretenimento encontram oportunidades para vender mais. Se você faz parte de algum desses setores, vale a pena formular estratégias para se destacar na Páscoa 2025.
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Quando é a Páscoa em 2025?
Em 2025, o domingo de Páscoa será celebrado no dia 20 de abril. A data varia a cada ano e ocorre tradicionalmente após o feriado nacional de Sexta-feira Santa.
Qual a importância da Páscoa para o comércio?
As datas sazonais representam um aumento da busca por determinados produtos e serviços. No caso da Páscoa, não é diferente.
No entanto, vale destacar que esta comemoração traz algumas particularidades interessantes:
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Nos dias que antecedem a Páscoa, muitas pessoas não consomem carne vermelha. Por isso, outros produtos entram em cena para substituí-la, como bacalhau e outros tipos de peixe;
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Por se tratar de uma data religiosa, o vinho tende a ser uma bebida bastante procurada;
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Os ovos de Páscoa e chocolates em geral são um forte símbolo da data, aumentando as vendas do produto em estabelecimentos como lojas e supermercados;
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Produtores independentes também encontram boas oportunidades para se destacar, comercializando produtos como ovos de Páscoa artesanais, coelhos de chocolate e cestas personalizadas.
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Quais segmentos vendem mais na Páscoa?
Embora o comércio varejista seja o setor mais movimentado durante a Páscoa, outro segmento também pode aproveitar os impactos positivos da data.
Sim, estamos falando do turismo! Como a celebração vem logo após um feriado nacional, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar, seja para eventos religiosos, temáticos ou para aproveitar o lazer. Sendo assim, hotéis, restaurantes e agências de viagem também podem se preparar para vender mais.
6 dicas de como preparar sua empresa para a Páscoa
Para ajudar o maior número possível de empreendedores, reunimos dicas que podem servir para diferentes nichos.
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Identifique quais produtos farão parte da estratégia
Dentro do seu ramo de atuação, pense estrategicamente como o seu negócio pode aproveitar a Páscoa. Caso você seja dono de um supermercado, por exemplo, é possível lucrar desde a venda de ovos de Páscoa até variados tipos de peixes.
Já os produtores independentes devem pensar em opções variadas que combinem com o seu público, considerando tanto quem compra para consumo próprio quanto aqueles que desejam presentear seus entes queridos. Além disso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado na sua região para definir valores coerentes para os produtos.
Caso você queira acompanhar mais dicas sobre o assunto, confira o nosso novo artigo sobre como montar um cardápio de Páscoa!
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Prepare o seu estoque
O próximo passo é organizar seu estoque para atender de forma eficiente o aumento da demanda de clientes durante a data. No momento de realizar novas compras, é importante agir com cautela: um possível exagero pode resultar em itens parados e, consequentemente, causar prejuízos futuros.
Para definir a quantidade correta, vale a pena analisar seus resultados na Páscoa de anos anteriores.
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Crie ações especiais
Uma agência de viagens, por exemplo, pode criar pacotes atrativos para os destinos mais procurados durante a data. Já os restaurantes têm a opção de divulgar um cardápio especial de Páscoa, reunindo os pratos mais procurados durante a data.
Levando em consideração o seu segmento, o segredo é combinar a criatividade com as características da comemoração para surpreender o público.
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Faça uma boa divulgação
Que tal utilizar o poder dar mídias sociais para divulgar seus produtos ou serviços na Páscoa? Além de fazer postagens estratégicas nas principais redes, você pode apostar na publicidade online para que a sua marca chegue a mais pessoas.
A identidade visual faz toda a diferença para que você alcance sucesso nesta etapa. Sendo assim, invista em votos e vídeos de qualidade para despertar interesse.
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Decore seu espaço físico
Para entrar no clima da comemoração e animar seus clientes, você pode descorar seu estabelecimento com elementos ligados à pascoa. Se a sua atuação for somente online, uma opção interessante é inserir um banner temático durante a data.
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Não se esqueça do básico
Por mais que seja interessante criar ações especiais para a Páscoa, de nada adianta divulgar novidades atrativas e pecar em fatores básicos ligados à experiência do cliente, como atendimento, logística de entrega e qualidade do produto ou serviço. Acima de tudo, empenhe-se em garantir que o básico funcione.
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