Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Como saber se o seu funcionário está pronto para uma promoção?

a imagem mostra um funcionário sendo promovido e parabenizado.

Se a sua empresa está crescendo, pode ser o momento de promover os colaboradores que mais contribuem para este resultado. Afinal, reconhecimentos são importantes para que um bom profissional se sinta motivado a se dedicar cada vez mais.  

No entanto, essa decisão não é tão simples quanto parece — especialmente quando se trata de um cargo de liderança.  

Para saber se o seu funcionário está pronto para uma promoção, leia atentamente os tópicos abaixo.  

O que é e como funciona a promoção de funcionários?  

Promover um funcionário significa elevar sua posição na estrutura hierárquica de uma empresa. De forma geral, a prática tem objetivo de reconhecer e valorizar a performance deste profissional, garantindo um novo nível de senioridade.  

A promoção não está, necessariamente, atrelada ao tempo em que o colaborador exerce uma determinada função em um negócio. Para avaliar se um funcionário merece essa oportunidade, o mais importante é observar sua evolução técnica e comportamental considerando as necessidades de cada nível e cargo.  

Vale ressaltar que a promoção também pode trazer resultados positivos para a empresa como uma forma de reter talentos. Ou seja, caso um bom profissional não se sinta valorizado em sua posição atual, existem altas chances de que ele aceite uma proposta mais interessante em questão de carreira e remuneração.  

📲 Clique aqui para seguir o canal do Programa Avançar no WhatsApp

O que avaliar antes de promover um funcionário?  

Diversos fatores devem ser levados em consideração para uma promoção assertiva. Confira a seguir quais são eles.  

  1. Desempenho no cargo atual 

Se o funcionário desempenha suas funções com excelência, supera metas e realiza entregas acima da média, este é um sinal positivo para tornar a promoção uma realidade. Além de demonstrar competência, um bom trabalho indica que o profissional está motivado a contribuir com o crescimento do negócio. 

  1. Adequação ao novo cargo 

Antes de decidir realizar uma promoção, é necessário entender se o colaborador se encaixa no perfil desejado para a nova posição. Para evitar erros em sua escolha, defina quais são as hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais) necessárias para o cargo. Em alguns casos, as pessoas podem se sair melhor em suas posições atuais, sem absorver funções que não fazem sentido de acordo com suas habilidades.  

Lembre-se de que nem sempre um bom profissional será um bom líder. Muitas vezes, o funcionário desempenha habilidades técnicas com excelência, mas não tem a capacidade de resolver problemas complexos, delegar funções de forma estratégica e motivar a si mesmo e outros colaboradores.  

  1. Objetivos do colaborador 

Ter uma cultura de feedback é importante para entender se os objetivos do seu funcionário estão alinhados ao que a empresa espera nesse momento. Antes de decidir promovê-lo, leve em consideração o seu momento de carreira e vida pessoal. 

Caso ele não se sinta motivado a assumir novas responsabilidades, uma promoção pode deixar de ser algo positivo e se tornar uma dor de cabeça para ambos os lados.  

  1. Necessidades da empresa 

Além de verificar se o funcionário está pronto para uma promoção, é imprescindível fazer essa mesma análise em relação à empresa com base no seu orçamento atual e em necessidades organizacionais.  

Em outras palavras, para fazer uma escolha inteligente a longo prazo, é importante verificar a viabilidade da promoção, analisando a saúde financeira do negócio antes de tomar qualquer decisão.  

  1. Preparação técnica  

Uma promoção significa que o profissional deve assumir novas responsabilidades e aptidões em relação ao seu cargo anterior. A evolução de júnior para pleno, por exemplo, inclui maior autonomia na execução e finalização de tarefas, enquanto a passagem de pleno para sênior está ligada à capacidade de liderar projetos e propor soluções estratégicas.  

Sendo assim, no momento da mudança, a empresa deve dar o devido suporte para que o colaborador possa empenhar suas novas funções com excelência, seja por meio de treinamentos ou cursos.  

Além disso, é importante criar junto com o funcionário um plano de desenvolvimento para o seu crescimento profissional, com objetivos claros e responsabilidades bem definidas.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5622

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.