Quando o assunto é gestão de pessoas, o feedback é uma das ferramentas mais poderosas do mercado. Por meio desta prática, os colaboradores de uma equipe podem entender se estão no caminho certo, quais são seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.
Para que um feedback traga percepções positivas tanto para o gestor quanto para o funcionário, é necessário planejar a abordagem de maneira estratégica. Se você tem dúvidas de como agir neste momento, confira as dicas abaixo!
O que é feedback?
O termo em inglês “feedback” significa dar um retorno. No mundo corporativo, a prática é utilizada para a comunicação de elogios, críticas construtivas, insights e orientações.
Em um feedback, ambas as partes podem contribuir com sua avaliação. Ou seja, além de analisar o desempenho de seus colaboradores, o líder da equipe também deve receber opiniões sobre o seu trabalho.
Qual a importância do feedback?
Para que as entregas fluam de forma eficiente em uma empresa, é necessário diálogo e alinhamento de expectativas. E é aí que entra o feedback, funcionando como uma ferramenta de engajamento e proximidade entre cada equipe.
Um dos principais objetivos do feedback é estimular o desenvolvimento contínuo de cada colaborador. Enquanto os elogios são uma forma de reconhecimento do seu empenho, as críticas construtivas servem para mostrar caminhos de como melhorar constantemente.
Como dar feedback de forma eficiente?
Como explicamos anteriormente, o feedback pode agregar diversos pontos positivos para a empresa — para que isso aconteça, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados.
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Planeje-se com antecedência
O feedback deve ser marcado com antecedência para que tanto você quanto o colaborador possam se preparar.
Para que a conversa seja produtiva, vale a pena planejar quais pontos você irá abordar, estabelecendo um fluxo que faça sentido de acordo com as características do funcionário e a mensagem a ser transmitida sobre o seu desempenho.
Vale ressaltar que, para que ambas as partes obtenham resultados positivos a longo prazo, é importante que o feedback se torne um hábito. Sendo assim, escolha uma frequência que faça sentido para a sua equipe.
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Crie um ambiente confortável
Antes de iniciar o feedback, certifique-se de escolher um ambiente calmo e tranquilo, longe de outras pessoas que pertencem à equipe. Afinal, o ideal é que a conversa seja privada, sem o envolvimento de terceiros.
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Comunique os pontos fortes e fracos
Para que o colaborador se sinta motivado a entregar o melhor para a empresa, é fundamental que o seu trabalho seja reconhecido. Sendo assim, começar ressaltando os pontos positivos de sua atuação pode ser uma boa ideia.
No momento de ressaltar limitações, procure dar sugestões de caminhos para que os pontos possam ser melhorados.
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Seja claro e objetivo
Um dos propósitos do feedback é que o funcionário possa se desenvolver, compreendendo erros e acertos ao longo da sua trajetória. Nesse sentido, para que seus argumentos sejam expostos da melhor forma possível, é importante ser direto e objetivo em cada colocação.
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Ouça o seu funcionário
Um dos papéis de um bom gestor é ouvir aquilo que a sua equipe tem a dizer. Além de pedir opiniões sobre a sua gestão, vale a pena tratar o funcionário de forma empática, especialmente quando houver justificativa para algum comportamento ou situação.
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Evite falar de forma pessoal
Focar no comportamento em vez de citar as características da pessoa é um dos principais cuidados a serem tomados em um feedback, evitando possíveis interpretações pessoais.
Em vez de dizer, por exemplo, que um funcionário é muito lento com suas demandas, você pode falar algo como: “percebi que você tem atrasado a entrega de algumas tarefas. Se precisar de ajuda para reorganizar suas prioridades, me avise”.
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Monitore o progresso do colaborador pós-feedback
Para ter certeza de que o funcionário levou as dicas em consideração, nada melhor que acompanhar de perto sua evolução após o feedback. Se você perceber que ele melhorou algum comportamento ou característica, é sinal de que essa estratégia está surtindo o efeito desejado na sua empresa.
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