Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Crédito com garantia: O que é, como funciona e os benefícios

Você precisa de um empréstimo e quer fugir de altas taxas? Nesse caso, o crédito com garantia pode ser uma boa opção. Isto é, utilizar um bem como um carro ou uma casa, por exemplo, para obter melhores condições de pagamento.  

No artigo de hoje, nosso objetivo é tirar dúvidas sobre o assunto e te ajudar a decidir se essa é uma opção viável para o seu caso. Afinal, quando o assunto é empréstimo, existem diversas opções disponíveis.  

Como funciona o crédito com garantia?  

O crédito com garantia é caractertizado quando você tem um bem e o utiliza como garantia para conseguir um empréstimo. São aceitos carros, casas, motos, entre outros.  

Nesta modalidade, tanto quem consegue o crédito quanto a instituição financeira correm menos risco — e é por este motivo que as taxas de juros são menores.  

Assim como em outros tipos de empréstimos, quem deseja conquistar o crédito com garantia deve passar por uma avaliação. Isso porque a sua situação financeira deve ser suficiente para arcar com o investimento.  

No geral, o recomendado é que as parcelas correspondam a até 30% da sua renda. Após a aprovação e o envio de documentos, o bem para garantia é incluído no contrato.  

Não é necessário que o bem esteja em seu nome, já que é possível ter um avalista. Em outras palavras, por meio do crédito com garantia, você pode incluir uma pessoa de primeiro grau (pai, mãe ou cônjuge) para somar renda ou se tornar responsável pelo pagamento das parcelas.  

Carro como garantia 

O Santander conta com o UseCarro, oferta com empréstimo de até 70% do valor de mercado do veículo. Seu carro pode ter até 10 anos de fabricação e parcelas de até 60 meses sem vistoria prévia.  

A principal vantagem desta modalidade está na taxa de juros reduzida em comparação a outros tipos de empréstimo. Você pode, inclusive, escolher a melhor data para o pagamento das parcelas. Para saber mais detalhes, vale a pena visitar a página oficial. Confira aqui

Imóvel como garantia 

Para quem deseja usar um imóvel como garantia, o Santander criou o UseCasa. É possível realizar simulações e até mesmo solicitar análise de crédito pelo site do programa.  

Nesse caso, são aceitos imóveis próprios ou residenciais com valor mínimo de 70 mil reais. Terrenos também podem ser utilizados como garantia, desde que não tenham área construída ou em fase de construção.  

Você pode solicitar a partir de R$ 30 mil e, no máximo, até 60% do valor do imóvel, tendo até 240 vezes para pagar. As taxas são ainda mais vantajosas que para veículos. Clique aqui e saiba mais

Não tenho nenhum bem... E agora?  

De fato, só é possível solicitar o crédito com garantia se um bem for incluído no contrato. Porém, se você é microempreendedor e esta modalidade é inviável no momento, temos uma boa notícia: no seu caso, também existem taxas diferenciadas de acesso a empréstimos. Confira abaixo algumas opções que podem ser interessantes para o seu caso.  

Prospera 

O Prospera é o microcrédito do Santander, que visa apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios. Quem opta por esta modalidade tem acesso a crédito e produtos financeiros que facilitam o dia de um empreendedor, como as maquininhas de cartão Getnet.  

Outro diferencial é o acompanhamento personalizado de um Agente Prospera em todas as fases de contratação do empréstimo.  

PRONAMPE 

Esta é uma sigla para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A iniciativa foi criada pelo governo brasileiro em 2020, como alternativa de apoio em tempos de Covid-19. 

Desde 2022, o Microempreendedor Individual (MEI) também pode ser beneficiado pelo programa. O crédito pode ser usado como capital de giro para pagamento de despesas, aquisições de maquinário e preenchimento de estoque. 

Se você se interessou pelo assunto e deseja conhecer mais opções de empréstimo para MEI e outros tipos de microempreendedores, leia nosso artigo completo sobre o tema e fique por dentro das melhores maneiras de investir no seu negócio. 

Quando o assunto é o empreendedorismo, sabemos que diversas dúvidas podem surgir. No entanto, lembre-se de que você não está só! O Santander e o Programa Avançar estão sempre atuando para desenvolver as melhores soluções para o seu negócio.  

Aqui, temos diversos conteúdos que podem te ajudar a conquistar mais conhecimento financeiro para o sucesso da sua empresa. Confira aqui os nossos cursos gratuitos e com certificado

Post ID: | Current Page ID: 5614

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.