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Dia do Consumidor: O que é e como se preparar

A imagem mostra uma miniatura de carrinho de compras com algumas caixas dentro e algumas sacolas de compras ao redor. Ao fundo, há um notebook com a imagem desfocada. Essa composição foi usada para representar o tema de dia do consumidor.

Para as empresas que atuam no varejo, se atentar às datas especiais do ano é fundamental. Uma delas é o Dia do Consumidor, celebrado mundialmente.  

Utilizar a data como uma oportunidade para atrair mais clientes e aumentar seu faturamento é uma excelente escolha. Nesse caso, você pode começar pela criação de estratégias relevantes. 

Nos tópicos abaixo, o Programa Avançar te explica como se preparar para o Dia do Consumidor, conquistar mais vendas e entregar uma experiência de compra de qualidade ao seu público. 

Leia agora! 

O que é o Dia do Consumidor? 

O Dia do Consumidor foi criado em 1962 nos Estados Unidos. A data foi idealizada após um discurso de John Kennedy, então presidente do país, ressaltando a importância que as pessoas têm enquanto clientes.  

Em outras palavras, a data foi criada para lembrar sobre a importância de valorizar os consumidores de diversas maneiras, incluindo descontos e vantagens.  

No Brasil, o Dia do Consumidor conquistou destaque especialmente no comércio eletrônico, incentivando ações por parte das marcas. Dessa forma, a celebração beneficia tanto os clientes quanto os lojistas. 

Quando é o Dia do Consumidor? 

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março de cada ano. Vale ressaltar que muitas lojas estendem a data com a chamada “Semana do Consumidor”, oferecendo descontos prolongados.  

Em alguns casos, esta estratégia pode ser interessante para atrair ainda mais vendas. 

Qual a importância do Dia do Consumidor? 

Em comemorações como esta, a expectativa do público é que o comércio se movimente para criar opções atrativas em vários nichos. No caso do Dia do Consumidor, além de ofertas especiais e descontos progressivos, ações que aprimoram a experiência do cliente fazem toda a diferença. 

 Investir em estratégias para a data não é somente uma maneira de aumentar seu alcance, mas também de se destacar em relação à concorrência.

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Como se preparar para o Dia do Consumidor? 

Agora que você já entendeu que o Dia do Consumidor significa muito mais que simples descontos, confira as melhores estratégias para surpreender seus clientes na data.  

Prepare o estoque 

É importante que o seu estoque seja organizado de forma inteligente para que os itens mais procurados estejam disponíveis no Dia do Consumidor.  

Além de garantir a reposição dos produtos corretos para atender à demanda, é fundamental pensar estrategicamente para evitar o acúmulo de itens com pouca saída, que geram pouco interesse e, consequentemente, tendem a ficar parados por bastante tempo.  

Analise eventos anteriores 

Caso a sua marca tenha experiência com ações realizadas em outras datas especiais, vale a pena analisar os resultados obtidos anteriormente para agir de forma mais assertiva no Dia do Consumidor.  

Lembre-se de que todas as decisões devem ser tomadas com base nas necessidades e preferências do seu cliente.  

Faça promoções vantajosas 

Tanto o cliente quanto o seu negócio devem sair ganhando. Portanto, divulgue promoções atrativas que não irão comprometer seu fluxo de caixa. 

Para basear sua ação, você pode oferecer: 

  • Descontos percentuais em produtos específicos. Exemplo: 30% OFF em lista selecionada; 

  • Promoções progressivas. Exemplo: ganhe 50% OFF na segunda unidade; 

  • Cupons especiais. Exemplo: Utilize o cupom “SEMANADOCONSUMIDOR” e ganhe 15% OFF no valor total da sua compra; 

  • Cashback: o cliente recebe uma porcentagem do valor gasto para ser utilizado em compras futuras.  

Ofereça frete grátis 

Que tal liberar a opção de frete grátis por tempo limitado? Assim como promoções e descontos, esta ação é eficiente para que o consumidor finalize a compra de forma imediata.  

Para tornar a estratégia mais vantajosa de acordo com as finanças do seu negócio, uma boa solução pode ser conceder o benefício apenas a partir de um determinado valor gasto pelo cliente.  

Invista na experiência do cliente 

Todos os pontos relacionados à sua empresa contribuem para a experiência do cliente. Neste Dia do Consumidor, perceba se é necessário melhorar fatores como atendimento, logística, entrega, qualidade do produto e até mesmo opções de pagamento.  

Seus recursos devem funcionar corretamente para que o consumidor se interesse em comprar novamente os produtos da sua marca, além de indicá-la para outras pessoas. 

Faça uma boa divulgação 

Para que as suas ações tenham os resultados esperados, apostar na divulgação online é essencial. Além de produzir conteúdos relevantes para estimular o desejo do público, você pode investir em anúncios pagos para expandir seu alcance durante a comemoração de Dia do Consumidor.  

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Utilize gatilhos mentais 

Gatilhos mentais são estímulos recebidos de forma inconsciente pelo cérebro que influenciam na tomada de decisões. No marketing, esta estratégia é utilizada para persuadir o cliente de forma rápida, criando sensações como urgência, escassez e credibilidade. Veja alguns exemplos de frases que se encaixam no conceito: 

  • Promoção válida por apenas 24 horas ou até durarem os estoques; 

  • Corra antes que acabe; 

  • Últimas unidades disponíveis; 

  • Aprovado por mais de 5 mil clientes; 

  • Mais de 500 pessoas viram este produto nas últimas horas. 

Vale ressaltar que os gatilhos mentais devem ser utilizados com ética e responsabilidade. Coloque as dicas acima em prática e boa sorte em suas vendas de Dia do Consumidor!  

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