Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Está na hora de pedir um empréstimo?

Quanto uma empresa precisa de capital para se manter operante, para expansões ou para quitação de dívidas, uma das soluções mais empregadas em casos do tipo está nos empréstimos. Recorrer a bancos e agências financeiras para empréstimos obedece a uma categorização objetiva: quem pede o empréstimo precisa evidenciar que vai honrar o pagamento posterior, conseguindo assim mais chances ou crédito.

Além do crédito, uma série de outros fatores pode influenciar no processo. Conhecer todos eles melhor é um ótimo primeiro passo, mas existe uma questão que também é muito relevante. Será que o momento é certo para a sua empresa?

Atributos avaliados

Entre as características e atributos mais positivos para que a sua empresa tenha sucesso na hora de pedir empréstimos estão, além do crédito, o fluxo de caixa, a reputação e os colaterais.

O crédito está relacionado ao histórico do empresário e da empresa com relação às transações financeiras (o famoso “nome sujo” é uma péssima situação).

Já o fluxo de caixa é a lucratividade do negócio e a reputação é medida tanto com o público externo quanto com o próprio banco ou agência. Por fim, os colaterais são as garantias dadas no momento do empréstimo.

Tipos de empréstimo

Uma definição essencial está ligada aos vários tipos de empréstimo existentes e a adequação de cada um deles ao modelo de negócios da empresa. Desde as transações mais convencionais, passando por linhas de crédito e outras categorias.

É muito importante conhecer os detalhes do plano antes de fazer o acordo, bem como pesar seus benefícios e desvantagens em relação com outros.

A característica que merece mais atenção é a taxa de juros. Calcule a viabilidade e a necessidade com base no seu contexto.

Motivos para um empréstimo

Reflita sobre os motivos que levaram a sua empresa a considerar um empréstimo. Você acabou de iniciar os negócios e precisa de uma alavancada nos investimentos? Pretende expandir o escritório e as operações?

Estas normalmente são consideradas boas razões, além de aquisição de novos equipamentos, melhorias nos recursos humanos e oportunidades únicas que exigem capital.

Aquisições de recursos e equipamentos desnecessários ou resolução de créditos negativos (uma série de dívidas não será auxiliada por mais uma dívida) não são motivações adequadas para um empréstimo. 

Post ID: | Current Page ID: 5525

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.