Para conquistar um empréstimo, é necessário que pessoas físicas ou jurídicas sejam aprovadas em uma análise de crédito realizada por uma instituição financeira. Nesta modalidade, quem recebe os recursos assume o compromisso de devolvê-los no futuro, com acréscimo de juros.
Seja na vida pessoal ou profissional, muitas pessoas precisam de um valor extra para cobrir despesas urgentes ou aproveitar oportunidades que necessitem de investimento imediato. Se este é o seu caso, as informações a seguir irão te ajudar a entender como conseguir um empréstimo.
Leia agora!
O que os bancos avaliam em uma análise de crédito?
Pode-se dizer que a análise de crédito proporciona segurança para ambas as partes envolvidas na operação. Afinal, esta é a etapa em que a instituição escolhida avalia a capacidade financeira de pessoas físicas ou jurídicas que solicitam empréstimos ou financiamentos.
O objetivo da iniciativa é concluir se o cliente possui recursos suficientes para quitar o valor solicitado. Por isso, se você está com o nome sujo, por exemplo, será bem difícil conseguir a aprovação.
No caso de pessoas jurídicas, é comum que a avaliação leve em consideração a regularização da empresa e pendências financeiras ou judiciais, além de histórico financeiro e projeções futuras. Sendo assim, os seguintes documentos podem ser solicitados:
-
Dados cadastrais (CNPJ, endereço e informações sobre os sócios);
-
Fluxo de caixa;
-
Demonstrações financeiras (como DRE e balanço patrimonial);
-
Extratos bancários;
-
Faturamento dos últimos meses;
-
Plano de negócios;
-
Entre outros (a documentação exigida pode variar de acordo com a instituição financeira escolhida).
No geral, as pessoas físicas devem apresentar:
-
CPF;
-
RG ou CNH;
-
Comprovante de residência;
-
Comprovante de renda.
O que avaliar antes de fazer um empréstimo?
Além de traçar seus objetivos, vale se atentar a outros pontos importantes para evitar a desorganização financeira.
Faça um planejamento
Para realizar uma escolha assertiva, pense no valor necessário e avalie se as parcelas irão se encaixar na sua rotina a longo prazo. Elas devem representar, no máximo, 30% da sua receita.
Pense também em quanto tempo você deseja quitar a dívida. No caso de períodos mais curtos, as parcelas serão mais altas. No entanto, prazos mais longos tendem a somar mais juros no valor total.
Escolha a instituição financeira
Além de optar por uma instituição que tenha credibilidade no mercado, é fundamental pesquisar as que oferecem melhores oportunidades para o seu caso, avaliando taxas de juros e outras condições.
Como conseguir um empréstimo para pessoa física?
Alguns fatores fazem toda a diferença para que o seu crédito pessoal seja aprovado, como ter nome limpo, saldo bancário positivo, bom histórico de crédito, situação profissional estável e renda suficiente para quitar o valor devido.
Na maioria dos casos, é possível simular um empréstimo de forma online. No Santander, por exemplo, você pode realizar esta ação diretamente pelo aplicativo, seguindo as orientações abaixo:
-
Vá até o menu, na lateral superior direita;
-
Clique em “Empréstimos”;
-
Toque em “Simular Empréstimos”;
-
Selecione a opção “Crédito Pessoal”.
Para mais informações, clique aqui e acesse a página oficial.
Se o crédito for recusado, a melhor saída é identificar o motivo do retorno negativo e tentar resolver o problema que inviabilizou a aprovação.
Vale ressaltar que, caso o empréstimo seja aprovado, é importante utilizar os recursos de forma consciente de acordo com suas necessidades financeiras atuais.
Como conseguir um empréstimo para pessoa jurídica?
O empréstimo para pessoa jurídica pode ser uma escolha interessante para que o seu negócio alcance objetivos que requerem investimento financeiro, como expansão de escritório, inovação e tecnologia, melhorias nos recursos humanos e aquisição de novos equipamentos.
Documentação adequada
Para conquistar a aprovação, é importante demonstrar que a sua empresa está preparada para utilizar os recursos com responsabilidade e metas bem definidas. Por isso, você deve reunir documentos claros e legítimos, com informações relevantes sobre o empreendimento, além de adicionar um plano de negócios ou descrição do projeto em que o dinheiro será utilizado.
Caso tenha dúvidas sobre o processo, a orientação de um contador pode ser útil, especialmente para avaliar a qualidade técnica da documentação a ser apresentada.
Garantias
Para determinados tipos de empréstimo, é necessário apresentar bens como imóveis e veículos como garantia em caso de inadimplência. Dessa forma, o banco tem maior segurança em conceder recursos.
Histórico financeiro
Outro fator que faz a diferença para a liberação de crédito é um histórico financeiro sólido. Ou seja, fazer seus pagamentos em dia e ter um bom score empresarial.
No Santander, existem vários tipos de crédito empresariais, voltados a diferentes momentos do seu negócio. Para saber quais são eles e em que situações se encaixam, acesse nosso artigo completo sobre o tema.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<