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Cardápio de Páscoa: Como montar um para vender mais

A imagem apresenta um ovo de páscoa com brigadeiros dentro em cima de um prato. Ao lado há algumas decorações, como um coelho, alguns bombons e ovinhos coloridos.

Criar um cardápio para o seu negócio é um processo que passa por diversas etapas e demanda dedicação, pesquisas e criatividade. No entanto, também é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar os antigos! 

Um cardápio bem montado leva em consideração aspectos como a necessidade do público, a análise de custos, a seleção de ingredientes e, numa data sazonal como a Páscoa, estar atento a esses detalhes pode ser o diferencial para alavancar as suas vendas! 

Se você deseja montar um cardápio de Páscoa especial para o seu negócio, nós do Programa Avançar preparamos um passo a passo com diversas dicas para você. 

Leia agora! 

Quando é a Páscoa em 2025? 

Em 2025, a Páscoa será celebrada no dia 20 de abril. 

Embora a data seja uma comemoração cristã que celebra a ressureição de Cristo, é popularmente conhecida no comércio por movimentar as vendas de chocolate. 

Diversos nichos podem se beneficiar com as vendas da Páscoa e aumentar o faturamento na data, principalmente o setor de alimentos. Para isso, estar atento ao mercado e às tendências é importante para atender as necessidades do público e entregar produtos diferenciados. 

8 dicas para montar um cardápio de Páscoa 

Temos 8 dicas para você montar um cardápio de Páscoa para o seu negócio! Veja quais são elas agora: 

  1. Entenda o público-alvo 

Saber qual é seu público é algo que todo dono de negócio precisa entender, pois isso ajuda a decidir quais são as melhores opções de produtos que você pode oferecer e qual valor você pode cobrar.  

Por exemplo, um negócio com produtos sofisticados e caros não é uma boa opção se as pessoas da região não podem pagar por eles. Por isso é importante conhecer, além de quais produtos os seus clientes mais gostam de consumir, informações sobre sua renda, local onde vivem e outras informações importantes para traçar seu público-alvo. Dessa forma, você pode criar diferentes produtos mais assertivos para seu cardápio de Páscoa e diversificar as suas vendas. 

  1. Pesquise o mercado 

Além de entender o que seus clientes desejam, outro passo importante é entender o que os seus concorrentes estão fazendo.  

Para isso, analise o cardápio da concorrência e identifique as tendências de mercado. Dessa forma, você consegue entender qual preço estão cobrando, saber mais sobre a qualidade dos produtos oferecidos e como é o atendimento ao público dos seus concorrentes. 

Além disso, identificar as tendências é uma maneira de saber o que está fazendo sucesso e que pode atrair mais público para o seu negócio.  

  1. Considere a sazonalidade dos ingredientes  

Variar o cardápio conforme a sazonalidade dos ingredientes é uma boa opção para manter a qualidade dos alimentos, garantir que não haja escassez de produtos e para comprá-los com um preço mais acessivo. Também é importante saber quando é a safra de certo alimento para ajudar a planejar seu estoque.  

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  1. Foque na experiência do cliente 

Procure oferecer produtos para públicos com alimentação restrita: além de conseguir atender um público maior, isso ajuda a gerar valor para a sua marca. Algumas sugestões para diferenciar seu cardápio são investir em produtos com menos açúcares, zero lactose ou veganos, procurar reduzir a quantidade de sódio ou utilizar ingredientes mais saudáveis. 

  1. Defina os produtos 

Anote todas as ideias que você tem para montar o seu cardápio e veja quais ingredientes são indispensáveis para manter os seus clientes satisfeitos. Tente considerar fornecedores e custos dos ingredientes, pois isso pode ajudar no momento da precificação.  

Avalie maneiras de tornar a sua rotina na cozinha mais prática, considerando o espaço e equipamentos que você já tem e qual a melhor forma de aproveitar os ingredientes ao máximo para reduzir o desperdício.  

  1. Tenha em mente que o cardápio pode ser alterado 

Essa é uma etapa que pode acontecer a qualquer momento em um negócio: depois de definir os itens do cardápio, é importante testá-los antes de começar a vender. 

As mudanças no cardápio podem ser influenciadas pelos testes, pela sazonalidade dos ingredientes ou pelos custos de produção.   

  1. Defina os preços 

Definir os preços nem sempre é tarefa fácil, pois eles não envolvem apenas os custos que você teve com os ingredientes. Para calcular o preço de um produto, leve em consideração todos os gastos envolvidos na produção, como ingredientes, mão de obra e despesas como luz, água, gás ou embalagens. 

No entanto, é importante manter o equilíbrio entre lucro e o que o cliente está disposto a pagar: além do preço estar de acordo com o posicionamento do seu negócio (popular, gourmet, entre outros), ele precisa ser justo com a qualidade dos seus produtos. 

  1. Desenhe layout do cardápio 

A apresentação do cardápio deve chamar a atenção do cliente, pois é uma das principais maneiras que um restaurante se comunica com o público. Para isso, leve em consideração a hierarquia das informações e a apresentação visual.  

Você pode montar o seu cardápio no Canva, um editor de imagem online e gratuito. Algumas informações são indispensáveis para que o cliente tenha uma boa experiência no momento de escolha do produto, então não deixe de incluir no seu cardápio: 

  • Nome do negócio; 

  • Logotipo; 

  • Nome do produto, ingredientes ou informações como “vegano” ou “zero lactose”; 

  • Preço. 

Lembre-se de que uma boa apresentação visual aumenta a atratividade do menu e desperta o apetite dos clientes. Sendo assim, vale a pena utilizar recursos como imagens dos pratos, fontes legíveis e elegantes, layout organizado e elementos gráficos na hora de elaborar o cardápio. 

Como montar um cardápio de Páscoa para sua doceria? 

A venda de doces, principalmente ovos de Páscoa, ainda é o carro chefe nessa data, representando uma ótima oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas. 

Para uma doceria, a criação de novos produtos e a oferta de versões personalizadas são grandes diferenciais. 

Para criar um cardápio atraente, considere: 

  • Diversificar seus produtos: inclua no seu cardápio ovos de Páscoa, trufas, bombons, bolos temáticos e sobremesas. 

  • Personalização: ofereça produtos personalizados com nomes, mensagens, cores ou recheios diferenciados. 

  • Edições Limitadas: invista em chocolates premium e ingredientes naturais como castanhas, frutas ou licores, ou crie sabores exclusivos para a data. 

  • Fazer kits e combos: monte kits ou combos com diferentes tamanhos e preços para atender a todos os tipos de clientes. 

Tendências de ovos de Páscoa para 2025 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, cerca de 74% dos consumidores pretendem comprar chocolates, doces ou ovos de Páscoa em 2025. A prioridade dos brasileiros esse ano é o consumo de ovos de Páscoa, bombons e barras de chocolate. 

Confira agora algumas tendências que podem atrair o consumidor. 

  • Ovos personalizados: ovos trufados, gourmet ou de colher com recheios personalizados seguem em alta.  

  • Ovos veganos e fit: com o consumo de alimentos saudáveis em alta, uma boa alternativa é oferecer opções de ovos sem glúten, sem lactose, com menor teor de açúcar ou veganos. Dessa forma, você consegue atender públicos com restrições alimentares. 

  • Sabores diferenciados: invista em sabores que estão em alta, como Pistache e Franuí (framboesa e chocolate) que fizeram sucesso em 2024, ou aposte em sabores como brigadeiro gourmet, churros e brownie. 

  • Mini ovos de Páscoa: mini ovos são uma boa opção para compor kits de Páscoa, além de permitirem que o cliente compre variados sabores sem precisar investir em um ovo grande. 

Tendências de sobremesas para a Páscoa 2025 

Sobremesas típicas também ganham destaque nessa época do ano, e algumas tendências incluem produtos decorados com coelhos de pasta americana ou cenouras, cestinhas de ovos de Páscoa e sabores gourmet.  

Produtos como tortas doces, bolos recheados, brownies, cupcakes e biscoitos decorados são boas opções pois permitem a personalização e o uso de sabores diferenciados, que podem se destacar.  

Como montar um cardápio de Páscoa para seu restaurante? 

Para restaurantes, a Páscoa é uma ocasião perfeita para oferecer produtos sazonais que atraem famílias e grupos que desejam comemorar a data com o clássico almoço de domingo.  

Invista em pratos tradicionais com um toque especial, opções vegetarianas e veganas e sobremesas temáticas. Outra opção que pode ser atraente para o seu restaurante é vender os pratos especais no delivery, buscando atender também quem deseja uma refeição especial em casa. 

Tendências de pratos para a Páscoa 2025 

O bacalhau segue sendo o mais consumido nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto o Sul prefere o churrasco e a lasanha vem sendo mais consumida no Norte.  

Pratos à base de Bacalhau  

O bacalhau é um clássico de Páscoa, mas o ideal é fugir do tradicional: bacalhau ao forno com crostas de castanhas, bacalhau cremoso, lasanha ou combinações com risotos estão em alta.  

Opções vegetarianas ou veganas 

Oferecer produtos à base de ingredientes vegetais é uma tendência crescente, e preparações com berinjela, abobrinha, espinafre e cogumelos são boas alternativas para quem opta por não comer peixes ou carne. 

Sobremesas Artesanais 

Ofereça sobremesas com um toque caseiro, como cheesecakes, ovos de Páscoa na travessa ou petit gâteau para finalizar a refeição em grande estilo. 

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