Já estamos em setembro, portanto, já é hora de começar a preparar seu negócio para a época mais promissora para vendas: o final de ano.
Visto como um dos períodos mais aguardados para quem tem um negócio, o final de ano é a data mais lucrativa do calendário, afinal, é nessa época que acontece o Natal, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, além de datas como o Dia das Crianças, a Black Friday e até mesmo o Halloween, que vem se popularizando entre os brasileiros.
Nunca é cedo demais para começar a preparar seu negócio para o fim de ano. Por isso, nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te mostrar como lidar com essa época e usá-la a seu favor para aumentar suas vendas.
Vem com a gente para saber mais!
O que fazer para vender mais no fim de ano?
Vamos direto ao assunto: a chave para vender mais no fim de ano é planejamento. E é preciso começar a se planejar o mais cedo possível para conseguir os melhores resultados possíveis em seu negócio.
Por isso, trouxemos dicas para te ajudar a fazer todo o planejamento do fim de ano de seu negócio. Veja agora quais são elas:
Antes do fim do ano
É aqui que será feito todo o planejamento para o período de vendas do final de ano. E, com um bom planejamento, fica mais fácil fazer suas estratégias darem certo e mostrarem bons resultados.
Por isso, esses passos exigem uma atenção especial. Veja quais são eles:
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Mapeie as oportunidades
Todos os planos que você tiver para o fim de ano de sua empresa devem ter como base os objetivos e o público-alvo do seu negócio. Isso porque são essas informações que vão te dar o direcionamento necessário para criar estratégias de vendas.
O fim de ano reúne quatro datas importantes para o varejo: Dia das Crianças, Halloween, Black Friday e Natal. Cada uma delas representa uma nova oportunidade de vendas, portanto, merecem um olhar atento.
Para mapear as oportunidades nessas datas, é preciso olhar além do público-alvo e dos objetivos que você tem como negócio, mas também para fora.
Aqui, você precisa fazer uma pesquisa de mercado, e, além da análise da concorrência, entender quais foram as tendências do ano anterior e como elas se desenvolveram, analisar quais são as possíveis tendências para esse ano, entender quais as dores do seu público e como você pode resolvê-las.
Porém, é muito importante se atentar a uma palavra aqui: a viabilidade. Por vezes, não é viável para o seu negócio se adaptar a algumas tendências que surgem. Para evitar prejuízos, é importante observar o que é e o que não é viável e tentar se adaptar para atender as dores do seu público sem te prejudicar.
2. Entenda e mapeie os problemas dos clientes
A correria de fim de ano acaba fazendo com que muitos problemas surjam na vida dos clientes: deixar presentes para última hora, esquecer de comprar algo para a ceia, procurar a melhor oferta de um eletrodoméstico novo, estar sem fantasia para o Halloween... Esses são apenas alguns dos problemas que surgem no final do ano e que você pode ajudar a solucionar.
Para fazer um bom planejamento, é preciso estar à frente. E, aqui, isso significa mapear todas as dores que o público pode ter para apresentar soluções antes mesmo dos problemas surgirem.
3. Entenda a demanda
Depois de entender as oportunidades, as tendências e os problemas dos seus clientes, é importante prestar atenção à demanda: estimar como as tendências e problemas dos clientes impactam na necessidade de produtos e serviços é uma forma de garantir que você e seu negócio conseguirão atender à demanda que surgirá.
E, caso você calcule a demanda e perceba que pode não dar conta, pode ser o momento de pensar em expansão do seu negócio. Mas, se atente: aqui, é preciso ter uma atenção especial pois erros no cálculo de demanda podem prejudicar seu negócio financeiramente.
4. Planeje as ações
Você já sabe o que seu público-alvo pode querer, sabe quais são suas dores e sabe qual é a possível demanda que seu negócio terá para atender o público. Então, é hora de considerar tudo isso e planejar ações para o fim de ano.
Vale dar uma atenção especial às estratégias de impulsionamento de vendas. Ou seja, aquelas estratégias com foco em produtos que as pessoas mais compram para presentear ou que possuem promoções direcionadas exclusivamente para um público-alvo. Vale também investir em ofertas que atraiam o público e em brindes.
Também é importante que suas ações ofereçam facilidades para os clientes. Diferentes formas de pagamento, descontos, o amado frete grátis... Todas essas estratégias são formas de estimular a compra e o consumo pelo público.
Mas não se esqueça: todas as vantagens das ações precisam refletir na precificação dos produtos e serviços que você oferece. Assim, você evita prejuízos e garante o lucro do seu negócio.
5. Treine e engaje seus funcionários
Se você tem funcionários, você precisa garantir que eles estejam bem treinados para alcançar os resultados esperados no fim do ano.
Por isso, parte do seu plano de ação deve ser o treinamento e alinhamento dos seus colaboradores. Eles devem ter a visão completa das ações que serão feitas e precisam saber exatamente quais são seus papéis e como eles vão contribuir para que essas ações deem certo.
E, tão importante quanto treinar, é engajar seus funcionários. Ofereça bônus e prêmios para o fim de ano. Dessa forma, eles se sentem mais motivados a atingir os objetivos do negócio.
6. Prepare seu estoque
Você já sabe qual é a demanda esperada para esse período, então, para não perder a oportunidade de atender seus clientes e vender seus produtos ou serviços, é importante ter um estoque preparado para atender a sua demanda.
Aqui, é preciso também se planejar financeiramente. Afinal, preparar o estoque envolve investir dinheiro que pode não estar em caixa nesse momento.
Por isso, vale analisar outras opções para preparar o estoque, como adquirir crédito no banco ou até mesmo usar o cartão de crédito do seu negócio para fazer compras.
7. Invista no digital
Divulgação digital e nas redes sociais é uma forma de atrair um público que você não consegue atingir fazendo a divulgação local. Assim, você consegue aumentar suas vendas, atingir novos públicos e tornar seu negócio conhecido em outros lugares.
Por isso, inclua nos seus planos uma estratégia digital, com bons conteúdos que chamem a atenção do público não apenas nas redes sociais, mas também em outros locais do ambiente da internet, como e-mails.
No curso de Marketing Digital do Programa Avançar, que é 100% gratuito, você aprende a criar uma estratégia digital para o seu negócio a qualquer momento do ano.
Durante o fim do ano
Você já tem o planejamento pronto e já desenhou as ações, então é hora de colocar tudo em prática.
Então, vamos falar sobre o que você precisa fazer durante o período de fim de ano para que suas ações sejam bem-sucedidas e você consiga atingir os objetivos que tem em seu negócio.
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Crie um ambiente convidativo
Seu negócio tem uma loja física? Então, o fim de ano é a hora certa para investir em decorações. Afinal, são elas que chamam a atenção do público, destacam seu negócio e fazem com que clientes que estão passando pela rua decidam entrar na sua loja.
Agora, se sua loja é virtual, vale investir em um layout diferenciado e que chame a atenção de quem acessar o site. Arrumar o Instagram com postagens temáticas das datas e postar conteúdos sobre ela no TikTok, Facebook e em outras redes sociais onde seu público estiver.
A partir daí, é importante se atentar a algo que é um divisor de águas quando falamos sobre vendas: o atendimento prestado ao público.
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Preste um bom atendimento
O bom atendimento é, muitas vezes, o que faz os clientes voltarem ou não a fazer negócio com você. Por isso, é preciso se atentar para garantir uma boa experiência de compra nesse momento, ainda mais no final de ano, quando todos estão agitados e correndo para fazer compras.
O treinamento dos funcionários interfere diretamente nessa etapa: apenas funcionários bem treinados e informados conseguem prestar um atendimento completo para os clientes e apenas funcionários bem engajados podem prestar o melhor atendimento possível para eles.
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Ofereça soluções rápidas
O final do ano é marcado por muita pressa. Por isso, oferecer soluções rápidas é uma forma de se diferenciar da concorrência, conquistar o público e aumentar suas vendas, encantando o cliente que, com pressa, não teve tempo de planejar o que ia comprar.
Aqui, vale oferecer kits de produtos, serviços diferenciados, vale-presentes, descontos para os atrasados e até mesmo brindes que podem se transformar em presentes.
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Ajude os clientes atrasados
Sempre existe aquela pessoa que deixou tudo para a última hora e está desesperada tentando comprar um presente que faltou, uma fantasia para uma festa ou o eletrodoméstico que quebrou bem na semana da Black Friday.
Quando a maioria das lojas está sem estoque, fechada ou não há um prestador de serviço pronto para atendê-lo, é importante que você esteja lá para resolver os problemas desse cliente.
Com soluções rápidas e um bom atendimento, você vai conseguir conquistar esse público - e ser sempre lembrado como o negócio que o ajudou quando era necessário.
Depois do fim do ano
O fim de ano acabou? Então existem dois passos que todo negócio precisa seguir: manter contato com os clientes e garantir sua presença nas outras épocas do ano.
Estar por perto dos clientes e fazê-los se lembrar do seu negócio é uma forma de garantir uma clientela fiel e que irá te procurar em todas as datas e não só no fim de ano.
Para manter contato, vale, além de garantir que suas redes sociais estejam atualizadas, enviar mensagens com ofertas e promoções personalizadas para os clientes e mostrar que, mesmo depois do fim de ano, seu negócio continua com as melhores condições para atendê-lo.
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