Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Linha de crédito para empresas: como conseguir?

Você já precisou fazer uma reforma na sua empresa ou precisou de dinheiro para seu capital de giro, mas não tinha o valor que precisava investir naquele momento em caixa? 

A falta de dinheiro para fazer investimentos imediatos no negócio é um tipo de problema muito comum para quem empreende. Mas, existe uma solução para ele: a linha de crédito para empresas, um tipo de empréstimo que bancos e instituições financeiras fazem para quem tem um negócio e precisa de recursos financeiros para pagar contas, expandir a empresa, comprar maquinário, entre outros investimentos que fazem parte do dia a dia do negócio. 

Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar o que são as linhas de crédito para empresas, te mostrar as opções disponíveis e ainda te mostrar como conseguir uma linha de crédito para sua empresa! 

O que são linhas de crédito para empresas? 

Linhas de crédito são empréstimos ou financiamentos oferecidos por instituições financeiras. 

Elas possuem diferenças nas formas de pagamento e nas taxas de juros, tornando-as vantajosas para pessoas que empreendem contratá-las para investir no seu negócio. 

Pequenas empresas podem conseguir linhas de crédito? 

Sim. Existem linhas de crédito para pequenas empresas e, além disso, existem linhas de crédito para quem é microempreendedor individual. 

Essas linhas são feitas para incentivar a estabilidade e o crescimento de empresas de pequeno porte, que são vistas como um dos pilares da economia brasileira, representando cerca de 27% do PIB brasileiro e impulsionam a criação de empregos por todo o país.  

Quais os tipos de linhas de crédito para empresas? 

Existem diversos tipos de linhas de crédito disponíveis nas instituições financeiras. O Santander, por exemplo, possui opções de linhas de crédito para pequenas e médias empresas de acordo com os objetivos de crescimento do negócio. 

Entre as opções de linha de crédito oferecidas pelo Santander estão: 

Microcrédito Prospera 

O Prospera é um programa do Santander destinado a pequenos empreendedores que precisam de dinheiro para manter o negócio funcionando ou até mesmo expandi-lo. 

Além do crédito, o Prospera também oferece atendimento personalizado e capacitação profissional para quem empreende, buscando o desenvolvimento dos negócios que contratam a linha de crédito. 

Pronampe Santander 

O Pronampe é uma linha de crédito promovida pelo Governo Federal e oferecida por bancos, como o Santander, para fortalecer micro e pequenos negócios. Ou seja, o Pronampe também é uma linha de crédito para microempreendedor individual. 

Nessa linha de crédito, o empréstimo feito corresponde a 30% do faturamento do negócio ou a R$150 mil e o empreendedor tem condições diferenciadas de pagamento, como uma taxa de juros mais vantajosa, que sempre será de 6% + a taxa Selic. 

Crédito para comprar um veículo ou máquina para seu negócio 

Também existem linhas de crédito para quem precisa comprar um carro ou comprar um equipamento para aumentar sua produção. 

Comprar um carro pelo CNPJ é possível e pode até mesmo ser mais vantajoso para quem tem um negócio – afinal, existem preços e condições especiais para esse tipo de financiamento. 

Além disso, é possível fazer o financiamento de máquinas e equipamentos com a linha de crédito oferecida pelo Santander. 

Giro BNDES 

O Giro BNDES é uma linha de crédito do BNDES para auxiliar no equilíbrio financeiro de empresas que tem receita bruta de até R$90 milhões. 

Com taxas de juros atrativas para esse tipo de empresa, o Giro BNDES possui maiores prazos para pagamento e é uma opção de linha de crédito para quem precisa de capital de giro para tocar o caixa do negócio. 

Quais são as vantagens de contratar uma linha de crédito para seu negócio?

As linhas de crédito oferecem muitas vantagens para um negócio, desde que seja feito um planejamento financeiro adequado. 

Dentre as principais vantagens que podemos destacar, estão: 

  • Ser uma forma de expandir o negócio; 

  • Poder ser usada para a compra de insumos, materiais e equipamentos; 

  • Contribuir para a movimentação do fluxo de caixa; 

  • Ajudar no abastecimento de estoque. 

Como conseguir uma linha de crédito para a minha empresa? 

Agora que você já sabe o que é uma linha de crédito, quais são as principais do mercado e como elas podem ajudar no crescimento da sua empresa, vamos te dar algumas dicas para conseguir uma linha de crédito para seu negócio. 

Veja agora quais são elas: 

Mantenha as informações que o banco tem sobre seu negócio atualizadas 

As instituições costumam oferecer linhas pré-aprovadas, baseadas nas informações disponíveis sobre seu negócio. Por isso, quanto mais atualizadas as informações que o banco tem sobre o seu negócio, mais rápida será a análise de crédito e a liberação do dinheiro para sua empresa. 

Por isso, verifique se, por exemplo, o faturamento indicado não é de anos anteriores ou se há patrimônios não informados. Se você mantém mais de uma conta corrente PJ, considere escolher manter suas contas em apenas um banco. Assim, todos os recebíveis ficarão visíveis e serão considerados na hora de fazer a aprovação do crédito.  

Busque apoio especializado para tomar decisões relacionadas a empréstimos 

Independentemente do tipo de crédito que você vai contratar, é preciso contar com apoio na hora de escolhê-lo. Dessa forma, você consegue contratar a melhor linha de crédito para seu negócio, que realmente atende às suas necessidades e é adequada para as finanças do seu negócio. 

Por isso, é uma boa ideia contar com a ajuda do gerente da sua conta bancária antes de contratar esse tipo de serviço. Clientes com conta corrente PJ Santander, por exemplo, contam com um gerente especializado em pequenos negócios, capacitado para oferecer a melhor orientação de acordo com cada situação. 

Pague tudo em dia para conseguir mais crédito 

Ser reconhecido como “bom pagador” é importante: essas informações fazem parte dos dados considerados na análise de risco que definirá as condições de novos empréstimos. 

Por isso, se você quer conseguir quantias maiores de crédito, é necessário pagar todos os seus empréstimos em dia e evitar adquirir mais dívidas. 

Infográfico Como conseguir crédito para a minha empresa Veja o que é necessário para conseguir uma linha de crédito para seu negócio.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 2866

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.