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O que é Business Valuation: Como fazer e para que serve

A imagem mostra um letreiro escrito "business valuation", para ilustrar o tema do texto sobre "O que é business valuation".

Você já se perguntou quanto sua empresa vale? 

Se você tem uma empresa e quer conseguir investimentos para ela, essa é uma informação indispensável. Isso também vale para o caso de você ter o interesse em uma empresa, afinal, essa informação – chamada de valuation ou business valuation – diz respeito ao valor de mercado que ela tem e é parte fundamental de decisões relacionadas aos investimentos que serão feitos nela. 

Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar o que é business valuation e como fazer o seu cálculo. Continue com a gente para saber mais! 

O que é business valuation? 

Valuation ou business valuation – também chamado de valor intrínseco – é o processo feito para avaliar o valor de mercado de uma empresa. 

Nesse processo, a posição que a empresa ocupa no mercado, seu valor e sua previsão do retorno de investimento (ROI) são avaliadas, usando para isso tanto as percepções que os clientes tem dela quanto as dos investidores. 

Com esses resultados, é possível estimar o potencial do investimento e definir uma margem de segurança, garantindo que analistas e investidores consigam ter segurança ao fazer a compra ou venda de ações na empresa ou até mesmo investir seu dinheiro em seu crescimento. 

É importante sempre lembrar que o valuation define um valor aproximado do negócio e não um valor exato. 

Para que serve o business valuation? 

O business valuation é uma forma de garantir que investidores e compradores estejam pagando um valor correto pela empresa que estão comprando. 

Além de ser importante para calcular o valor de mercado de uma empresa, o business valuation também é utilizado para fins contábeis, em processos no judiciário e até mesmo no fechamento de uma empresa ou na partilha de bens com herdeiros. 

Entre os benefícios de fazer essa avaliação estão: 

  • Saber as características que valorizam a empresa; 

  • Saber o que desvaloriza a empresa; 

  • Compreender seu crescimento ao longo dos anos; 

  • Entender o quanto pode ser investido no negócio. 

Como o business valuation é feito? 

O business valuation é feito utilizando como base o potencial que a empresa tem de gerar caixa – ou seja, de lucrar – assim como em seus ativos e em como sua marca é percebida no mercado. 

É possível fazer essa avaliação seguindo três etapas. São elas: 

  1. Fazer o cálculo do fluxo de caixa estimado para os próximos anos – ou seja, uma projeção de fluxo de caixa; 

  1. Identificar os riscos da empresa para estimar uma taxa de desconto; 

  1. Somar os resultados obtidos aos valores já presentes para ter o valor estimado da empresa. 

Porém, existem outros métodos que são usados por analistas para fazer o business valuation. Falaremos sobre eles no próximo tópico.  

Quais são os tipos de valuation? 

Existem alguns tipos de valuation que podem ser usados. São eles: 

  • Fluxo de Caixa Descontado (FCD) ou Discounted Cash Flow (DCF); 

  • Múltiplos de Mercado; 

  • Valuation Contábil; 

  • Valuation de Liquidação; 

  • Valuation Pré-Investimento; 

  • Valuation Pós-Investimento; 

  • Modelo de Gordon. 

Os quatro métodos que costumam ser mais usados são o FCD, o Múltiplos de Mercado, o Valuation Contábil e o Valuation de Liquidação. 

Fluxo de Caixa Descontado 

Também conhecido pela sigla DCF, o Fluxo de Caixa Descontado é um dos métodos mais utilizados para fazer o business valuation de uma empresa. 

Nesse cálculo, são utilizadas a projeção de lucros futuros para entender qual é o valor atual do negócio. Além disso, também são somadas a taxa de desconto – que são os riscos e custos do negócio atualmente – e a estimativa de fluxo de caixa para calcular o valor estimado de um negócio no período desejado. 

Múltiplos de Mercado 

Já o processo de valuation por meio da análise de indicadores relevantes em empresas de um mesmo segmento é chamado de método de Múltiplos de Mercado. 

Nesse processo, os indicadores são utilizados para entender o valor de uma empresa no mercado em comparação com outras empresas que prestam os mesmos serviços ou vendem os mesmos produtos. Para isso, se usa informações como Preço/Lucro (PL), EV/Ebitda, Dividend Yield, entre outros. 

Valuation Contábil 

É o método que considera o patrimônio líquido do empreendimento para determinar seu valuation e, para isso, utiliza o balanço patrimonial. 

Nessa avaliação, são deduzidos os passivos da empresa de seus ativos. 

Apesar disso, essa avaliação pode não refletir o valor atual de mercado, já que não considera bens intangíveis e nem o potencial de crescimento da companhia. 

Valor de liquidação 

Esse método é utilizado em casos em que a empresa precisa fechar – e, por isso, deve ser liquidada. 

Para isso, é feito um cálculo que determina quanto a empresa vai recuperar caso venda todos os seus ativos dentro de um espaço de tempo. 

Assim, são levados em conta o valor dos ativos no mercado atual, além de também os passivos do negócio e os custos para o fechamento do empreendimento. 

MEI deve fazer business valuation? 

Não é comum que MEIs façam business valuation, mas pode ser que seja algo necessário para pedir um empréstimo em uma instituição financeira, por exemplo. 

Por isso, é fundamental que quem é MEI esteja sempre com suas finanças organizadas e categorizadas: ferramentas como o fluxo de caixa são fundamentais para fazer o cálculo do valor da empresa. 

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