Você já se perguntou quanto sua empresa vale?
Se você tem uma empresa e quer conseguir investimentos para ela, essa é uma informação indispensável. Isso também vale para o caso de você ter o interesse em uma empresa, afinal, essa informação – chamada de valuation ou business valuation – diz respeito ao valor de mercado que ela tem e é parte fundamental de decisões relacionadas aos investimentos que serão feitos nela.
Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar o que é business valuation e como fazer o seu cálculo. Continue com a gente para saber mais!
O que é business valuation?
Valuation ou business valuation – também chamado de valor intrínseco – é o processo feito para avaliar o valor de mercado de uma empresa.
Nesse processo, a posição que a empresa ocupa no mercado, seu valor e sua previsão do retorno de investimento (ROI) são avaliadas, usando para isso tanto as percepções que os clientes tem dela quanto as dos investidores.
Com esses resultados, é possível estimar o potencial do investimento e definir uma margem de segurança, garantindo que analistas e investidores consigam ter segurança ao fazer a compra ou venda de ações na empresa ou até mesmo investir seu dinheiro em seu crescimento.
É importante sempre lembrar que o valuation define um valor aproximado do negócio e não um valor exato.
Para que serve o business valuation?
O business valuation é uma forma de garantir que investidores e compradores estejam pagando um valor correto pela empresa que estão comprando.
Além de ser importante para calcular o valor de mercado de uma empresa, o business valuation também é utilizado para fins contábeis, em processos no judiciário e até mesmo no fechamento de uma empresa ou na partilha de bens com herdeiros.
Entre os benefícios de fazer essa avaliação estão:
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Saber as características que valorizam a empresa;
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Saber o que desvaloriza a empresa;
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Compreender seu crescimento ao longo dos anos;
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Entender o quanto pode ser investido no negócio.
Como o business valuation é feito?
O business valuation é feito utilizando como base o potencial que a empresa tem de gerar caixa – ou seja, de lucrar – assim como em seus ativos e em como sua marca é percebida no mercado.
É possível fazer essa avaliação seguindo três etapas. São elas:
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Fazer o cálculo do fluxo de caixa estimado para os próximos anos – ou seja, uma projeção de fluxo de caixa;
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Identificar os riscos da empresa para estimar uma taxa de desconto;
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Somar os resultados obtidos aos valores já presentes para ter o valor estimado da empresa.
Porém, existem outros métodos que são usados por analistas para fazer o business valuation. Falaremos sobre eles no próximo tópico.
Quais são os tipos de valuation?
Existem alguns tipos de valuation que podem ser usados. São eles:
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Fluxo de Caixa Descontado (FCD) ou Discounted Cash Flow (DCF);
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Múltiplos de Mercado;
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Valuation Contábil;
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Valuation de Liquidação;
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Valuation Pré-Investimento;
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Valuation Pós-Investimento;
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Modelo de Gordon.
Os quatro métodos que costumam ser mais usados são o FCD, o Múltiplos de Mercado, o Valuation Contábil e o Valuation de Liquidação.
Fluxo de Caixa Descontado
Também conhecido pela sigla DCF, o Fluxo de Caixa Descontado é um dos métodos mais utilizados para fazer o business valuation de uma empresa.
Nesse cálculo, são utilizadas a projeção de lucros futuros para entender qual é o valor atual do negócio. Além disso, também são somadas a taxa de desconto – que são os riscos e custos do negócio atualmente – e a estimativa de fluxo de caixa para calcular o valor estimado de um negócio no período desejado.
Múltiplos de Mercado
Já o processo de valuation por meio da análise de indicadores relevantes em empresas de um mesmo segmento é chamado de método de Múltiplos de Mercado.
Nesse processo, os indicadores são utilizados para entender o valor de uma empresa no mercado em comparação com outras empresas que prestam os mesmos serviços ou vendem os mesmos produtos. Para isso, se usa informações como Preço/Lucro (PL), EV/Ebitda, Dividend Yield, entre outros.
Valuation Contábil
É o método que considera o patrimônio líquido do empreendimento para determinar seu valuation e, para isso, utiliza o balanço patrimonial.
Nessa avaliação, são deduzidos os passivos da empresa de seus ativos.
Apesar disso, essa avaliação pode não refletir o valor atual de mercado, já que não considera bens intangíveis e nem o potencial de crescimento da companhia.
Valor de liquidação
Esse método é utilizado em casos em que a empresa precisa fechar – e, por isso, deve ser liquidada.
Para isso, é feito um cálculo que determina quanto a empresa vai recuperar caso venda todos os seus ativos dentro de um espaço de tempo.
Assim, são levados em conta o valor dos ativos no mercado atual, além de também os passivos do negócio e os custos para o fechamento do empreendimento.
MEI deve fazer business valuation?
Não é comum que MEIs façam business valuation, mas pode ser que seja algo necessário para pedir um empréstimo em uma instituição financeira, por exemplo.
Por isso, é fundamental que quem é MEI esteja sempre com suas finanças organizadas e categorizadas: ferramentas como o fluxo de caixa são fundamentais para fazer o cálculo do valor da empresa.