Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Como financiar um veículo com CNPJ?

pessoas que financiaram um veículo

O que você precisa saber: 

  • É possível fazer o financiamento de carro para MEI e para quem tem um CNPJ em outros regimes empresariais; 

  • Existem algumas vantagens em fazer esse financiamento, como descontos no valor dos veículos; 

  • Porém, é preciso se atentar ao fato de que o veículo acaba vinculado ao CNPJ da empresa e isso pode trazer alguns riscos para ela. 

Se você tem um CNPJ, financiar um veículo por ele pode ser uma ótima ideia. Isso porque o financiamento de veículo por CNPJ possui condições especiais, como descontos e preços diferenciados, e um processo burocrático semelhante ao de compra como pessoa física. 

Para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre o financiamento de veículo com CNPJ, criamos esse artigo onde vamos falar sobre como fazer esse tipo de financiamento, se é possível fazer financiamento de carro para MEI e responder a outras perguntas que você pode ter. 

Continue lendo! 

É possível fazer o financiamento de um carro com CNPJ? 

Sim, é possível financiar um veículo usando o CNPJ. O processo é parecido com o financiamento feito por uma pessoa física e envolve ida até a concessionária, apresentação de documentos, negociação e compra do veículo. 

Quais são as vantagens de fazer o financiamento de um carro com CNPJ? 

O que mais chama atenção na hora de fazer o financiamento de um carro usando o CNPJ é o desconto: algumas montadoras e concessionárias oferecem até 30% da redução do valor do veículo. 

Quem é MEI, entre os benefícios trazidos pela formalização, também há a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra do veículo. 

A grande vantagem desse tipo de compra, além dos descontos, são as facilidades que permitem o empreendedor atender suas principais necessidades e expansão dos negócios para contribuir para o crescimento da sua empresa. 

Quais são os riscos de fazer o financiamento de um carro com CNPJ? 

Fazer o financiamento de um carro usando o CNPJ também tem suas desvantagens. 

A principal delas é que o veículo fica vinculado ao CNPJ, ou seja, qualquer problema envolvendo o carro trará consequências para a empresa: multas acabam ficando na conta do empreendimento, assim como o não pagamento do carro pode fazer com que a empresa acabe negativada e tenha restrições de crédito. 

No caso de dívidas e penhora de bens, o carro também é penhorado, já que é um bem da pessoa jurídica. 

Por fim, a maioria das montadoras e concessionárias exige que o carro fique 180 dias no nome da empresa, ou seja, não é possível transferi-lo para uma pessoa física, sob penalidade de ter o CNPJ bloqueado para compras na montadora. 

Com quanto tempo de CNPJ consigo financiar veículo? 

Essa é uma dúvida comum e que merece atenção. A financeira ou a concessionária de fato costumam analisar o tempo de existência do CNPJ. Sendo assim, quanto maior o tempo, melhor, já que o padrão mínimo costuma ser dois anos de existência do CNPJ. 

O que considerar na hora de fazer o financiamento de um carro com CNPJ? 

O financiamento de carro com CNPJ é feito de forma parecida com a compra tradicional feita como pessoa física. A diferença acontece na forma da contratação, já que o veículo ficará em nome da empresa titular do CNPJ. 

Sendo assim, é importante se atentar a alguns pontos importantes para escolher o melhor veículo para seu negócio: 

  • Tipo de veículo: o modelo do veículo escolhido tem total influência no valor do desconto, ou seja, veículos populares geralmente possuem descontos maiores; 

  • Quantidade da compra: além do tipo, a quantidade de veículos financiados também interfere no valor da compra e descontos ofertados pelas financiadoras e fabricantes. 

Como fazer o financiamento de um carro com CNPJ? 

Quem financia um veículo como pessoa jurídica passa por um processo semelhante ao da compra para pessoa física. 

O primeiro passo é procurar a concessionária ou a montadora e simular o financiamento do veículo pelo CNPJ. O financiamento pode ser contratado junto de uma financeira ou na própria concessionária; na parte burocrática, são necessários a documentação de identificação básica, o CNPJ, contrato social e demais comprovantes que demonstrem a capacidade financeira da empresa. 

O crédito e os prazos para financiamento estão sujeitos à aprovação de crédito, então basta falar com o seu gerente de relacionamento. 

Na Santander Financiamentos, você pode financiar um veículo diretamente com o dono, em uma das 17 mil lojas parceiras ou a partir do estoque da Webmotors, com uma oferta de preços e análise de crédito diferenciada. Acessando o site ou canais do banco, você pode: 

  • Escolher qual modalidade se adequa melhor aos seus objetivos; 

  • Simular sua proposta; 

  • Personalizar as condições do seu financiamento, quantidade de parcelas e forma de pagamento; 

  • Enviar uma solicitação com base nas suas condições. 

CONTA PJ

Tem um negócio mas ainda não tem uma conta PJ?

Confira as vantagens de ter a sua!

Como funciona o financiamento de carro para MEI?  

Quem é portador de CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI) também pode financiar um veículo. 

As condições e maneiras de financiamento são as mesmas dos outros tipos de empresa, mas vale ressaltar que o MEI possui um limite de faturamento anual de R$ 81 mil, o que faz com que o valor de aquisição do veículo deva ser correspondente às condições financeiras da empresa. 

É possível financiar veículo usado pelo CNPJ ou pelo MEI? 

Não é possível financiar veículo usado pelo CNPJ ou pelo MEI. Isso porque uma das regras para financiamento de veículos nesse caso é que seja comprado um automóvel zero quilometro, ou seja, um automóvel novo. 

Saiba mais sobre as vantagens e obrigações do MEI no Tudo sobre o MEI, nosso especial gratuito para quem quer se tornar ou já um microempreendedor individual.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de artigosvídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander 

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta << 

NEWSLETTER

Quer ter acesso a diversos conteúdos exclusivos

e novidades que vão te ajudar a fazer seu negócio crescer ainda mais?

MEI pode tirar todas as dúvidas com o Avançar

Quer saber mais sobre o MEI? Que tal dar uma olhadinha nesses conteúdos? Eles vão te ajudar a esclarecer qualquer dúvida sobre a modalidade:

Post ID: | Current Page ID: 5610

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.