Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais em todo o mundo? De acordo com um levantamento realizado em 2023 pela Comscore, são mais de 130 milhões de usuários conectados.
O ambiente digital se tornou parte do cotidiano das pessoas, trazendo mudanças nos seus hábitos de consumo. Agora, é possível interagir com suas marcas favoritas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Nesse sentido, todos os portes e segmentos de empresas que querem se destacar podem — e devem — investir nas redes sociais. Para alcançar bons resultados, é necessário agir de forma estratégica.
Se você tem um pequeno negócio e não sabe por onde começar, confira as dicas abaixo!
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Defina seu público-alvo
Para um perfil de sucesso, o primeiro passo é entender as características e preferências em comum do público que você deseja atrair. Além de levar em conta o seu nicho, é interessante fazer pesquisas de campo com os seus próprios clientes, questionando dados como idade, gênero, localização e até mesmo renda média mensal.
Lembre-se de que, posteriormente, todas as postagens e ações realizadas levarão em conta as informações obtidas nesta etapa. Afinal, a ideia é que as pessoas passem a se identificar com a sua marca, incluindo fatores como posicionamento, linguagem e temas utilizados.
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Escolha as redes estrategicamente
Qualidade é sempre melhor que quantidade. Por isso, nem sempre criar um perfil em todas as redes será a melhor escolha. O ideal é selecionar aquelas que mais fazem sentido para o seu público-alvo e objetivo.
Em outras palavras, de nada adianta investir seu tempo fazendo vídeos curtos para o TikTok, por exemplo, se o seu público não está concentrado nesta rede social. Dessa forma, as melhores escolhas irão variar de acordo com o seu segmento e capacidade de engajamento de acordo com os clientes que você pretende alcançar.
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Analise a concorrência
Antes de planejar sua própria rede social, vale a pena acompanhar como os negócios do mesmo nicho que o seu se comportam no ambiente digital. Nesse caso, o objetivo não é copiar aquilo que é feito, mas sim analisar o que funciona e se diferenciar positivamente.
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Foque em conteúdo relevante
Quando uma empresa produz conteúdos de forma estratégica, o engajamento do público é consequência.
Para que suas postagens alcancem interações e compartilhamentos, é necessário entender quais são os formatos mais valorizados na rede social de referência e divulgar posts que agreguem na rotina dos seus seguidores, seja por meio de entretenimento, dicas ou novidades sobre os seus produtos ou serviços.
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Crie um calendário de postagens
Acredite: o processo de criação de conteúdo funciona muito melhor com organização. Nesse sentido, ter um calendário de postagens semanal ou mensal é uma boa estratégia, definindo antecipadamente os temas a serem produzidos.
Para facilitar ainda mais o processo, é interessante apostar em plataformas de agendamento de posts.
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Explore os recursos disponíveis
O Instagram, por exemplo, conta com uma infinidade de recursos que estimulam a interação dos usuários, especialmente nos stories, onde as marcas costumam mostrar sua rotina de forma mais próxima e intimista.
Para que seu perfil se torne interessante e criativo, use e abuse das ferramentas disponíveis em cada rede, desde que elas façam sentido de acordo com o contexto da postagem.
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Acompanhe os resultados
Se você já seguiu todas as dicas desta lista e está investindo nas redes sociais com dedicação e planejamento, chegou o momento de acompanhar os resultados do seu esforço.
É possível ter insights interessantes até mesmo nas métricas mais simples. Comece fazendo o exercício de comparar suas postagens, identificando os conteúdos que foram bem e os que não deram certo em termos de engajamento.
Por meio destas análises, você poderá planejar seu calendário de forma cada vez mais assertiva, apostando em assuntos e abordagens que trazem um bom retorno. Com toda certeza, esse acompanhamento fará com que o seu negócio ganhe mais visibilidade a longo prazo.
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