Dinheiro é assunto de família, afinal, os bons hábitos financeiros – como juntar moedinhas no cofrinho ou entender que não é possível comprar algo tudo que se quer na hora que quer – começam em casa, ainda na infância.
Se você tem crianças em casa, é preciso sempre ensinar o valor do dinheiro e da importância de se organizar para ter uma vida financeira mais tranquila. E a melhor forma de fazer isso é dando o exemplo!
Por isso, nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar o que é planejamento financeiro familiar e te dar dicas para colocá-lo em prática na sua casa e com sua família.
Continue lendo para saber mais!
O que é planejamento financeiro familiar?
O planejamento financeiro familiar é muito semelhante ao planejamento financeiro individual: conhecer os ganhos e os custos e definir as prioridades da família.
Dessa forma, é possível equilibrar as contas, sair das dívidas e melhorar o orçamento doméstico para conquistar os objetivos que todos naquela casa tem.
Leia também: 9 passos para sair das dívidas e evitar contas atrasadas
Qual a importância do planejamento financeiro familiar?
O planejamento financeiro familiar contribui para o dia a dia da família de diversas formas. São elas:
-
Ajuda a família a saber quais são seus gastos e, consequentemente, para onde o dinheiro está indo;
-
Contribui na hora de cortar despesas para economizar;
-
É uma forma de ter as contas sempre em dia, evitando juros que acontecem com o atraso dos pagamentos;
-
Faz com que a família não tenha dívidas repentinas;
-
Permite que a família conquiste sonhos e objetivos;
-
Melhora a relação da família – e, consequentemente, de cada membro dela – com o dinheiro.
Como fazer um planejamento financeiro familiar?
Agora que você já sabe o que é o planejamento financeiro familiar e quais são as vantagens que ele vai trazer para você e sua família, é hora de aprender como fazer esse tipo de planejamento.
Temos um passo a passo simples para te ajudar:
-
Liste todos os gastos que você e sua família tem;
-
Depois, liste todos os ganhos que você e sua família tem, como salários, pensões e ganhos extras;
-
Observe os gastos e priorize eles: marque os que são impossíveis de serem cortados, como pagamento de dívidas, contas de casa, convênios médicos e mensalidades de escolas; os que você pode diminuir, como supermercado, e aqueles que pode cortar, como serviços de streaming;
-
Veja se seus gastos e ganhos estão equilibrados. Se não estiverem, é hora de cortar seus gastos até conseguir que os ganhos sejam maiores do que eles. Não se preocupe se esse processo demorar um pouco: arrumar as finanças é um processo lento, mas é preciso começar em algum ponto;
-
Crie metas e objetivos para compartilhar com sua família;
-
Faça essa análise semanal ou mensalmente para garantir que nada irá escapar do orçamento familiar.
6 dicas para fazer um planejamento financeiro familiar
Trouxemos dicas para te ajudar a fazer o seu planejamento financeiro familiar em casa!
-
Seja transparente
Não adianta nada querer organizar as finanças da família escondendo algo deles. Por isso, ao começar seu planejamento financeiro familiar, é preciso colocar na mesa tudo sobre o dinheiro de todos da casa, sem julgamentos.
Se você tem dívidas, quanto você ganha com seu trabalho, seus gastos do dia a dia: tudo é preciso ser considerado na hora de fazer o planejamento financeiro. Portanto, a primeira dica para quem quer fazer o planejamento financeiro familiar é ser transparente com si mesmo e com o resto da família – e essa regra vale para todos da casa.
-
Converse sobre dinheiro com as crianças
Educação financeira vem de casa. Ensinar para as crianças de onde vem o dinheiro, a importância de gastar com cuidado, de guardar dinheiro para conquistar seus objetivos e que não é possível comprar tudo a hora que elas quiserem é fundamental para conseguir que, desde cedo, elas saibam se organizar financeiramente.
Então, não hesite em incluir as crianças no planejamento do orçamento doméstico e deixá-las participar desse momento de organização familiar.
Essa é uma forma de ensinar o valor do dinheiro e a importância de organizá-lo da forma correta.
-
Anote tudo
Muitas pessoas não têm o hábito de anotar seus gastos e ganhos. Se você é uma dessas pessoas, temos uma má notícia para você: você está se organizando de forma errada.
Ter uma planilha com todas as informações sobre seu dinheiro te ajuda a rastrear seus gastos, entender quais são aqueles que podem ser cortados, saber onde investir e até mesmo qual é o momento certo para trocar de carro ou investir naquele apartamento que você quer para sair do aluguel.
Então, comece a manter um registro das suas finanças e crie esse hábito – e não deixe de ensiná-lo para as crianças.
-
Tenha uma reserva de emergência
Ter um dinheiro extra guardado te ajuda a evitar gastos repentinos, como aqueles que acontecem quando o carro quebra, é preciso fazer uma reforma ou uma consulta médica urgente aparece.
Por isso, comece uma reserva de emergência familiar: guarde um valor por mês, mesmo que seja um valor baixo, para usar quando precisar. Dessa forma, você consegue arcar com todos os gastos sem prejudicar seu orçamento.
-
Negocie suas dívidas – e evite fazer novas
Ter dívidas é comum: boa parte da população brasileira está endividada. O problema é não se planejar para sair delas.
Então, uma das partes importantes do planejamento financeiro é negociar suas dívidas e diminuir seus parcelamentos.
É possível, além de negociar as dívidas para conseguir melhores condições, trocar as dívidas para conseguir juros menores para conseguir pagá-las mais rapidamente.
Leia também: 11 dicas para não se endividar no cartão de crédito
-
Defina seus objetivos
Se reúna com sua família e defina o que vocês querem. Fazer uma viagem? Comprar uma televisão nova? Ir em um parque de diversões? O que queremos aqui é que sua família tenha um objetivo que beneficie a todos e trabalhe em torno dele.
Com esse objetivo – ou seja, o destino – em mente, fica mais fácil saber qual será a caminhada até chegar nele: todos vão poder contribuir, trabalhar em grupo e se apoiar para conquistá-lo.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<