Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para que o seu negócio continue crescendo no mercado. Por isso, em qualquer contato, agir de forma cordial é fundamental. Mas como abordar assuntos delicados, como uma cobrança de pagamento?
De fato, quando ocorre algum atraso no prazo estipulado, a empresa passa a ter o direito de questionar quando receberá o valor combinado. Nesse momento, para evitar uma situação desagradável, utilizar as palavras corretas no canal adequado faz toda a diferença.
Para ter sucesso em suas cobranças e evitar erros na abordagem, as dicas abaixo fazem toda a diferença. Boa leitura!
5 dicas para cobrar o cliente de forma educada
Antes de conferir os exemplos de mensagens, vale entender boas práticas para realizar a cobrança de forma profissional e empática.
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Envie um lembrete antes do vencimento
Nem sempre o atraso no pagamento ocorre por conta de dinheiro. Em alguns casos, por falta de planejamento, o cliente pode simplesmente se esquecer de quitar o valor devido.
Criar o hábito de enviar um lembrete antes da data chegar, portanto, pode ajudar a evitar cobranças futuras.
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Pense no meio mais adequado
O melhor canal para a cobrança é aquele que você mais costuma se comunicar com o seu cliente, seja e-mail, WhatsApp da empresa ou ligação telefônica. Lembre-se de que o contato deve ser realizado apenas em horário comercial.
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Planeje a abordagem
Para evitar que o cliente se sinta constrangido, sua mensagem deve ser leve, cordial e impessoal. Capriche na linguagem e, independentemente da resposta obtida, mantenha a calma e priorize o respeito acima de tudo.
É importante ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) classifica certos tipos de cobrança como crime por parte das empresas.
O Art. 42 estabelece que “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Portanto, uma abordagem bem pensada também ajuda a evitar problemas com a legislação brasileira.
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Considere o motivo da inadimplência
É possível que o motivo do atraso seja alguma instabilidade na vida financeira do seu cliente. Para resolver a situação, é necessário agir com empatia, se colocando disponível para encontrar a melhor solução para ambas as partes.
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Ofereça opções de negociação
Facilitar o pagamento, renegociar a dívida ou disponibilizar um maior prazo para que o valor seja quitado são boas maneiras para reduzir a inadimplência no seu negócio.
Tudo isso, claro, deve ser avaliado caso a caso, por meio de atendimento humanizado e focado nas necessidades de cada consumidor, não se esquecendo de levar em conta a situação da empresa.
Exemplos de mensagem para cobrança de clientes
Para acertar na abordagem, nada melhor que conferir modelos de mensagens adequadas para o momento da cobrança. Além de agir de forma educada, é sempre importante se mostrar disposto a ajudar o cliente.
Vale ressaltar que a formalidade pode variar de acordo com o tom de voz da sua marca.
Mensagem 1
Olá, [nome do cliente]! Como vai?
Percebemos que você ainda não realizou o pagamento da parcela referente a [inserir o mês] e gostaríamos de entender o que aconteceu. Podemos te ajudar de alguma forma?
Mensagem 2
Olá, [nome do cliente]! Como vai?
Identificamos que a parcela do mês de [inserir o mês], no valor de [inserir o valor], ainda está em aberto.
Mas não se preocupe, estendemos o prazo até o dia [inserir dia]. Para facilitar, estamos enviando [o código de barras ou a chave Pix] por aqui: [preencher]
Obrigado e conte sempre conosco!
Mensagem 3
Olá, [nome do cliente]! Como vai?
Talvez você tenha se esquecido de realizar o pagamento da parcela do mês de [inserir o mês], no valor de [inserir o valor]. Mas não se preocupe!
Para facilitar, alteramos a data de vencimento do boleto para o dia [inserir dia].
Também oferecemos outras formas de pagamento, como Pix e cartão de crédito. Caso precise de algo, estamos disponíveis para te ajudar!
Mensagem 4
Olá, [nome do cliente]! Como vai?
Notamos que o pagamento da parcela de [inserir o mês], no valor de [inserir o valor], está em atraso. Caso você queira fazer uma nova negociação, não hesite em nos acionar!
Obrigado
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