Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Como cancelar um Pix: Veja o que precisa fazer

mulher preocupada com mão na cabeça e mexendo no celular

Quem começa a utilizar o Pix não abre mão das facilidades que esta forma de pagamento proporciona, especialmente quando o assunto é imediatismo e isenção de taxas. Porém, assim como em outros tipos de transações, é necessário prestar atenção se todas as informações digitadas na tela estão corretas, além de tomar cuidado com possíveis golpes.  

Se você chegou até aqui porque fez uma transferência eletrônica e se arrependeu, acalme-se: este erro pode ter solução! No artigo de hoje, te ensinaremos como cancelar um Pix.  

Quais as maneiras de cancelar um Pix?  

De fato, as medidas a serem tomadas para recuperar o dinheiro variam de acordo com o que houve em cada caso. 

Também é importante ressaltar que não é possível cancelar uma transação realizada via Pix diretamente pelo aplicativo do seu banco, exceto em agendamentos. Atente-se às informações abaixo e encontre a melhor saída para o seu problema.  

Como funciona a devolução do Pix em caso de golpe? 

Se você foi vítima de um golpe, tem o direito de contar com o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central especialmente para auxiliar quem passa por este tipo de situação. A ferramenta age por meio de análise do processo de transferência e recebimento, que tem o objetivo de concluir se realmente se trata de um crime.  

Para obter a solução, é necessário entrar em contato com o seu banco em até 80 dias para relatar o caso e fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia. Após este procedimento, a instituição financeira deve verificar as informações sobre o ocorrido. 

Caso a fraude seja comprovada, a quantia será devolvida à sua conta, ao mesmo tempo em que é retirada do golpista.  

Errei a transferência! E agora, é possível recuperar o Pix?  

Um dos principais cuidados de quem realiza transações eletrônicas deve ser inserir os dados corretamente. Caso haja distração neste momento, é possível que você cometa algum engano na chave Pix do beneficiário ou até mesmo digite o valor errado e acabe transferindo mais do que devia. 

Infelizmente, nesse caso, não há como recuperar o dinheiro por meio de ferramentas. A melhor saída, portanto, é entrar em contato diretamente com a pessoa que recebeu o dinheiro, informando o ocorrido e solicitando a devolução.  

Se a honestidade for uma característica de quem recebeu o Pix errado, ótimo: você provavelmente não terá problemas em ter a quantia novamente na sua conta. Caso contrário, é possível recorrer a meios legais para resolver a situação, principalmente tratando-se de um valor alto.  

Como cancelar um Pix agendado? 

O passo a passo pode variar de acordo com a instituição financeira. De modo geral, entre nos detalhes da transferência e verifique se há algum botão direcionando para o cancelamento. Após concluir o processo, o agendamento do Pix será desfeito.  

No Internet Banking Santander, o processo é bem simples. Basta acessar:  

  • Menu; 

  • Transações;  

  • Agendamentos; 

  • Selecionar o período;  

  • Selecionar a transação; 

  •  Excluir o agendamento. 

Dicas para usar o Pix e não ter que recorrer a cancelamentos  

Até aqui, você já deve ter percebido que cancelar um Pix não é uma tarefa tão simples, certo? Por isso, o ideal é que você nunca passe por este tipo de dor de cabeça. Além de se atentar aos dados inseridos, existem outros cuidados que você pode tomar para tornar sua experiência mais segura com o uso da ferramenta.  

1. Acesse os canais oficiais do seu banco 

O Pix deve ser usado por meio do site ou aplicativo do seu banco. Por isso, evite clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp sem saber a procedência. 

 2. Atente-se ao QR Code 

O QR Code é uma das formas mais práticas para pagar via Pix. Afinal, basta apontar a câmera do celular para o código e concluir a operação. 

Porém, sempre preste atenção no destinatário antes de concluir a transferência. Isso porque criminosos podem divulgar códigos falsos para receber o valor no lugar da empresa em questão.  

3. Ao fazer compras online, certifique-se de que o site é confiável 

Como mencionado anteriormente, embora o Pix seja uma ferramenta extremamente segura, o sucesso das transações depende também da sua atenção. Por isso, jamais compre em sites duvidosos. Prefira endereços conhecidos, busque por certificados de segurança na plataforma e verifique se existem avaliações de outros usuários.  

4. Pense com clareza antes de realizar qualquer transferência 

Lembre-se de que o Pix é uma forma de pagamento praticamente instantânea. Em outras palavras, leva apenas alguns segundos para que o valor seja recebido. 

Por isso, se alguém entrar em contato com você dizendo que fez uma transferência por engano, por exemplo, não devolva nada sem antes verificar se o dinheiro realmente caiu na sua conta. Mesmo que a pessoa envie um comprovante, ele pode ser falso. 

Para mais informações sobre como evitar fraudes no Pix, temos um artigo completo sobre o tema. Confira

Com tantos golpes digitais sendo feitos, é normal que existam inseguranças sobre golpes cibernéticos. Por isso, se você é empreendedor, vale a pena acessar nosso curso gratuito e com certificado sobre como se prevenir contra fraudes

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 1366

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.