Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Pix parcelado: Tudo que você precisa saber sobre a modalidade de pagamento

O Pix é hoje a maneira favorita do brasileiro de fazer transferências e pagamentos. A praticidade do modelo é tanta que, em 2022, o número de usuários cadastrados soma 51 milhões.

A última novidade do mercado é a possibilidade de parcelar o Pix, que veio para facilitar ainda mais a vida de quem paga e de quem recebe. Neste artigo, o Programa Avançar se debruça sobre o Pix parcelado e te ajuda a desvendar tudo o que é preciso saber.

O que é o Pix parcelado? 

Pix parcelado é uma das modalidades do Pix, que permite que o usuário parcele o valor transferido na hora do pagamento. Para a pessoa ou empresa que recebe, porém, não muda, já que ela ganha a quantia de forma integral.

Apesar de estar sendo oferecido por diversos bancos, o Pix parcelado ainda não é um meio de pagamento oficial do Banco Central, que deve regularizar a prática em 2023.

Como funciona o Pix parcelado?

No momento em que o pagador optar por dividir o Pix, uma parte do valor será paga imediatamente e a outra parte será agendada, com o débito vindo a acontecer de forma automática na data marcada.

Deste modo, é essencial que o saldo da conta seja maior ou igual ao valor do débito na data do desconto. 

É importante prestar atenção na taxa de juros ao fazer o parcelamento do Pix. Portanto, verifique todas as informações disponíveis pela instituição que está oferecendo o serviço na hora de contratar.

Pix parcelado vs cartão de crédito, qual é a diferença?

Como o Banco Central ainda não oficializou o Pix parcelado, não há uma regra unificada envolvendo a modalidade. No entanto, diferente do cartão de crédito, dividir o Pix permite que o cliente utilize o desconto de pagamentos à vista.

Para varejistas também pode ser uma vantagem, afinal, o Pix parcelado garante o recebimento do valor à vista e não possui as taxas geralmente cobradas por operadoras de cartão de crédito.

Outro benefício do Pix parcelado é a não necessidade de limite. Basta ter o valor das parcelas na conta mensalmente para o débito ser efetuado. Caso não haja saldo na conta, o valor será pago da mesma forma, submetido ao cheque especial.

Espera-se que o Pix parcelado aumente as vendas e a quantidade de clientes no comércio, especialmente se pensarmos nos diversos consumidores que não possuem cartão de crédito mas fizeram a adesão do Pix de forma fácil.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeospodcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação FinanceiraCurso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander 

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5104

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.