Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Plano de cargos e salários: monte um que gere retenção



Há alguns anos, uma empresa não precisava se preocupar com a gestão de pessoas. Ela apenas contratava profissionais para atender à demanda da companhia. Mas esse cenário mudou, e para reter bons talentos atualmente é preciso criar um plano de cargos e salários.

A prática auxilia a diminuir o custo com contratação e demissão, além de contribuir para o crescimento da empresa. Continue lendo o artigo e entenda como fazer esse planejamento!

Vantagens de adotar o plano de cargos e salários

O plano de carreira é uma estratégia que valoriza o colaborador. Ele se baseia em um descritivo que identifica todas as posições de trabalho na empresa. O documento contribui para melhorar o resultado da organização, pois os profissionais entendem que têm a oportunidade de crescer.

O papel desse planejamento é demonstrar a trajetória que pode ser percorrida na estrutura hierárquica da empresa. Por exemplo, um jovem que entra como estagiário pode ter a chance de conquistar uma vaga de nível júnior e pleno com o aumento da experiência. Tudo isso deve estar previsto no plano de cargos e salários.

O documento ainda oferece vantagens para a organização e os colaboradores:

  • auxílio na contratação de profissionais;
  • possibilidade de planejar a estrutura financeira;
  • clareza sobre as obrigações de cada funcionário;
  • transparência sobre a oportunidade de crescimento;
  • organização do departamento pessoal;
  • garantia de igualdade entre os colaboradores.

Principais características que o plano deve apresentar

É importante seguir alguns passos para criar um planejamento de carreira que funcione adequadamente. Confira!

Especifique todos os cargos e as devidas obrigações

O gestor deve avaliar as atuais funções da empresa. A partir disso, é importante descrever as atividades exercidas em cada cargo. Você pode, por exemplo, acompanhar a rotina do colaborador durante uma semana. Também é indicado fazer entrevista para identificar as especificidades de cada atribuição.

Depois disso, você precisa criar um descritivo dos cargos. Ele pode ser estruturado com as seguintes informações:

  • título da ocupação;
  • setor;
  • diretoria responsável;
  • descrição da atividade.

 

A prática orienta tanto o gestor quanto o profissional sobre as obrigações que precisam ser cumpridas.

Defina os salários

Também é necessário identificar a remuneração de cada atividade no plano de cargos e salários. O documento deve estabelecer uma progressão na carreira. Assim, o funcionário percebe que vai receber um valor maior se aprimorar suas capacidades.

Além disso, os profissionais que exercem a mesma função devem receber um valor igual. Você pode consultar os sindicatos para criar um planejamento de acordo com o mercado.

Descreva o perfil comportamental adequado

É necessário apresentar o perfil comportamental que se espera do colaborador. Por exemplo: um contador deve ser analítico e ter a habilidade de lidar com números. Para o cargo de vendedor, é ideal um perfil comunicativo com facilidade para negociação.

O plano de carreira deve ser divulgado assim que ficar pronto. Você pode fazer uma reunião ou confraternização para comunicar a estratégia. Também é importante utilizar uma linguagem a fim de evitar qualquer dúvida da equipe.

 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.