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Agronegócio Empreendedorismo

Quais as datas comerciais que mais vendem no Brasil?

Empreendedores do varejo, sejam eles donos de lojas físicas ou online, costumam ver seu negócio decolar em determinadas épocas do ano. Por isso, se planejar para aproveitar as oportunidades que essas datas oferecem é uma maneira inteligente de aumentar suas vendas.

A fim de te ajudar a se organizar, destacamos as principais datas que merecem sua atenção e que podem alavancar seu comércio todos os anos.

Dia do Consumidor

Período de vendas: 02 de março a 15 de março

Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi criado nos Estados Unidos em 1962 para salientar o direito dos clientes. No

Brasil, foi aderido a partir da década de 2010 com foco em impulsionar a venda do comércio, especialmente de e-commerces. 

Neste período, lojistas de todo o país aproveitam para realizar campanhas que visam a melhoria da relação com o cliente e oferecem promoções que incentivam a movimentação dos consumidores.

Conhecida como "a black friday do primeiro semestre", a data é a oportunidade perfeita para lucrar nos primeiros meses do ano. No entanto, é importante definir bem seus descontos, de forma que sejam atrativos, mas que não comprometam seus ganhos.

A experiência do cliente, é claro, precisa ser perfeita. Donos de lojas online precisam investir em plataformas fortes, seguras e intuitivas.

Dia dos Pais

Período de vendas: Últimas semanas de julho e primeiras semanas de agosto

O Dia dos Pais é uma das datas mais relevantes do Brasil quando se trata do comércio. Focado no consumo do público masculino, a celebração não deve ser passada em branco por donos de negócios.

Para quem atua no varejo, implementar estratégias voltadas não apenas para produtos como também para serviços que proporcionem experiências memoráveis para pais e filhos é uma forma de se posicionar frente à concorrência.

Dia dos Namorados

Período de vendas: Últimas semanas de maio até o dia 12 de junho

Outra data de grande adesão do consumidor brasileiro é o Dia dos Namorados. Nela, pessoas de todas as idades estão dispostas a presentear seus parceiros gastando uma média de R$ R$ 464,28.

Comerciantes que tirarem vantagem deste período, podem lucrar consideravelmente. Para isso, é primordial elaborar estratégias de marketing emocionantes e inclusivas, que conversem com um público verdadeiramente amplo. Além disso, faça kits com mais de um presente e ofereça promoções especiais em determinados produtos e serviços.

Black Friday

Período de vendas: Última semana de novembro

Mais que uma data, a Black Friday se tornou um conceito que se estende por uma semana, transformando-se em um dos períodos mais aguardados por consumidores e, claro, por varejistas.

Se nos Estados Unidos a Black Friday é conhecida há décadas, no Brasil, o período passou a ser adotado nos últimos dez anos, se tornando uma das semanas mais famosas com foco em promoções e descontos em todas as áreas do comércio.

Aqui, é importante se atentar para o aumento da demanda e a procura por produtos amplamente desejados. A Black Friday é aquele período em que o público está disposto a comprar seu objeto de cobiça, mas apenas se ele estiver, de fato, com um bom desconto.

Dia das Mães

Período de vendas: Últimas semanas de abril e primeiras semanas de maio

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, todo o período que antecede a data costuma apresentar resultados animadores para lojistas.

Produtos de diversos segmentos têm um aumento considerável na época, com especialistas afirmando que o período do Dia das Mães pode equivaler a um faturamento de três meses normais.

Por isso, aposte em desenvolver campanhas especiais, que aposte nas emoções dos consumidores e ofereça não apenas produtos com preços atrativos, mas também produtos diferentes e especiais.

Natal

Período de venda: Segunda quinzena de novembro até 25 de dezembro

Não tem para ninguém, nenhuma data é tão grandiosa para o varejo quanto o Natal. Embora as últimas duas semanas do ano sejam repletas de celebrações e trocas de presente, o comércio já começa a sentir os impactos em meados de novembro.

A cultura de presentear neste período é tão forte que áreas comerciais como shoppings ficam abarrotadas de pessoas até o último minuto. Além do mais, todos os públicos são contemplados pela data, diferente do Dia dos Pais ou Dia dos Namorados.

Os segmentos que têm crescimento no Natal também são muitos. Desde moda e vestuário, até eletrônicos e eletrodomésticos, bem como brinquedos, cosméticos e perfumaria.

O único desafio para vender bem nesta época é superar a concorrência. Para isto, é imprescindível uma boa renovada no estoque e uma estratégia de marketing que acompanhe sua ambição.

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