Você sabia que uma das melhores épocas do ano para o comércio é o Dia das Crianças?
Comemorado anualmente em 12 de outubro, a data brasileira está atrás apenas do Natal e do Dia das Mães como uma das datas que mais registram aumento de vendas no comércio brasileiro.
Exemplo disso é que, segundo dados da CNN Brasil, em 2022, houve um aumento de 13% das vendas em outubro devido a essa data. Além disso, no mesmo ano, um estudo mostrou que o gasto médio dos brasileiros com essa data é de R$165 – um valor bem acima do gasto médio com presentes de Dia das Mães, que foi de R$71,87.
Então, se você tem um negócio, o Dia das Crianças é a oportunidade perfeita para aumentar suas vendas! Por isso, nós do Programa Avançar separamos essas dicas exclusivas para você usar em seu negócio durante o mês de outubro.
Leia agora e descubra como comemorar o Dia das Crianças em sua empresa.
8 dicas para aumentar as vendas no Dia das Crianças
Apesar de ser uma data de aumento de vendas para o comércio, o Dia das Crianças também pode representar um desafio para quem empreende.
Isso porque, para vender nessa data, é preciso conquistar as crianças e convencer seus responsáveis a comprar.
Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão! Veja agora nossas dicas para aumentar as vendas no Dia das Crianças.
1. Entenda seu público-alvo
O primeiro passo de qualquer campanha para aumentar as vendas é entender o público-alvo dos produtos ou serviços oferecidos. Nesse caso, esse público não é formado apenas pelas crianças, mas também por seus pais, que possuem o poder de decisão final.
Por isso, é importante que você crie comunicações e ações que se comuniquem com esses dois públicos. Invista em uma linguagem simples, que possa ser entendida pelas crianças, mas que também mostre as vantagens do que você oferece para que os pais se convençam a fazer a compra.
2. Planeje com antecedência
Nenhuma ação feita em cima da hora funciona. Por isso, é preciso começar a planejar o Dia das Crianças da sua empresa bem antes da data.
Assim, você consegue se prevenir de todos os erros que podem acontecer, calcular custos que terá, divulgar a ação, reabastecer seu estoque e até mesmo prever os lucros que pretende ter.
3. Capriche na vitrine
Crie uma vitrine que chame atenção e dê destaque para os produtos e lançamentos voltados para as crianças. Brinquedos, roupas e acessórios podem ser colocados na vitrine: a ideia é atrair os olhares de quem passar.
E isso vale para as redes sociais também: elas são uma vitrine do seu trabalho, então você deve decorá-las para a data. Então, comece a postar conteúdos relacionados ao Dia das Crianças no Instagram ou Facebook para chamar a atenção de quem acessar o seu perfil.
4. Crie promoções interessantes
Promoções são a chave para atrair clientes e aumentar as vendas de um negócio. Por isso, para o Dia das Crianças, é importante criar promoções que sejam interessantes para eles.
Aqui, vale oferecer descontos exclusivos para essa data, criar uma campanha de descontos progressivos – que é quando quanto mais itens o cliente compra, mais desconto ele tem – ou oferecer promoções como dois itens pelo valor de um.
Para saber mais como criar promoções para seus clientes, leia nosso artigo sobre como fazer ofertas especiais para atrair clientes e vender mais!
5. Ofereça um bom atendimento
Clientes querem e merecem ser bem atendidos. Por isso, um dos passos de como aumentar suas vendas no Dia das Crianças é garantir que sua empresa ofereça um bom atendimento para os consumidores.
Por isso, instrua sua equipe e os capacite para que eles ofereçam um atendimento acolhedor e pronto para atender todas as necessidades que o cliente tiver. Isso vale não apenas para essa data específica, mas para todo o ano de vendas:um bom atendimento garante que os clientes voltem a fazer negócio com você.
6. Fique de olho nas tendências
As tendências entre o público infantil costumam mudar rapidamente e com frequência. Em um mês, um desenho que antes era popular pode não ser mais famoso entre as crianças e um artista pode ter se tornado o queridinho dos pequenos de repente.
Por isso, é preciso estar sempre de olho nas mudanças dos gostos do público infantil. Assim, você garante que não oferecerá coisas “fora de moda” e sempre terá produtos relacionados ao que não sai da cabeça dos pequenos naquele momento – o que ajuda no aumento das vendas.
7. Ofereça brindes
Quem nunca passou em uma loja que estava oferecendo pipoca na porta, parou para pegar um pouco e acabou entrando para ver os produtos?
Anunciar e oferecer brindes, como pipoca, algodão doce ou até mesmo brindes em compras, é uma ótima maneira de atrair o público para conhecer seu negócio.
E, no Dia das Crianças, esses brindes podem ser ainda mais legais: brinquedos para que as crianças possam brincar enquanto os pais fazem compras, pinturas faciais para os pequenos e saquinhos com doces e outros alimentos que chamam a atenção de crianças são ótimos para convencê-las a entrar em sua loja – e te dar a chance de garantir que os pais comprarão com você.
8. Garanta que os clientes voltem a fazer negócio com você
Além de oferecer um bom atendimento, existem algumas técnicas que podem ser usadas para se certificar que os clientes que comprarem com você no Dia das Crianças voltarão à sua empresa mais vezes.
Oferecer descontos para retorno e criar um cartão fidelidade são algumas das estratégias que podem ser usadas para convencer os consumidores a comprar com você depois dessa data.
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