A geração dos millennials provocou uma profunda mudança no mercado, especialmente devido à sua influência sobre as outras gerações. Entre os millennials há uma alta taxa de troca de emprego, o que faz do grupo um dos mais difíceis de recrutar, reter, motivar e também gerenciar.
Isso se deve especialmente à necessidade maior de equilíbrio entre vida pessoal e profissional exigida por essa geração. Segundo pesquisa da Vision Critical, 47% dos millennials se preocupam com o assunto.
Apesar da maior volatilidade, o grupo tem uma característica marcante: o alto desempenho — além de promover um ambiente bastante dinâmico. Neste artigo você verá o que mais mudou no mercado com a chegada dessa nova geração. Acompanhe!
Criatividade e inovação
Os millennials se dão muito bem com a tecnologia e abraçam o novo com entusiasmo. Portanto, o grupo é o principal responsável por trazer mais criatividade e inovação para o cotidiano corporativo.
Os profissionais dessa geração não se contentam apenas em resolver o problema: o desejo por encontrar uma solução que agregará outros benefícios também está na lista de afazeres dessas pessoas. Logo, um ambiente de trabalho muito engessado, sem espaço para a criatividade costuma ter dificuldades para reter esse tipo de talento.
União entre trabalho, valores e propósitos
Como foi dito, o jovem millennial preza pelo equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, mas também busca por um propósito forte na hora de aceitar uma vaga de emprego. Uma organização que não se preocupa com o impacto gerado na comunidade ou mesmo que não tenha consciência ambiental, por exemplo, costuma ter uma avaliação baixa entre as pessoas do grupo.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Economist Intelligence Unit (EIU), 56% dos millennials disseram que nunca trabalhariam para uma organização se não acreditassem nos seus valores.
Desde então o mercado tem procurado inovar para se adaptar à nova realidade. Não é à toa que vemos o florescimento de tendências como regime home office, ambiente de trabalho descontraído, engajamento em projetos sociais, valorização da carreira, preocupação com a saúde mental da equipe e outras atitudes.
Abertura ao diálogo
Um dos maiores desejos do jovem é ser empoderado. Logo, ele espera que a empresa o ajude a alcançar esse objetivo por meio do diálogo. Sim, os millennials têm uma abertura maior para a comunicação, mas também esperam que o seu líder tenha uma atitude recíproca de reconhecimento.
Como o millennial já sabe muita coisa, ele é ávido por novidades. Para ele, é essencial estar a par do que acontece, mesmo que não o envolva diretamente, pois isso ajuda no entendimento do que pode ser melhorado. No mercado atual, especialmente nas startups, vemos o desenvolvimento e a valorização da comunicação com esses profissionais.
Empatia com o cliente
Outra mudança provocada pelos millennials no mercado de trabalho foi o aumento da preocupação com o cliente. O grupo tende a ser mais empático, aproximando-se mais da necessidade real do consumidor.
Por representar uma grande fatia dos profissionais na ativa, o grupo é um importante aliado na hora de conectar a sua empresa ao mundo, auxiliando na construção de uma imagem positiva diante do consumidor moderno — que geralmente pertence ao mesmo grupo. Resumindo: os millennials tendem a ter uma ligação bem forte com os seus semelhantes.
Propensão ao desafio e à superação
Para a organização que está se preparando para o futuro — tendo a consciência sobre o aumento da competitividade —, a contratação de millennials gerou uma grande mudança. O grupo é mais propenso a aceitar um desafio, consequentemente, trabalha mais arduamente a fim de se superar.
No entanto, é essencial que a empresa esteja preparada, pois isso exigirá que ela valorize o grupo constantemente, oferecendo um plano de carreira que possibilite a exploração de todo o seu potencial.
O mercado de trabalho mudou muito com a chegada dos millennials. A empresa que quer se preparar para o futuro precisa estar atenta às transformações — que ocorrem frequentemente.