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Porte de empresa: Veja quais são os tipos e como identificar

A imagem mostra uma pessoa verificando gráficos como forma de ilustrar o porte de empresa.

Se você tem um negócio ou quer começar um, você sem dúvidas já ouviu o termo “porte de empresa”.  

Saber o porte certo da sua empresa é importante pois, além de ser uma forma de enquadrá-la legalmente, é também uma maneira de conseguir incentivos do governo e entender o potencial econômico do negócio. 

Nesse artigo, vamos te contar quais são os portes de empresa e como você pode identificá-los para enquadrar seu negócio. Continue lendo para saber mais! 

O que é porte de empresa? 

O porte de empresa é um critério utilizado para classificar empresas levando em conta dois fatores: seu faturamento e seu número de funcionários

É importante lembrar sempre que porte de empresa é diferente do tipo da empresa: enquanto o porte se refere ao faturamento e à quantidade de funcionários, o tipo da empresa se refere ao tipo de sociedade e atividade do negócio – e, nesse caso, podem se encaixar empresas com razões sociais como Sociedades Anônimas (S.A.), Sociedades Limitadas (LTDA) ou a Empresa Individual (EI). 

Por que é importante saber o porte de empresa? 

Saber como definir o porte de empresa é importante não apenas para enquadrá-la legalmente, mas também por questões tributárias e econômicas. 

De acordo com o porte de empresa, é possível: 

  • Determinar o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido); 

  • Conseguir incentivos fiscais do Governo; 

  • Conseguir aderir a linhas de empréstimos e financiamentos. 

Quais são os portes de empresas? 

Segundo a tabela da Anvisa, existem seis portes de empresas: 

  • Grupo I – Empresa de Grande Porte; 

  • Grupo II – Empresa de Grande Porte; 

  • Grupo III – Empresa de Médio Porte; 

  • Grupo IV – Empresa de Médio Porte; 

  • Empresa de Pequeno Porte (EPP); 

  • Microempresa. 

Como o porte de empresa é classificado? 

O porte de empresa é classificado de acordo com seu faturamento e/ou seu número de funcionários. 

A Anvisa é a responsável por disponibilizar uma tabela relacionando os portes com seus faturamentos. Ela é a seguinte: 

  • Grupo I – Empresa de Grande Porte – Faturamento anual superior a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais); 

  • Grupo II – Empresa de Grande Porte – Faturamento anual igual ou inferior a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) e superior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais); 

  • Grupo III – Empresa de Médio Porte – Faturamento anual igual ou inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) e superior a R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais); 

  • Grupo IV – Empresa de Médio Porte – Faturamento anual igual ou inferior a R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais); 

  • Empresa de Pequeno Porte (EPP) – Faturamento anual igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) e superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); 

  • Microempresa – Faturamento anual igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais). 

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica as empresas de acordo com o número de pessoas empregadas por ela. A classificação é a seguinte: 

  • Micro: empresas com até 19 empregados; 

  • Pequena: empresas que empregam de 20 a 99 funcionários; 

  • Média: empresas que tem de 100 a 499 empregados; 

  • Grande: empresas que possuem mais de 500 empregados. 

Como identificar o porte de empresa? 

Para identificar o porte da sua empresa, basta verificar seu faturamento anual ou a quantidade de funcionários que você emprega. 

Depois, verifique a tabela e encontre onde sua empresa se encaixa. 

Agora que você já sabe como identificar o porte da sua empresa, que tal aprender a fazer a gestão responsável do seu negócio com nosso curso gratuito? 

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