Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Cartão corporativo: O que é, como funciona e como ter controle na sua empresa

passando cartão corporativo por aproximação

O cartão corporativo é uma das maneiras de facilitar a rotina de empreendedores que desejam obter um melhor controle das finanças do seu negócio, otimizando processos relacionados aos gastos e despesas. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o recurso não se restringe às grandes organizações. Para que o cartão corporativo seja uma boa escolha para a sua empresa, no entanto, é necessário que haja organização e regras a serem seguidas durante o uso. 

Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre o tema? Confira as informações que disponibilizamos aqui!  

O que é um cartão corporativo? 

O cartão corporativo foi criado para fazer transações em nome de uma empresa, seja no crédito ou no débito.  

Suas regras são semelhantes às de um cartão de crédito para pessoa física: há limite de gastos, fatura e até mesmo anuidade.  

Existem três tipos de cartão corporativo: 

  • Cartão de crédito para pessoa jurídica; 

  • Cartão empresarial pré-pago; 

  • Cartão fornecedor. 

Cartão de crédito para pessoa jurídica 

No cartão de crédito para pessoa jurídica, os benefícios são relacionados ao fluxo de caixa das empresas. Por meio dele, é possível pagar fornecedores, realizar compras, pagar despesas corporativas e muito mais.  

Cartão empresarial pré-pago 

Na modalidade pré-pago, o saldo do cartão corporativo é recarregado pela empresa. O valor pode ser usado para adquirir produtos ou serviços, de acordo com as regras impostas pelo negócio. 

Cartão fornecedor  

O cartão fornecedor se diferencia por permitir crédito ao cliente, definindo taxas e outras condições. Em outras palavras, a empresa que está comercializando produtos ou serviços se torna fiadora do comprador, recebendo o pagamento à vista.  

Para que serve o cartão corporativo? 

O principal objetivo do cartão corporativo é trazer segurança para a empresa. Além de proporcionar um melhor controle de gastos e despesas, ele garante praticidade em situações cotidianas. 

Quando os seus funcionários precisam se deslocar e fazer refeições fora da empresa, por exemplo, o uso do cartão corporativo é uma ótima opção para dar suporte à equipe e evitar a necessidade de reembolso.  

Qual a diferença entre cartão empresarial e cartão corporativo?  

Embora os nomes sejam quase idênticos e as funções também, há uma diferença entre os dois tipos de cartão: o faturamento da empresa.  

O cartão empresarial é feito para negócios com um menor faturamento mensal. Além disso, o corporativo conta com maiores benefícios, como aumento do prazo de pagamento e até mesmo diminuição de taxas. Tudo depende, claro, do que está especificado no contrato. 

Quais empresas podem ter cartão corporativo? 

Todas as empresas podem solicitar um cartão corporativo, independentemente do seu porte ou faturamento. Os processos e as funcionalidades existentes podem variar de banco para banco.  

Quais são as vantagens do cartão corporativo?  

O cartão corporativo pode ser um grande aliado de quem deseja investir no sucesso do seu negócio. Saiba mais detalhes abaixo.  

Separar a conta pessoal da profissional: Para evitar desorganização, é fundamental que o faturamento da sua empresa esteja separado dos seus lucros pessoais. Nesse sentido, ter um cartão corporativo é um fator positivo para facilitar este processo.  

Controle de gastos e despesas: Como mencionamos anteriormente, o cartão corporativo é uma ótima maneira de dar suporte aos seus funcionários sem que você perca o controle das saídas da sua conta empresarial.  

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Cuidados para o uso do cartão corporativo 

De fato, o cartão corporativo traz diversos benefícios para as empresas. No entanto, para que o uso traga resultados positivos a longo prazo, também é necessário estabelecer regras objetivas sobre o que pode ou não ser feito com os recursos disponíveis. Por isso, separamos dicas que irão te ajudar nesta tarefa. 

Classifique o uso do cartão  

O ideal é que as despesas corporativas sejam definidas por classificação. Nesse sentido, todo uso deve ser identificado. 

Confira alguns exemplos:  

  • Hospedagem; 

  • Alimentação e bebidas; 

  • Gasolina; 

  • Transporte; 

  • Materiais de escritório; 

  • Outro (especifique).  

Defina um responsável pelo cartão 

Mesmo que o cartão seja voltado para o uso de uma grande equipe, para um maior controle, é importante definir uma pessoa responsável pela sua utilização e prestação de contas.  

Defina um limite de gastos  

Para que as finanças se mantenham sempre sob controle, o ideal é estipular um orçamento para cada equipe ou pessoa responsável pelo cartão. Sempre que possível, o valor inicial deve ser respeitado.  

Porém, é interessante que haja um canal de comunicação específico para o caso de alterações. Imprevistos acontecem e é importante que os seus funcionários tenham confiança e liberdade para conversar sobre assuntos burocráticos. Em todo caso, lembre-se sempre de priorizar a saúde financeira da empresa. 

Que tal aprender a lidar com o seu fluxo de caixa?  

O uso do cartão corporativo fica muito melhor com um fluxo de caixa equilibrado. Se você tem dificuldades em controlar as finanças da sua empresa, vale a pena conhecer nosso curso completo, gratuito e com certificado sobre o tema. Inscreva-se aqui

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5838

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.