Busca
Agronegócio Prospera

Como evitar prejuízos financeiros em um pequeno negócio?

Casal negro discute finanças.

Um dos maiores problemas que empreendedores tem é cuidar do dinheiro de seu negócio. E isso pode trazer consequências graves: a falta de planejamento financeiro é um dos principais motivos para a falência de empreendimentos. 

Cuidar das finanças de um negócio envolve uma série de processos que vão desde anotar todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa até lidar com a inadimplência dos clientes. 

Para te ajudar com isso, nós do Prospera listamos tudo o que você precisa fazer para evitar prejuízos financeiros em seu negócio. Leia agora! 

Como evitar prejuízos financeiros em um pequeno negócio?

Temos 6 dicas que vão te ajudar a evitar prejuízos financeiros em sue negócio. Veja quais são elas: 

  1. Crie um controle de fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para todo empreendedor: ele serve para anotar todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai do caixa da sua empresa, ou seja, tudo o que você ganha e tudo o que você gasta. 

Com esse registro em mãos, é possível entender de onde seu dinheiro vem e para onde ele está indo, além de poder visualizar exatamente o que você tem em caixa. 

Além disso, o fluxo de caixa é a ferramenta fundamental para colocar em prática todas as outras dicas dessa lista. 

  1. Atualize seu controle com frequência 

O fluxo de caixa deve ser atualizado sempre que há uma saída ou uma entrada de dinheiro em seu negócio. 

Fazer isso permite que você consiga visualizar todos os valores em seu caixa, saiba o quanto você gasta para manter seu negócio e, principalmente, não se esqueça de colocar algum valor nele e tenha divergências entre o dinheiro no registro e o dinheiro em caixa. 

Por isso, sempre atualize seu fluxo de caixa, mesmo que o valor recebido ou gasto tenha sido baixo: isso garante que não haja impressões erradas sobre as finanças do seu negócio e, consequentemente, que você não tenha prejuízos financeiros. 

Microcrédito Prospera Santander

  1. Separe as finanças pessoais das finanças do negócio 

Para garantir que as finanças do seu negócio estejam sempre corretas, é importante separá-las das suas finanças pessoais. Assim, você não gasta dinheiro que deveria ser usado para pagar as contas da empresa com suas próprias contas. 

Uma dica para é definir um valor fixo para retirar do seu negócio todo mês como uma forma de pagamento para você. Além disso, ter contas bancárias separadas é fundamental para garantir a separação total das finanças, então, considere fazer uma conta PJ

  1. Reduza custos 

Com o fluxo de caixa em mãos, você saberá quanto seu negócio custa, ou seja, quanto você gasta para mantê-lo funcionando. Isso é fundamental para descobrir onde estão os custos desnecessários cortá-los. 

Reduzir custos é uma maneira de evitar prejuízos financeiros e ainda aumentar seu lucro: quanto menos seu negócio custar para funcionar, menos ele usará do seu faturamento, te dando mais lucro. 

  1. Defina preços da maneira correta 

Fazer a precificação dos seus produtos e serviços é uma maneira de garantir que você não está ganhando menos do que gasta. Isso porque todo produto ou serviço tem um custo para produzir, e é preciso cobrir esse custo com as vendas para evitar prejuízos. 

Ao definir preços, considere, além do custo de produção, os custos de funcionamento do seu negócio, com contas de água, luz, internet e equipamentos usados. Só depois de calcular isso é possível acrescentar uma margem de lucro para que você ganhe com a venda. 

  1. Cobre clientes devedores 

Clientes devendo para você fazem com que você acabe devendo para alguém: seja um fornecedor ou a companhia que cuida da luz, você sempre acaba devendo alguém porque não teve dinheiro o suficiente. 

Por isso, é importante cobrar clientes devedores e oferecer condições especiais para pagamento, como descontos, para garantir que eles irão pagar o que devem. E nem se fala em vender fiado, não é mesmo? Evite isso a todo custo. 

Agora que você já sabe como evitar prejuízos financeiros no seu negócio, que tal ver nossas dicas de como não se endividar no cartão de crédito

Post ID: | Current Page ID: 4915

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.