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O que é Rapport e como usar para vender mais

A imagem mostra um homem negro atendendo uma pessoa em um super mercado.

O desejo de todos os profissionais que comercializam produtos ou serviços é utilizar a persuasão a seu favor para vender mais. De fato, causar uma boa impressão e criar conexão com outras pessoas exige algumas habilidades.  

O Rapport tem tudo a ver com isso! O conceito, no entanto, nem sempre é intencional — ele pode estar presente até mesmo em interações cotidianas.  

Para entender qual o significado do Rapport e como aplicá-lo no seu negócio de forma efetiva, leia atentamente os tópicos abaixo.  

O que é Rapport?

Com origem francesa, a palavra Rapport significa “criar uma relação” ou “trazer de volta”. Em outras palavras, sua definição aborda a conexão entre duas pessoas, envolvendo bons sentimentos como confiança e receptividade.  

Você já passou pela situação de se sentir super envolvido por uma conversa e sentiu que o sentimento era recíproco para a outra pessoa? Se a resposta for sim, saiba que este é um exemplo prático de Rapport. 

Quais são os benefícios do Rapport?

As vantagens de colocar a técnica em prática são maiores do que você pode imaginar, seja para a sua vida pessoal ou profissional. 

Comunicação aprimorada 

Rapport tem tudo a ver com socialização e, por isso, a técnica ajuda a criar e fortalecer relações. Melhorar a sua comunicação interpessoal só traz pontos positivos para o seu desenvolvimento.  

Conversas mais interessantes  

Quem nunca passou por aquele silêncio constrangedor quando acaba o assunto em meio a um diálogo? Com as técnicas de Rapport, você terá mais habilidade para conduzir conversas e torná-las mais produtivas. 

Criação de relacionamentos 

O Rapport não precisa se limitar a um simples momento. Por meio da conexão estabelecida durante a conversa, a chance de o cliente criar uma relação de confiança com o seu atendimento e retornar para novas compras é muito maior.  

Qual a importância do Rapport para as vendas?

O atendimento é um dos pilares de qualquer negócio de sucesso. Quando um vendedor consegue transmitir credibilidade e receptividade para o seu lead ou cliente, a probabilidade de que haja sinergia entre as partes e a venda seja concretizada é muito maior.   

Nesse sentido, a técnica de marketing e pode ser conquistada mais facilmente com boas estratégias de persuasão. No entanto, forçar situações pode acabar resultando em um efeito contrário. Por isso, para que haja sucesso na abordagem e o conceito seja aplicado de forma correta, é necessário agir de forma sincera e natural.  

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Como aplicar o conceito de Rapport para vender mais? 

Agora que você entendeu como o Rapport pode ajudar a sua empresa, vale a pena conferir dicas de como alcançar com mais facilidade este nível de conexão com os seus clientes.  

Para que as características abaixo sejam postas em prática e os resultados apareçam gradativamente, vale a pena treinar a equipe de vendas para definir um padrão de atendimento para a sua marca. 

Chame o cliente pelo nome

Chamar alguém pelo nome durante um atendimento indica que você entende a importância da tarefa que está sendo executada e demonstra respeito ao próximo.  

Além de aumentar a sua credibilidade perante o consumidor, esta ação também funciona em relações cotidianas, fazendo com que as pessoas te percebam como mais confiável e próximo durante uma conversa. 

Dê atenção ao atendimento 

No caso de atendimentos presenciais, desviar o olhar constantemente pode passar a impressão de desonestidade ou desatenção. Por isso, procure ser receptivo e olhe fixamente para o seu cliente quando você estiver explicando informações relevantes ou ouvindo algum relato. 

Já em atendimentos online, responda as dúvidas com agilidade, seja cordial e leia atentamente cada mensagem enviada pelo cliente.  

Seja proativo 

Para que o Rapport seja efetivo, você deve demonstrar que não somente entende as dores do seu consumidor, mas também está disposto a encontrar as melhores soluções para o problema. 

Empatia em primeiro lugar 

Lembre-se de que, para promover fidelização a longo prazo, a satisfação do consumidor é mais importante que qualquer venda

De nada adianta induzir a compra de um produto ou serviço que não resolverá o problema que a pessoa está buscando solucionar. Por isso, seja sincero e indique apenas aquilo que é coerente de acordo com as necessidades dela.  

Entenda o perfil do cliente

Descobrir quais são os assuntos de interesse de cada cliente pode ajudar bastante a conduzir a conversa de um modo agradável, fazendo com que o Rapport aconteça com mais facilidade.  

Caso você sinta que a pessoa deu abertura, isso pode ser feito até mesmo durante o atendimento. Não se esqueça, porém, de ter uma postura profissional em todas as suas ações. 

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