Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Tipos de empreendedorismo: Confira 8 tipos e identifique o seu

a imagem mostra pessoas exercendo o empreendedorismo em uma empresa.

É comum que as pessoas associem o empreendedorismo ao ato de criar uma empresa. No entanto, um empreendedor nem sempre é o dono do negócio: profissionais criativos e motivados a implementar melhorias por meio de processos inovadores, por exemplo, também se encaixam no conceito.  

Seja pela vontade de criar seu próprio negócio ou passar a desempenhar um perfil empreendedor, é interessante que você saiba quais são os tipos de empreendedorismo mais comuns que existem no mercado.  

 Leia agora!  

Quais são os tipos de empreendedorismo?

Listamos oito tipos de empreendedorismo para você saber mais!

  1. Empreendedorismo Digital 

Com o avanço da tecnologia, o mundo digital se torna cada vez mais acessível. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios do Cetic.br, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais se conectou à internet no ano de 2023.  

O crescimento da conectividade representa oportunidades de negócio para diversos nichos, que aproveitam o poder das mídias sociais para divulgação. Portanto, trata-se de um tipo de empreendedorismo versátil, que engloba uma infinidade de produtos ou serviços.  

Dentre as principais vantagens do empreendedorismo digital, se destacam: 

  • Altas possibilidades de alcance de público; 

  • Baixo investimento para começar, já que não é necessário ter uma estrutura física, por exemplo; 

  • Rotina mais flexível e de acordo com a sua produtividade, facilitando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

  1. Empreendedorismo Individual 

Este tipo de empreendedorismo, que é caracterizado por uma pessoa que decide atuar por conta própria no mercado nacional, tem se tornado uma tendência cada vez mais forte, especialmente após a criação da categoria de Microempreendedor Individual (MEI).  

A modalidade traz vantagens interessantes para o empreendedor, como garantia de acesso a benefícios previdenciários, impostos menores em relação a outros tipos de formalização e o direito de contratar um funcionário.  

Além do MEI, quem opta pela categoria Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) também se enquadra na definição de empreendedorismo individual.  

  1. Empreendedorismo Informal 

Profissionais que praticam atividades econômicas sem formalização governamental são chamados de empreendedores informais. Vendedores ambulantes, pequenos artesãos e comerciantes de alimentos caseiros são exemplos comuns deste tipo de atuação.  

Embora o empreendedorismo informal seja visto com frequência, esta não é considerada boa escolha quando o assunto é a segurança e estabilidade do trabalhador. Para receber benefícios como a aposentadoria, por exemplo, o ideal é sair da informalidade, cadastrando-se como MEI.  

  1. Empreendedorismo Corporativo 

O empreendedorismo corporativo se define pela adoção de uma cultura empreendedora em uma empresa que já existe. Dessa forma, os colaboradores podem ser incentivados a pensar fora da caixa e aprimorar processos, além de desenvolver novos produtos, serviços ou modelos de negócio. 

Um empreendedor corporativo possui habilidades eficientes de liderança, criatividade, determinação e proatividade, mas prefere utilizar seus diferenciais para se desenvolver dentro de uma organização em vez de criar seu próprio empreendimento.  

  1. Empreendedorismo Cooperativo 

O empreendedorismo cooperativo é definido por profissionais que se unem para alcançar objetivos em comum, compartilhando responsabilidades, decisões, lucros e resultados.  

De forma geral, o foco das cooperativas é atender às necessidades de seus membros, atuando de forma democrática e priorizando o bem-estar coletivo.  

  1. Empreendedorismo Social 

Diferentemente das iniciativas anteriores, o empreendedorismo social não busca o lucro. No geral, a ideia é causar um impacto positivo na sociedade, defendendo causas que visam benefícios comunitários.  

As ONGs são um ótimo exemplo de empreendedorismo social. Ao mesmo tempo em que se empenham para fazer a diferença, seus projetos devem focar na obtenção de recursos financeiros por meio de patrocínios ou doações.     

  1. Empreendedorismo Verde 

O empreendedorismo verde engloba as empresas que consideram a proteção do meio ambiente como um de seus pilares. Para isso, o negócio deve priorizar o uso eficiente de recursos naturais, como produtos sustentáveis e energia renovável.  

Além de contribuírem para a preservação ambiental, marcas que se encaixam no empreendedorismo verde costumam ser muito bem-vistas no mercado.  

  1. Empreendedorismo de Franquias 

Uma franquia conta com processos já testados, estabelecidos e bem definidos que devem ser rigorosamente seguidos pelo empreendedor. Muitas vezes, os produtos comercializados são conhecidos e respeitados pelo público. 

Estas características representam uma vantagem para quem escolhe apostar nesse tipo de empreendimento, diminuindo os riscos de insucesso no negócio.  

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Como decidir qual tipo de empreendedorismo seguir?  

Agora que você já aprendeu quais são os tipos de empreendedorismo mais comuns, o próximo passo é identificar qual deles é o ideal para o seu caso.  

Vale ressaltar que não é necessário escolher apenas um: uma franquia, por exemplo, também pode se encaixar no empreendedorismo digital caso utilize as mídias sociais como meio de divulgação.  

Identifique suas habilidades 

O autoconhecimento é importante para que você entenda qual tipo de empreendedorismo escolher. Afinal, todo negócio de sucesso tem um propósito por trás de sua atuação.  

Além de descobrir seus pontos fortes e fracos, vale considerar seus objetivos e afinidades com cada tema.  

Faça pesquisas de mercado 

Para estar por dentro do empreendedorismo e aproveitar as possibilidades que ele pode oferecer, nada melhor que ir a campo. Ou seja, você deve fazer uma pesquisa de mercado eficiente sobre a área que pretende atuar.  

Participar de eventos com empreendedores faz toda a diferença para quem deseja fazer uma boa escolha, mas não sabe por onde começar.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.