Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Comportamento e perfil empreendedor: O que é e quais são eles?

Você já leu em algum lugar que alguém tem um “perfil empreendedor” ou “se comporta como empreendedor”? Esses termos têm sido cada vez mais comuns quando falamos sobre empreender. Mas, você sabe o que eles significam? 

Neste artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o comportamento e o perfil empreendedor para você que quer empreender e começar um novo negócio! 

Continue com a gente para saber mais! 

O que é ter perfil empreendedor? 

O perfil empreendedor é formado por atitudes, habilidades e atributos que auxiliam pessoas que estão empreendendo ou que querem empreender. Esses pontos influenciam a forma que a pessoa empreendedora lida com seus objetivos e seu dia a dia no empreendimento. 

Apesar de existir uma crença de que a pessoa tem que nascer com o perfil empreendedor, isso não é verdade: todas as habilidades e atributos que fazem parte desse perfil podem ser desenvolvidas. 

Leia também: Empreendedorismo no Brasil: cenário atual e o que esperar para os próximos anos 

Mas, afinal, o que é ser um empreendedor? 

Segundo o economista austríaco Joseph A. Schumpeter, empreendedor é aquele que é capaz de produzir novas ideias com criatividade e empenho de realização. 

Portanto, empreendedores são pessoas que conseguem ter novas ideias e colocá-las em prática, são pioneiras e conseguem transformar seus sonhos em objetivos e ações. 

Quais os tipos de perfil empreendedor? 

É possível dividir empreendedores em três categorias. São elas: empreendedor executor, empreendedor gestor e empreendedor criativo. 

Empreendedor executor 

É o empreendedor que, além de ter a ideia, colocá-la em prática e fazer a gestão de seu negócio, também coloca a mão na massa no dia a dia.  

Por exemplo, se você trabalha com fotografia, quer montar um estúdio fotográfico e, além de fazer a gestão dele, pretende também fazer e editar as fotos, você é um empreendedor executor. 

Esse tipo de perfil é comum em pessoas que empreendem por necessidade e não por vontade: elas acabam sendo responsáveis por cumprir todas as funções dentro do empreendimento. 

Empreendedor gestor 

O empreendedor gestor é, como o próprio nome diz, aquele que foca na gestão de seu negócio. Esse tipo de empreendedor possui uma visão macro dos negócios e toma suas decisões se baseando em seu planejamento e nos dados que tem disponíveis. 

Esse tipo de empreendedor é aquele que prefere tomar as decisões difíceis da empresa, liderar e engajar sua equipe. Por isso, é mais fácil vê-lo atrás de uma mesa do que com a mão na massa para entregar produtos ou serviços 

Empreendedor criativo 

O empreendedor criativo é aquele que, a todo tempo, está inspirado e vê ideais para começar novos negócios em sua rotina, procurando novas formas de fazer suas atividades com mais criatividade. 

Esse tipo de pessoa empreendedora gosta de experimentar, criar atividades e modos de faze-las e está sempre trabalhando em coisas novas. Por isso, ela se encaixa melhor em negócios que não possuem rotina ou processos repetitivos. 

O que um empreendedor precisa ter? 

Entre os traços fundamentais para um empreendedor estão: 

  • Otimismo: Uma característica que faz com que quem empreende sempre acredite que as coisas darão certo no final e trabalhem para que tudo funcione; 

  • Autoconfiança: Confiar em si mesmo e no trabalho que faz é fundamental para empreender e ter segurança para arriscar; 

  • Coragem: Empreender é não temer o fracasso e muito menos a rejeição, entendendo que sempre há a chance de algo dar errado, mas não tendo medo desse momento chegar; 

  • Persistência: Persistir é importante para quem empreende, afinal, nem tudo vai dar certo sempre e, muitas vezes, o empreendedor vai ter vontade de desistir. É a persistência que vai incentivá-lo a continuar tentando até ser bem-sucedido.  

Como desenvolver o perfil empreendedor? 

Não se preocupe se você acha que não tem as características que um empreendedor deve ter ou se não se encaixa em nenhum dos perfis que citamos acima: o perfil empreendedor pode ser desenvolvido. 

Para fazer isso, é preciso aplicar algumas táticas em sua rotina que, com o passar do tempo, se tornarão inerentes a você. 

Algumas práticas que podem ser colocadas em sua rotina para você conseguir desenvolver essas características são: 

  • Saber como estabelecer e bater metas, além de se esforçar para superar as metas que você estabeleceu; 

  • Conhecer seus pontos fortes e fracos e saber como usá-los; 

  • Saber como aplicar suas ideias em seu dia a dia; 

  • Investir na solução de problemas; 

  • Saber lidar com erros e fracassos. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Quais são os comportamentos de um empreendedor? 

Além do perfil empreendedor, é preciso se atentar também aos comportamentos que um empreendedor deve ter em seu dia a dia. Eles são importantes pois contribuem na hora de tomar decisões, ter ideias, identificar as oportunidades e trabalhar para o sucesso de um negócio. 

Os comportamentos de um empreendedor são os seguintes: 

  • Liderança; 

  • Iniciativa; 

  • Boa comunicação; 

  • Planejamento; 

  • Trabalho em equipe

  • Criatividade; 

  • Comprometimento. 

Habilidade técnica é importante para ser um empreendedor? 

Sim! Tão importante quanto estudar para desenvolver o perfil e os comportamentos de uma pessoa empreendedora é estudar para adquirir as habilidades técnicas necessárias para cuidar do seu negócio. 

Por isso, para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso estudar e desenvolver conceitos como administração, gestão financeira, gestão de redes sociais e várias outras habilidades necessárias para sua rotina como empreendedor.  

No Programa Avançar, você encontra cursos gratuitos que vão te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para ser um empreendedor de sucesso! Acesse agora e comece a aprender. 

Post ID: | Current Page ID: 1490

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.