Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Quais são as marcas brasileiras com maior presença no exterior?

Para uma empresa brasileira, firmar os pés fora do país e ser reconhecida em um mercado estrangeiro é um grande feito. Algumas companhias bastante conhecidas já consolidaram sua presença e sua marca no exterior – como Havaianas, Gerdau ou JBS. Existem outros casos, porém, de nomes menos familiares que se destacam com seus modelos de internacionalização. É o que acontece com as empresas presentes no ranking das multinacionais brasileiras mais internacionalizadas, produzido pela Fundação Dom Cabral.

Confira a seguir as 10 multinacionais destacadas na edição de 2018 da pesquisa.

1. Fitesa

A Fitesa é uma empresa relativamente desconhecida do público em geral, mas que se destaca pela sua internacionalização amadurecida, com 11 fábricas distribuídas em oito países. A companhia é especializada na fabricação de não tecidos para aplicação no setor de saúde, como descartáveis de hospital, além de produtos para a indústria, agricultura e outros mercados.

2. Odebrecht

O Grupo Odebrecht, fundado pelo engenheiro pernambucano Norberto Odebrecht em 1944, é uma das empresas brasileiras com mais atuação no exterior. Ela está presente em 21 países em todo continente americano, África, Europa e Oriente Médio.

A empresa atua principalmente na área de construção e engenharia, além dos setores de química e energia.

3. InterCement

Pertencente ao Grupo Camargo Corrêa, a InterCement é uma empresa especializada na produção de cimento e derivados. Ela opera na América Latina, Europa e África, sendo inclusive controladora da Loma Negra e da Cimpor, as maiores cimenteiras da Argentina e Portugal, respectivamente.

4. CZM

A CZM produz equipamento de perfuração e cravação de estaca e é líder do setor no mercado brasileiro. Além disso, ela também exporta máquinas para diversos países do mundo.

5. Stefanini

Com sede em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a Stefanini é uma multinacional prestadora de serviço, software e consultoria de informática. Considerada uma das principais empresas de TI do mundo, ela conta com subsidiárias em 37 países, incluindo Estados Unidos, Chile, Portugal, Malásia, Itália, Índia e Inglaterra.

6. Iochpe-Maxion

O centenário grupo gaúcho foi fundado em 1918 e atua em diversos setores, especialmente no segmento de roda de automóvel e de equipamento ferroviário. Hoje a empresa tem 25 unidades fabris e três escritórios em 14 países.

7. JBS

Presente em 16 países com plataformas de produção ou escritórios comerciais, a JBS conta com mais de 230 mil colaboradores no mundo e é uma das líderes globais na indústria de alimentos. Foi fundada em 1953 na cidade de Anápolis, em Goiás, na região Centro-Oeste do país.

8. Minerva Foods

Uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, exportação de gado vivo, a Minerva Foods também atua no processamento de carnes. A empresa possui 11 frigoríficos e uma planta de processamento no Brasil, além de nove centros de distribuição e 13 escritórios internacionais.

9. Metalfrio

Referência em refrigeração comercial, a Metalfrio opera com cinco fábricas: na Turquia, na Rússia, no México e duas no Brasil. Além disso, conta com escritórios e lojas em vários países, como Argentina, Indonésia, Nigéria, Estados Unidos e Polônia.

10. Tupy

Atuando no ramo de metalurgia desde 1938, a Tupy é referência em tecnologia de fundição de blocos e cabeçotes de motor de ferro e usinagem. Sediada em Joinville, em Santa Catarina, a empresa possui escritórios de vendas em países como Estados Unidos, México e Alemanha.

Já tem um CNPJ? Sabia que você pode abrir uma conta PJ Santander e ter cinco dias por mês sem pagar juros ao usar o limite da conta³? A abertura é 100% online*, abra já a sua
Conta PJ Santander: é muito mais negócio.

*Sujeito à aprovação de crédito e cadastro.
A abertura 100% digital é válida para cliente MEI, EI e EIRELI de sócio único. Sujeito à análise de crédito e à disponibilização do limite em conta.

³ Utilize o crédito de forma consciente. Sujeito à aprovação de crédito e disponibilização de limite de conta. A utilização do limite da conta está sujeita à cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e, após o 5º dia de uso, serão cobrados juros retroativamente a todo período.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.