Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Quais são as marcas brasileiras com maior presença no exterior?

pessoa segurando mapa

Para uma empresa brasileira, se estabelecer e ser valorizada em um mercado estrangeiro é uma grande conquista. Algumas companhias bastante conhecidas já consolidaram sua presença e sua marca no exterior — Havaianas, Gerdau e BRF são alguns exemplos.  

Curiosamente, existem nomes menos familiares que se destacam com seus modelos de internacionalização. É o caso das empresas presentes no ranking das multinacionais brasileiras mais internacionalizadas, produzido pela Fundação Dom Cabral. 

Se você se ficou interessado em entender a atuação dessas empresas e descobrir quais fatores são levados em consideração para os resultados do estudo, fique atento às informações presentes neste artigo. Boa leitura!  

Como é medido o índice de internacionalização? 

Nesta pesquisa, o cálculo do nível de internacionalização leva em conta:  

  • O valor dos ativos no exterior, dividido pelo valor dos ativos totais da empresa; 

  • O total das receitas obtidas no exterior, dividido pelo total das receitas da empresa como um todo; 

  • O número de funcionários no exterior, dividido pelo número de funcionários totais da empresa. 

Posteriormente, são somados cada um desses itens e tudo é dividido por três. Chega-se, assim, ao índice de internacionalização.  

Top 10 empresas brasileiras com destaque no mercado internacional 

A seguir, você poderá conferir a informação mais aguardada por quem chegou até aqui: o perfil das 10 multinacionais destacadas na pesquisa. As informações são da edição divulgada em 2021.  

  1. Fitesa

Fundada em 1973, a Fitesa se destaca pela sua ampla internacionalização e relevância. Além do Brasil, a multinacional está presente em 12 países, com unidades fabris e centros de inovação — são 23 fábricas e 5 centros de inovação em todo o mundo.  

A companhia é especializada na fabricação de não tecidos para aplicação no setor de saúde, como descartáveis de hospitais; incluindo produtos para a indústria, agricultura e outros mercados. No país, o grupo possui unidades em Gravataí (RS) e em São Paulo, nas cidades de Jacareí, Diadema e Cosmópolis. 

  1. Artecola 

Indústria química com sete décadas de história, a Artecola oferece ao mercado adesivos e laminados especiais para diversos setores da indústria, como calçadista, moveleiro, papel e embalagem, automotivo e construção civil. Sua presença se estende entre 6 países da América Latina. 

  1. Metalfrio 

Referência em refrigeração comercial, a Metalfrio opera com quatro fábricas presentes nos seguintes países: Turquia, Rússia, México e Brasil.  

Além disso, esta empresa fundada em 1960 conta com escritórios e lojas em países como África do Sul, Argentina, Bolívia, Indonésia, Nigéria, Estados Unidos e Polônia.  

  1. CZM 

A CZM, fundada em 1976 na cidade de Belo Horizonte, produz equipamentos de perfuração e cravação de estaca e é líder do setor no mercado brasileiro.  

A multinacional possui uma fábrica em Contagem, Minas Gerais, e outra na Geórgia, Estados Unidos. Ela também se destaca pela exportação de máquinas para vários países do mundo. 

  1. Stefanini 

Com sede em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a Stefanini é uma multinacional prestadora de serviços de software e consultoria de informática.  

Fundada em 1987, é considerada como uma das principais empresas de Tecnologia da Informação do mundo. Conta com 70 escritórios em 41 países, incluindo África do Sul, Chile, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Itália, Malásia, Portugal e Uruguai. 

  1. Suzano 

A Suzano é a maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado. Além disso, conquistou o título de líder mundial no mercado de papel. Fundada em 1924 na cidade de São Paulo, atualmente conta com cinco unidades industriais no Brasil. 

  1. Iochpe-Maxion  

Grupo gaúcho fundado em 1918, Iochpe-Maxion é líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Conta com 32 unidades fabris, localizadas em 14 países e tem cerca de 17 mil funcionários. 

Curso para Empreendedores – Invista no seu negócio

  1. Weg 

A Weg foi criada na cidade de Jaraguá do Sul/SC em 1961 e é reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. 

Produzindo inicialmente motores elétricos, ampliou suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. 

  1. Tigre 

Famosa por seus tubos e conexões, a Tigre atua nos segmentos de hidráulica, elétrica, drenagem, acessórios sanitários, infraestrutura, indústria, irrigação, ferramentas para pintura, metais sanitários e em soluções para água e efluentes no tratamento de reutilização da água.  

Além de ter construído uma relevância inquestionável no território nacional, a empresa conquistou forte presença internacional como líder em soluções para construção civil. O Grupo Tigre foi fundado em 1941 em Joinville e, atualmente, tem 11 unidades fabris no Brasil e 12 no exterior, exportando para 27 países. 

  1. Braskem 

Criada em 2002, a Braskem se tornou a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Sua linha de produtos inclui também insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros.  

Um de seus destaques é o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável. Possui 40 unidades industriais: 29 estão instaladas no Brasil, cinco estão nos Estados Unidos, duas estão na Alemanha e quatro no México. 

Confira a lista das empresas que aparecem entre as posições 11 e 20 do ranking: 

11. JBS - Uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, com processamento de couro e das carnes bovina, suína, ovina e frango. 

12. Interact - Empresa de pesquisa e desenvolvimento de software. 

13. Marcopolo - Fabricante de carrocerias de ônibus. 

14. Camil Alimentos - Empresa alimentícia, especializada no beneficiamento de arroz e feijão. 

15. Cereais São Gonçalo - Atua no ramo de cereais, incluindo a comercialização de maquinários agrícolas. 

16. Madem - Líder mundial na fabricação de bobinas de madeira para indústrias de cabos elétricos. 

17. Minerva Foods - Atua na comercialização de carne in natura, couros, derivados, e na exportação de gado vivo, além de trabalhar com processamento de carnes. 

18. Vale - É uma das maiores mineradoras do mundo, com posição de liderança nos segmentos de minério de ferro e níquel. 

19. Gauss Autopeças - Fabricante de peças eletroeletrônicas automotivas. 

20. Dass - Segunda maior empresa no ramo de artigos esportivos no Brasil. Possui marcas como Fila e Umbro. 

Quais países têm mais presença de empresas brasileiras? 

Na mesma pesquisa, é divulgado um ranking de onde se mais se concentram as empresas brasileiras internacionalizadas. Veja quais são os 10 primeiros colocados:  

  1. Estados Unidos 

  1. Argentina  

  1. México 

  1. Colômbia 

  1. Chile 

  1. Peru 

  1. Portugal 

  1. Alemanha 

  1. China 

  1.  Reino Unido 

Como internacionalizar o seu negócio 

Conhecer quais são as multinacionais brasileiras que mais se destacam internacionalmente é uma ótima maneira de se inspirar. Mas que tal receber dicas direcionadas especialmente para inserir a sua empresa no exterior?  

Nesse caso, vale a pena conferir nosso curso gratuito e com certificado sobre o mercado internacional. Nele, você aprenderá informações importantes sobre importar, exportar e muito mais. Inscreva-se

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5135

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.