Empreender requer não apenas coragem, mas também conhecimento para criar suas próprias oportunidades e tomar as melhores decisões. Para te ajudar a obter sucesso no seu negócio, selecionamos 15 livros de empreendedorismo para ler em 2023.
As opções são variadas e te ajudarão a ter visão de futuro, persistência e até mesmo criar um diferencial. Isso significa que, independentemente da sua experiência, é possível encontrar a indicação perfeita para o seu caso, com base na fase em que sua empresa se encontra.
Se você deseja alavancar a sua jornada empreendedora, vale a pena conferir a lista que preparamos para este artigo especial. Boa leitura!
-
Marketing 4.0 (Philip Kotler)
Quando o assunto é estudar sobre o mercado e seus desdobramentos, é impossível não se lembrar de Philip Kotler — o especialista é considerado como nada menos que o “pai do marketing”.
O Marketing 4.0 é um conceito recente que une o marketing tradicional com o marketing digital. Afinal, mesmo que o online tenha mudado diversos hábitos de consumo, o offline continua mantendo a sua importância.
Para quem precisa se destacar da concorrência, entender sobre o tema e se adaptar a esse novo contexto é fundamental. Por isso, este livro alcançou o primeiro lugar em nossas recomendações.
-
Hit Makers: Como nascem as tendências (Derek Thompson)
Filmes, músicas, aplicativos... Nada vira sucesso por acaso. Todos os hits têm uma história secreta para se tornarem “virais”.
Derek Thompson, editor-sênior da The Atlantic, traz a reflexão de que a qualidade não é suficiente para que um produto tenha a aceitação do público, além de fazer uma viagem pelo último século da cultura pop.
Especialmente na era tecnológica em que o mundo se encontra, este livro pode ser um ótimo estímulo para ideias no seu negócio.
-
Como convencer alguém em 90 segundos (Nicholas Boothman)
Tanto na vida pessoal quanto profissional, a persuasão é uma habilidade essencial para transmitir credibilidade. Um empreendedor, sem dúvida, deve criar conexões por meio da sua comunicação.
Pensando nisso, o livro “Como convencer alguém em 90 segundos”, criado pelo especialista Nicholas Boothman, ensina como usar o rosto, o corpo, a atitude e a voz para causar uma primeira impressão marcante e conquistar a confiança das pessoas rapidamente.
-
Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)
Com mais de 9 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo, este livro já é considerado como um clássico de inteligência financeira. Neste best-seller, Robert Kiyosaki conta “o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro”.
Mesmo sendo direcionada para o planejamento de finanças pessoais, a obra traz dicas fundamentais que podem ser adaptadas à sua jornada empreendedora. Vale a pena ler.
-
Aqui estão os sonhadores (Imbolo Mbue)
Esta é uma indicação de gênero bem diferente das opções anteriores. Afinal, “Aqui estão os sonhadores” é um romance que se passa em 2008 durante uma grande crise financeira, com duas histórias que se cruzam.
A primeira é sobre uma família de imigrantes camaroneses com um filho pequeno que larga tudo para viver o sonho americano. Já a segunda mostra um casal de Nova York que vive de aparências, luxos e rendimentos. Mesmo com tantas diferenças, a conexão entre eles se torna profunda.
O livro é uma opção interessante para empreendedores que desejam refletir sobre relações humanas e se inspirar por meio de atos de coragem.
-
Empresas feitas para vencer (Jim Collins)
Por que algumas empresas alcançam a excelência... E outras não?
Neste clássico livro de negócios, Jim Collins traz as razões para o destaque ou fracasso de certas organizações, com exemplos, resultados de estudos e características universais.
Para que o seu negócio tenha sucesso, entender os erros e acertos já cometidos por outras empresas é uma boa estratégia. Portanto, recomendamos a leitura.
-
A arte de encantar clientes (Erik Penna)
Mesmo em mercados mais competitivos, o atendimento é extremamente importante para que uma marca atraia e, principalmente, fidelize clientes.
Se você deseja desenvolver este aspecto na sua empresa, este livro do palestrante Erik Penna traz boas orientações para começar. Nele, você encontrará os seguintes temas:
-
Selecionar as pessoas certas;
-
Treinar de maneira assertiva;
-
Avaliar o desempenho da equipe;
-
Reconhecer para engajar todo o pessoal;
-
Surpreender para encantar clientes.
-
O jeito Disney de encantar os clientes (Instituto Disney)
De fato, ainda abordando a estratégia de encantar clientes, a Disney é um exemplo de sucesso no mercado. Um dos principais motivos para a sua ascensão é que a marca consegue causar emoções positivas e genuínas entre o público, por meio de produtos que “voam, cantam, encantam e emocionam”.
Para se diferenciar e conquistar a admiração das pessoas, é necessário fazer muito mais que o básico. Neste livro, produzido pela própria empresa, você poderá compreender quais foram as ações responsáveis por todo o encanto presente na mente dos consumidores. Mais uma opção incrível para quem busca se inspirar em histórias que deram certo.
-
Gestão financeira para micro e pequenas empresas (Luis Roberto Antonik)
Se você estava procurando uma opção específica para micro e pequenas empresas nesta lista, chegou o seu momento. Em linguagem acessível, este livro resume todas as necessidades da administração financeira.
Por meio dele, é possível aprender a calcular preços de novos produtos, controlar a rentabilidade dos antigos e até mesmo entender como funciona o ponto de equilíbrio operacional.
-
Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)
De acordo com T. Harv Eker, há um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que influencia nosso destino financeiro — na maioria das vezes, negativamente.
Por isso, “Os segredos da mente milionária” promete mudar seus conceitos sobre dinheiro por meio de hábitos de pessoas bem-sucedidas, revelando 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Se você procura uma opção voltada para aplicar uma boa gestão financeira no seu negócio, este é mais um clássico bem interessante.
-
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes [Stephen R. Covey]
Este livro se baseia na solução de problemas pessoais e profissionais com base nos seguintes conceitos:
-
Seja proativo;
-
Comece com o objetivo em mente;
-
Primeiro o mais importante;
-
Mentalidade ganha-ganha;
-
Procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
-
Crie sinergia;
-
Afine o instrumento.
A obra conquista por conta de seus ensinamentos fundamentais e atemporais. Em mais de 30 anos, já foram vendidos mais de 25 milhões de exemplares.
-
Sonho grande (Cristiane Correa)
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Você já ouviu falar destes nomes? Eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas mundialmente: Budweiser, Burger King e Heinz.
O livro “Sonho grande” aborda os bastidores da trajetória desses empresários desde os anos 70 até os dias de hoje. Novamente, temos um exemplo a ser considerado quando o assunto é inspiração.
-
Steve Jobs (Walter Isaacson)
Steve Jobs foi cofundador, presidente e diretor executivo da Apple, uma das marcas mais emblemáticas de todos os tempos.
Após mais de 40 entrevistas realizadas com o profissional durante dois anos — e em várias outras feitas com mais de 100 familiares, amigos, adversários, concorrentes e colegas de trabalho — Walter Isaacson desenvolveu esta biografia contando sua trajetória.
Se você admira a marca e gostaria de saber mais sobre quem esteve por trás de sua ascensão, vale a pena colocar esta opção entre as suas favoritas em livros de empreendedorismo.
-
Capitalismo consciente, (John Mackey e Raj Sisodia)
Além de se empenharem em conquistar bons resultados, empreendedores atuais devem ser comprometidos com propostas inovadoras que buscam um futuro mais cooperativo e humano.
De acordo com os autores de “Capitalismo consciente”, todas as grandes empresas reúnem em sua gestão aspectos construtivos e promissores do capitalismo, agregando valor para seus clientes, funcionários, fornecedores, investidores, comunidade e meio ambiente. Por conta de seus diferenciais, a obra conquistou seu lugar em nossa lista.
-
A mente do empreendedor (Kevin D. Johnson)
O que Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Valerie Gaydos e Sara Blakely têm em comum?
Este livro te conta tudo! De acordo com Kevin D. Johnson, donos de negócios têm mais chance de terem sucesso em sua carreira se entenderem o que se passa na mente dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo.
Por meio de pesquisas aprofundadas, o autor encontrou hábitos, crenças e características em comum entre esses grandes nomes. A obra merece ser conhecida por todos aqueles que sonham em empreender!
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<