O que você precisa saber:
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Em 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês;
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No ano passado, a data movimentou R$5,2 bilhões no Brasil, uma queda de 15,1% em relação a 2022;
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A tendência para esse ano é que as compras sejam feitas em lojas virtuais e o principal modo de pagamento será o cartão de crédito.
A Black Friday está chegando! Em 2024, a data – que se tornou uma das de maior destaque no comércio brasileiro – será realizada no dia 29 de novembro, última sexta feira do mês.
Originária da América do Norte, a Black Friday marca o início da temporada de Natal nos Estados Unidos, e é o dia que registra o maior número de compras no país. No Brasil, a data movimentou R$6,1 bilhões na economia brasileira em 2022, e R$5,2 bilhões em 2023.
Hoje, nós do Programa Avançar vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre as expectativas para a Black Friday de 2024
Leia agora!
O que é a Black Friday?
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos para atrair compradores com promoções e descontos únicos e exclusivos no dia seguinte ao feriado de Dia de Ação de Graças, tradicional no país.
Com seus preços baixos e acessíveis, a data marca o início das vendas de Natal e é considerada o dia de maior número de compras feitas por consumidores no país.
Essa popularidade e sucesso da Black Friday no comércio estadunidense fez com que outros países adotassem a data. E o Brasil não ficou de fora: aqui, a data foi se popularizando entre os consumidores e se adaptando aos nossos costumes.
O resultado foi que, em 2023, a Black Friday brasileira chegou a movimentar R$5,2 bilhões no país – uma queda de cerca de 15% em relação a 2022, que movimentou R$6,1 bilhão na economia brasileira,
Quando acontece a Black Friday?
Em 2024, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro, última sexta feira do mês.
Quais são as expectativas para a Black Friday 2024?
Antes da Black Friday, é comum que pesquisas e estudos sejam divulgados prevendo as tendências de consumo na data. Dessa forma, é possível que as empresas se preparem para atender os clientes – algo que é fundamental para garantir que não haverá imprevistos e que seja possível atender bem todos os consumidores.
Por isso, nós do Programa Avançar separamos as principais tendências para a Black Friday 2024!
Os consumidores preferem comprar online
Segundo uma pesquisa do Wake, 58% dos brasileiros preferem fazer compras na Black Friday em e-commerces. Marketplaces (47,8%) e aplicativos de compra (44,3%) seguem os e-commerces como principais meios de compra entre os brasileiros para a Black Friday.
Na mesma pesquisa, os 66% dos consumidores querem adquirir produtos na Black Friday, enquanto 23% ainda estão indecisos quanto a compras na data.
Itens desejados
Aqui, é importante saber que, entre os consumidores que querem adquirir produtos na Black Friday, 55% tem como foco fazer compras de itens essenciais, enquanto outros 45,9% têm como objetivo adquirir itens de desejo – ou seja, aqueles que não são essenciais, mas são algo que os consumidores querem.
Já entre as categorias de produtos desejados, eletrônicos e informática estão na primeira posição, sendo os produtos mais buscados por 26,2% dos consumidores. Eles são seguidos de perto por eletrodomésticos e eletroportáteis (23,4%) e, por fim, moda e acessórios (20,4%).
Expectativa de gastos
Segundo a pesquisa do Wake, mais de 23% dos consumidores pretendem gastar acima de R$1.000 em compras durante a Black Friday.
Já 18,4% pretendem gastar entre R$501 e R$1.000 e 9,5% do público interessado na Black Friday gastará entre R$201 e R$300.
Também é importante se atentar ao fato de que 20,1% do público ainda não sabe quanto irá gastar na data.
Cartão de crédito segue sendo a forma favorita de pagamento
Seguindo a tendência de 2023, o cartão de crédito segue sendo a forma de pagamento favorita do público: 38,3% pretendem usar o cartão de crédito para efetuar as compras de forma parcelada, enquanto 24% usarão o cartão de crédito para pagamentos à vista.
O pix, a forma de pagamento mais popular entre os brasileiros, será usado por 22,6% dos brasileiros e 5% usarão o boleto como forma de pagamento.
Há motivos para desistir das compras
Os consumidores também podem desistir de fazer compras se acharem que a oferta não é boa o suficiente.
Segundo a pesquisa, taxas de frete ruins fariam 31,4% dos consumidores desistir de uma compra, seguido de perto pela falta de confiança na loja (28,4%) e avaliações ruins nas redes sociais – que fariam 25,1% dos consumidores desistirem da compra.
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