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ROAS: O que é, como calcular e por que é diferente do ROI

A imagem mostra uma fita métrica e um conjunto de blocos mostrando a sigla ROAS.

O que você precisa saber: 

  • O ROAS é usado para que você possa calcular se o investimento em marketing em sua empresa está dando resultados; 

  • Ele permite que ações de marketing sejam repensadas e reformuladas se não dão o resultado esperado; 

  • Cada empresa deve estabelecer qual é o ROAS ideal para ela, mas é importante que ele esteja sempre acima de 0. 

Você já deve ter ouvido falar sobre o ROI (Retorno sobre Investimento), mas você sabia que existe uma versão desse indicador feito para quem quer calcular se as campanhas de marketing estão rendendo o suficiente para serem mantidas? 

É o ROAS, sigla para Return On Advertising Spend ou, em português, Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o ROAS e te mostrar como fazer esse cálculo. 

Leia agora! 

O que é ROAS?

Sigla para Return On Advertising Spend – em português, Retorno Sobre o Investimento em Publicidade –, o ROAS é um KPI que mostra se o retorno do dinheiro investido em ações de marketing compensa para a empresa. 

Ou seja, com o ROAS, é possível entender se os investimentos feitos em uma campanha de marketing, como o pagamento da promoção de um anúncio em uma rede social, estão trazendo lucros para um negócio. 

Quais são os investimentos em marketing que podem ser considerados no ROAS? 

É possível calcular o ROAS de toda companha de marketing digital que sua empresa fizer. 

Alguns dos exemplos das campanhas em que é possível calcular o ROAS são: 

  • Google Ads; 

  • Facebook Ads; 

  • Instagram Ads; 

  • Newsletter; 

  • E-mail marketing; 

  • Blog. 

Qual a diferença entre o ROAS e o ROI? 

A diferença entre o ROAS e o ROI é simples: enquanto o ROAS é utilizado para calcular o retorno de campanhas de marketing, o ROI é um indicador que pode ser usado para calcular o retorno de todos os investimentos da empresa: desde o feito no departamento de marketing até o investimento no departamento administrativo, de compras, de vendas – ou seja, o ROI é usado em qualquer investimento que a empresa faz. 

Então, sempre que você ouvir sobre ROI e ROAS, lembre-se: o ROI é para todo investimento, o ROAS é para investimentos em marketing. 

Qual a importância do ROAS? 

O ROAS é uma maneira de você entender se está perdendo dinheiro nas ações de marketing que faz em seu negócio. 

Isso porque, ao calcular o retorno que essas ações dão para a empresa, o ROAS mostra se o retorno do investimento é menor do que o esperado, está no nível previsto ou é maior do que o esperado. 

Com esses resultados em mãos, é possível repensar e reformular ações de marketing que tem resultados abaixo do esperado, entender quais são os pontos positivos das que tem um resultado maior e até mesmo eliminar ações inefetivas. 

Ou seja, calcular o ROAS é fundamental para cortar custos desnecessários em seu negócio. 

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Como calcular o ROAS? 

O ROAS, assim como o ROI, é calculado por meio de uma fórmula. Ela é a seguinte: 

ROAS = (Receita da campanha – Custo da campanha) / Custo da campanha 

Então, para calcular o ROAS, você precisa pegar quanto você ganhou com a campanha e subtrair o seu custo. Depois, basta dividir esse resultado novamente pelo custo da campanha e, assim, você terá seu ROAS. 

Vamos à um exemplo. 

A empresa Avançada investiu R$7.000 em uma campanha de Google Ads. Um mês depois, a receita dessa campanha era de R$10.000. Vamos descobrir o ROAS dessa campanha. 

Usando a fórmula do ROAS, teríamos o seguinte cálculo: 

ROAS = (Receita da campanha – Custo da campanha) / Custo da campanha 

ROAS = (10.000 – 7.000) / 7.000 

ROAS = 3.000 / 7.000 

ROAS = 0,42 

Ou seja, para cada R$1 gasto com essa campanha, a empresa tem R$0,42 de retorno em receita. 

Já em uma campanha de Instagram Ads, a empresa investiu R$3.000 e, depois de um mês, teve uma receita de R$1.200. 

Vamos descobrir o ROAS dessa campanha utilizando a fórmula: 

ROAS = (Receita da campanha – Custo da campanha) / Custo da campanha 

ROAS = (1.200 – 3.000) / 3.000 

ROAS = -1.800/3.000 

ROAS = -0,6 

Esse resultado mostra que, a cada R$1 investido na campanha de Instagram Ads, a empresa está perdendo R$0,60. Portanto, ter um resultado negativo no cálculo do ROAS representa as perdas financeiras que a empresa tem em sua campanha de marketing. 

Qual é um bom ROAS? 

Não existe um resultado de ROAS que é considerado bom ou ótimo, já que isso depende das metas e objetivos de cada empresa e suas campanhas. 

Mas, quanto maior o ROAS, melhor para os negócios. Ou seja, um resultado alto de ROAS é bom para a empresa. 

O importante é que o ROAS não seja negativo: isso indica que a empresa está perdendo dinheiro com seus investimentos em marketing e propaganda. 

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