Busca
Agronegócio Prospera

6 ferramentas para cuidar das suas finanças

A imagem mostra notas de real ao fundo com uma moeda de um real a frente.

Cuidar das finanças do seu negócio pode ser difícil e nós sabemos disso. Afinal, existe uma série de valores que precisam ser registrados, custos que precisam ser considerados, fornecedores a serem pagos e até mesmo clientes que devem ser cobrados. 

Mas, essa rotina pode se tornar mais fácil com o uso de ferramentas! Sim, existem ferramentas que vão te ajudar a deixar todo o dinheiro do seu negócio organizado, garantindo que você sempre saiba onde gastou e o que ganhou, rastreando seu dinheiro e garantindo que tudo esteja sempre em dia. 

Hoje, nós do Prospera Santander vamos te falar quais são essas ferramentas e como elas funcionam para que você possa usá-las em seu negócio! 

Continue lendo para saber mais! 

Quais são as ferramentas que podem ser usadas para cuidar das finanças de uma empresa? 

Entre as ferramentas que podem ser usadas por você para cuidar das finanças estão: 

  1. Fluxo de Caixa 

O fluxo de caixa é uma ferramenta que te ajuda a monitorar todo o dinheiro que entra e sai do seu negócio. Assim, ele permite que você acompanhe a situação da sua empresa, controle suas finanças e saiba de onde o dinheiro do seu negócio tem e para onde ele vai. 

Para elaborar um fluxo de caixa, você precisa montar uma planilha – que pode ser online ou manual – com os seguintes itens: 

  • Contas a pagar; 

  • Contas a receber; 

  • Vendas; 

  • Lucros. 

Depois, é necessário registrar todas essas informações na planilha, tanto as referentes a períodos anteriores quanto as informações atuais. 

Assim, basta atualizar a planilha periodicamente com todas as informações financeiras que compõem o fluxo de caixa. 

Fazendo esse controle, você consegue: 

  • Fazer o controle financeiro da sua empresa; 

  • Entender a situação das suas finanças; 

  • Planejar gastos e a tomada de decisões. 

Você encontra um guia completo de como fazer o fluxo de caixa para o seu negócio em nosso blog! 

  1. Controle de Contas a Pagar 

Você já esqueceu de pagar um boleto do seu negócio ou até mesmo uma conta pessoal? O controle de contas a pagar é uma maneira de evitar que situações como essa aconteçam! 

Nele, você vai ter informações sobre suas contas para pagar, como: 

  • Para quem pagar;  

  • O valor a ser pago;  

  • Data de vencimento/pagamento.  

Dessa forma, você sempre vai saber o que precisa pagar e não vai mais perder datas e lidar com juros que te fazem ter prejuízos financeiros – ou seja, te fazem perder dinheiro. 

No nosso blog, você encontra um conteúdo completo sobre como fazer um controle de contas a pagar! 

  1. Controle de Custos 

Saber quais são os custos do seu negócio é importante não apenas para fazer o registro em seu fluxo de caixa e para saber o que você precisa pagar: com ele, é possível aumentar os seus lucros. 

A lógica é simples: o lucro de um negócio é tudo o que resta de seu faturamento depois de pagos os seus custos. Então, se você diminui os custos, você diminui o que é pago e, consequentemente, aumenta seu lucro. 

Com o controle de custos, fica mais fácil visualizar tudo o que você gasta para manter seu negócio funcionando e entender os custos que podem ser reduzidos e até mesmo eliminados, aumentando o que você ganha. 

Fazer um controle de custos é simples: basta registrar o que você paga e quanto você paga para manter seu negócio funcionando em uma planilha. Fornecedores, contas de luz e água, pagamentos para funcionários são alguns exemplos do que pode ser registrado na planilha. 

Ela pode ser feita semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente: o importante é usar e manter esse controle para tomar decisões relativas ao seu negócio. 

Microcrédito Prospera Santander

  1. Controle de Cobranças 

Você tem o costume de vender fiado e, por isso, não sabe quanto te devem ou quem precisa te pagar? Já percebeu algum erro nas suas finanças e, depois de pensar um pouco, descobriu que ele aconteceu porque algum cliente não te fez o pagamento por algo que comprou? 

Com o controle de cobranças, o que seus clientes precisam te pagar vai se tornar algo mais fácil de ser monitorado e você vai conseguir fazer cobranças e garantir que as pessoas saibam que estão te devendo. 

O controle de cobranças pode ser feito em uma planilha virtual ou manual e deve conter informações como: 

  • Quem te deve; 

  • Pelo que te deve; 

  • Valor devido; 

  • Informações de contato do devedor. 

Dessa forma, você consegue rastrear dívidas e fazer cobranças sempre que necessário.  

  1. Conciliação Bancária 

Apesar do nome complexo, a conciliação bancária é um processo simples e que garante que suas finanças estejam sempre em dia. 

Ela nada mais é do que o ato de comparar os registros financeiros de suas planilhas, como fluxo de caixa e controle de custos, com o extrato de sua conta bancária. 

Ao fazer isso, você consegue entender se tudo foi registrado da maneira correta, se há algum valor faltando em sua conta ou sem registro nos seus controles e ter outras informações em relação ao dinheiro do seu negócio. 

  1. CoPiloto Santander 

Uma ferramenta que reúne todas as outras ferramentas necessárias para cuidar das finanças da sua empresa: esse é o CoPiloto Santander, uma plataforma do Santander feita para que empreendedores donos de pequenas e médias empresas possam controlar tudo sobre o negócio em um só lugar. 

Com o CoPiloto Santander, é possível fazer o acompanhamento das entradas e saídas de dinheiro, controle de estoque, a emissão de notas fiscais, cadastrar seus fornecedores e muitas outras funções necessárias para a gestão de uma empresa. 

Conheça o CoPiloto Santander agora mesmo – ele é gratuito para quem tem conta Conta MEI +! 

Agora que você já sabe quais ferramentas você pode usar para cuidar das finanças do seu negócio, que tal continuar aprendendo sobre finanças com a gente? Comece agora mesmo nosso curso de Educação Financeira e aprenda a cuidar do dinheiro do seu negócio! 

Post ID: | Current Page ID: 2524

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.