Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Saiba como empreender com pouco dinheiro: manual de ideias para 2025

Você quer empreender, mas acha que não tem dinheiro o bastante para começar o seu próprio negócio? Fizemos esse post com o intuito de reunir aqui algumas ideias para quem quer empreender com pouco dinheiro.   

Para a abertura do seu empreendimento, será necessário ter um pouco de caixa, principalmente para a estrutura básica, como a compra de domínio para o site da empresa e todo o processo de formalização. Porém, realmente, isso tudo é possível de ser realizado com baixo custo, a depender do seu tipo de negócio. 

Neste manual, trouxemos algumas ideias para você abrir um negócio com pouco dinheiro em 2025. Acompanhe com a gente algumas das principais tendências e saiba mais!

Ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro 

Empreender é muito mais do que abrir o próprio negócio, representa a possibilidade de inovar no mercado e obter seu sucesso profissional. Tendo em vista os recentes acontecimentos e avanços tecnológicos, empreender é sempre um desafio que apresenta cada vez mais oportunidades, principalmente pela necessidade de novos negócios.    

Quer saber quais são? Mostraremos a seguir as principais ideias. Lembre-se que, apesar de um baixo custo de investimento, o sucesso do seu empreendimento vai depender do seu foco e força de vontade em fazer acontecer. Então, mãos à obra! 

Economia colaborativa  

A economia colaborativa se trata de um modelo de negócios que tem como principal objetivo o compartilhamento de bens e serviços. Seja no aluguel, empréstimo ou em outro tipo de negócio. Sendo assim, também é possível que as empresas participem ao dividirem o uso ou a aquisição de um produto ou serviço, ou seja, há um ganho de produtividade e redução de custos para que o negócio funcione. 

Hoje há muitas opções de sites de economia colaborativa que exigem pouco custo para começar o seu negócio, algumas opções são: 

  • revenda de roupas e utensílios em sites como Enjoei ou Shopee. Basta comprar produtos com potencial e revendê-los com lucro. Se você assistiu a série "Girlboss", da Netflix, sabe do exemplo da grande empreendedora Sophia Amoruso, que é hoje um dos nomes mais respeitados da moda e começou sua carreira dessa forma. 
  • venda de artesanatos em sites como o Elo7. É uma ótima alternativa para você que não possui dinheiro para abrir sua própria Loja Virtual neste momento. 

Serviços feitos em casa 

São vários os serviços que podem ser feitos em casa. A lista é imensa. Separamos aqui algumas ideias para quem quer começar com pouco dinheiro: 

  • consertos gerais, tais como consertos de aparelhos eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e roupas, por exemplo; 
  • serviços de marketing digital, realizando serviços de assessoria de mídias sociais, marketing de influência ou marketing de beleza. Muitos são os cursos gratuitos e disponíveis na internet que podem auxiliar nos primeiros passos. Para começar, basta um computador e um celular; 
  • design gráfico ou edição de vídeos, você pode começar com trabalhos simples para adquirir portfólio e assim atrair mais clientes;
  • redator, oferecendo serviços como freelancer;
  • criação de conteúdo e social media, auxiliando pequenas empresas que precisam de ajuda para se posicionar no digital;
  • gestão de tráfego pago ou anúncios, onde com um curso rápido você pode começar a atender pequenas empresas;
  • planejador, seja de refeições, indicando o que comprar, quando, onde ou o que cozinhar. Ainda nessa linha de planejador, o segmento de viagens também pode se tornar um negócio com pouco investimento. Nem todo mundo tem tempo de comparar preços de hospedagens e passagens ou traçar um guia turístico.  

Educação e desenvolvimento pessoal   

A área da educação e do desenvolvimento pessoal são uma possibilidade para aqueles que desejam empreender com pouco dinheiro. Você pode fazer anúncios em plataformas onde alunos conseguem encontrar professores, deixando o seu contato e o valor por aula. 

Além disso, você também pode investir em mentorias ou consultorias de algo que você já domina. E isso desde finanças pessoais e organização, até carreira e maternidade. Que tal?

Alimentação saudável  

Negócios sustentáveis e de alimentação saudável continuam sendo tendência para os próximos anos. Então, trouxemos aqui duas dicas de negócios nessa vertente que podem ser iniciados com pouco dinheiro.  

  • Foodbike ou foodtruck, são negócios que talvez exijam mais investimentos logo no início, caso você já não tenha uma bicicleta ou van. De qualquer forma, é um modelo de negócios que está em alta e pode ser iniciado com baixo custo em comparação com empreendimentos físicos comerciais; 
  • A produção e entrega de marmitas continua em alta graças ao crescimento do estilo de vida saudável. E o melhor é que, neste nicho, o custo de produção é baixo e de divulgação também, já que pode ser feito via redes sociais ou aplicativos de delivery, como Rappi e Ifood. Uma dica alinhada à nossa ideia de alimentação saudável, é ter uma linha de marmitas veganas e/ou vegetarianas, tendo em vista o aumento de pessoas adeptas a essas dietas.

Influenciador digital

A carreira de criador de conteúdo para a internet está com tudo! Você pode começar abordando assuntos que gosta, como culinária, viagens, moda, tecnologia, automóveis e mais uma infinidade de temas! Tudo o que você precisa é ter uma conta ativa nas redes sociais e se dedicar para criar uma comunidade ativa e fiel ao seu conteúdo.

Evite problemas financeiros e abra sua conta PJ

Escolha seu tipo de negócio 

Agora, vamos para os passos finais. Com a ideia em mãos, antes de qualquer coisa, defina se você será um empresário individual, MEI ou profissional liberal.  

A partir disso, trouxemos dois modelos de negócios que são acessíveis e demandam pouco investimento. 

Negócios sem funcionários 

Sim, um negócio só seu. Contratar pessoas é um custo a mais e pode gerar o transbordamento do seu orçamento, especialmente no começo, enquanto você ainda não está faturando.

Por isso, dependendo do seu tipo de ideia e caixa, iniciar o negócio sozinho é uma melhor opções. Esse plano tendo em vista um cenário inicial dos negócios, para manter seu custo inicial e seus custos fixos baixos.

Negócios em casa 

Uma localização comercial física é um dos principais custos fixos iniciais de um empreendedor. Sendo assim, a nossa segunda dica é: comece seu negócio em casa. Já mostramos aqui diversas ideias que abrangem esse tipo de negócio. Começar o seu negócio sem gastar dinheiro com aluguel, móveis e materiais de escritório é uma boa, certo? 

Trabalhando em casa, muitas vezes, o investimento pode ser zero. Ou então, de apenas um notebook e alguns softwares específicos para a gestão e operacionalização da empresa.

Então, um último toque: como falamos, mesmo que o valor de investimento para iniciar esses negócios seja considerado baixo, isso não quer dizer que empreender é fácil. Será necessária muita dedicação, tempo e esforço, principalmente se você ainda continuar trabalhando em outra empresa paralelamente. Porém, o importante é levar em conta a sua capacitação, já que será a única mão de obra da empresa nesse período inicial. 

Gostou das nossas dicas para empreender com pouco dinheiro? 😉 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5804

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.