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Negócios para abrir em casa: Confira 11 ideias para empreender em 2025

A imagem mostra uma mulher de cabelos castanhos soltos e uma blusa vermelha. Ela está sentada em uma mesa de escritório segurando um celular e olhando para um notebook. Atrás dela há uma estante com diversas caixas parecidas com caixas para entrega de produtos.

Seja pela comodidade ou investimento mais baixo em relação a um espaço físico, abrir um negócio em casa é uma ótima maneira de entrar no mundo do empreendedorismo. Com o mercado sempre em expansão, não faltam atividades para quem deseja começar. 

Para que esta iniciativa alcance sucesso a longo prazo, é necessário que haja planejamento. Por isso, além de desenvolver habilidades no ramo escolhido, você deve adaptar a sua residência, criando um ambiente adequado para executar suas atividades. 

Se você tem dúvidas sobre como agir para conseguir bons resultados, temos uma boa notícia: o Programa Avançar te ensina a se preparar para esta nova etapa da sua vida profissional. Confira negócios para abrir em casa em 2025!  

11 ideias de negócios para abrir em casa  

Para fazer uma escolha assertiva, não basta avaliar o potencial de lucratividade da ideia: quando o objetivo é crescer no mercado, o mais importante é escolher uma atividade que você se identifica.   

  1. Loja online  

A internet ampliou as possibilidades de negócio para empreendedores. Dentre as iniciativas que mais se destacam, está a criação de uma loja online, com divulgação realizada por site e redes sociais.  

Se esta for a sua escolha, o primeiro passo é definir qual tipo de produto será comercializado. Você pode apostar em moda feminina, perfumaria, acessórios ou eletrônicos, por exemplo.  

  1. Dropshipping 

Ainda na modalidade de vendas online, há o dropshipping. Este é o nome dado para um sistema em que a empresa que vende o produto atua como intermediária entre o cliente e o fornecedor.  

Tudo funciona da seguinte maneira: a loja é responsável por gerenciar o pagamento, realizar o atendimento e enviar o pedido para o fornecedor, que deve preparar e entregar os itens.  

A principal vantagem de apostar no dropshipping é não precisar de estoque próprio — um grande atrativo para quem pretende abrir um negócio em casa. Como os produtos e o envio serão responsabilidade de uma empresa parceira, você economiza o tempo que seria utilizado para a separação dos itens para focar em outros fatores importantes para o crescimento da empresa, como a divulgação.  

  1. Produção de alimentos  

O ramo alimentício traz uma infinidade de possibilidades de produção e comercialização para quem deseja trabalhar em casa, como salgados, pães, bolos, doces no geral, marmitas, comida saudável e muito mais.  

Para conquistar clientes e facilitar a logística, você pode terceirizar a entrega cadastrando sua marca em aplicativos como Ifood e Rappi. Dessa forma, se torna mais fácil que novos consumidores te encontrem e consumam aquilo que você oferece.  

  1. Artesanato 

Com a crescente busca dos consumidores por produtos feitos à mão, investir em artesanato é uma escolha promissora para 2025.  

Neste universo, você pode apostar em itens de crochê e tricô, criação de kits personalizados para datas comemorativas, decoração e lembrancinhas para festas, utensílios de cozinha, entre outros nichos, seja como renda extra ou principal.  

Para começar de forma estratégica, pesquise a demanda pelo seu tipo de artesanato e faça uma análise da concorrência. Sites como o Elo7, por exemplo, podem ser interessantes para impulsionar suas vendas.  

  1. Aulas particulares 

Ministrar aulas pode ser uma boa maneira de começar a empreender. Para isso, claro, é necessário que você tenha amplos conhecimentos na área escolhida. Cursos de idiomas e informática são exemplos de segmentos bastante procurados.  

Seu atendimento pode ser feito de forma online, em um espaço na sua própria residência ou até mesmo na casa do cliente. Para conquistar o público, o ideal é que você tenha várias opções de pacotes. Dessa forma, o consumidor tem a liberdade de escolher aquilo que faz mais sentido para a sua realidade.  

  1. Revenda de produtos 

Quem revende produtos tem a vantagem de poder trabalhar com marcas que já são conhecidas e conceituadas no mercado. Nesse caso, o consumidor tende a confiar na qualidade dos produtos e as possibilidades de venda são maiores.  

Dentro deste universo, é possível atuar revendendo cosméticos, semijoias, lingeries e utensílios domésticos, por exemplo. Tudo depende do seu público-alvo e preferência.  

  1. Produção de conteúdo 

Produzir conteúdo online pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Caso você tenha conhecimentos em marketing digital e comunicação, vale a pena empreender gerenciando as mídias sociais de outras marcas ou empreendedores.  

Outra possibilidade é investir na carreira de influencer digital, criando conteúdos constantemente nas principais plataformas que fazem sucesso atualmente, como Instagram e TikTok.  

  1. Salão de beleza  

Se a área da beleza está entre os seus pontos fortes, saiba que esta pode ser uma ótima opção de carreira.  

Você pode atuar como cabeleireiro, manicure, esteticista, podólogo, massagista, maquiador, visagista, entre outras frentes, preparando uma estrutura propícia em casa para atender seus clientes da melhor forma possível.  

Independentemente do nicho escolhido, é necessário que você se qualifique por meio de cursos de formação ou aperfeiçoamento para entregar os melhores resultados aos consumidores e, consequentemente, conquistar fidelização.  

  1. Dog walker  

Especialmente em grandes cidades, muitos tutores não têm tempo disponível para passear com seus pets. Observando esta necessidade, a profissão de dog walker foi criada – ou seja, passeador de cães. 

Para saber como agir em diferentes situações, este profissional deve saber o básico sobre saúde pet, além de buscar qualificações em adestramento e treinamento de cães. Quem está começando na área pode divulgar seus serviços por meio das redes sociais e panfletos em pet shops e clínicas veterinárias. 

  1.  Venda de itens usados 

Os brechós estão cada vez mais em alta. Sendo assim, criar um na sua casa (e vender tanto de forma física quanto online) pode ser uma decisão assertiva para quem quer empreender em 2025.  

  1.  Costura  

Seja para produzir peças ou realizar reparos simples, empreender na área da costura pode ser uma escolha de sucesso para a sua carreira. Com o objetivo de ganhar dinheiro no ramo e se organizar em sua produção, o ideal é que você escolha um nicho específico de atuação. 

Como se preparar para abrir um negócio em casa? 

Se a escolha da atividade foi realizada e você já possui conhecimentos na área, chegou o momento de preparar a sua casa para começar a empreender.  

Prepare um espaço adequado 

Para que o seu fluxo de trabalho flua da melhor maneira possível, é importante que você adapte o ambiente, garantindo o conforto e a estrutura necessária para concluir as tarefas que fazem parte do dia a dia da empresa.  

De preferência, escolha um cômodo específico para suas atividades profissionais, que seja separado de outras áreas da casa e garanta privacidade para ambas as partes.  

Invista nos equipamentos necessários 

Se você precisa de equipamentos e acessórios específicos para executar sua função, é importante realizar este investimento antes de começar.  

Formalize-se 

Formalizar o seu negócio é essencial para a sua segurança a longo prazo. Afinal, com esta escolha, você garante acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.  

Além disso, tendo um CNPJ, é possível emitir notas fiscais. Dessa forma, você pode prestar serviços para grandes empresas, contribuindo para o crescimento do seu negócio.  

Por ter impostos reduzidos em relação a outros tipos de formalização, a categoria MEI é uma boa opção para quem está começando. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios!  

Defina estratégias de divulgação  

Investir em marketing digital é fundamental para que uma empresa se torne conhecida e, consequentemente, amplie suas oportunidades de negócio. Sendo assim, além de se esforçar para entregar qualidade aos seus consumidores, você deve priorizar estratégias de divulgação que tragam visibilidade à sua marca, estando sempre presente na internet.   

Seja sempre profissional 

Estar em casa não significa que seu atendimento deve ser informal. Portanto, caso você receba clientes, lembre-se de se atentar à sua vestimenta e manter o ambiente sempre organizado.  

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