Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Negócios disruptivos: o que são e como investir

A tecnologia invadiu o ambiente dos negócios e está causando uma revolução em diversos setores. Desde a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), computação em nuvem e a implementação do e-commerce e redes sociais como canais de vendas, novos modelos de negócios estão surgindo. Dentre esses novos negócios, estão os chamados disruptivos, que são aqueles que inovam no mercado.

Mas não é simples criar um negócio disruptivo. Geralmente produtos inovadores levam um certo tempo desde a invenção até a sua popularização. Neste conteúdo, trouxemos as principais informações sobre o que é esse conceito, alguns exemplos no mercado e como investir neste tipo de negócio. Acompanhe com a gente e fique por dentro!

O que é um negócio disruptivo

Negócios disruptivos são aqueles que agem como vetores de mudança ao utilizar um novo modelo de negócios em determinado mercado.

Basicamente, o sucesso de uma estratégia de criação desse tipo de negócio utiliza como base a adaptação de ideias, da mesma forma que impacta e causa uma transformação dos planos de negócios.

Exemplos de negócios disruptivos

Com a implementação de novas tecnologias, é cada vez mais comum vermos empresas disruptivas surgindo nos mais diversos setores com inovações tecnológicas, tais como: telecomunicações, produção industrial, saúde e serviços financeiros.

Trouxemos aqui dois exemplos desse tipo de negócio que estão provocando uma grande mudança no seu mercado.

Serviços de streaming

A Netflix é um exemplo clássico de empresa disruptiva. Um novo mercado foi criado a partir do seu surgimento e popularização, causando uma grande transformação na indústria do entretenimento. Podemos perceber essa mudança na forma a qual as pessoas interagem hoje com conteúdo – os canais de streaming de vídeo ganharam forte adesão nos últimos anos. Com isso, esse mercado vem se tornando cada vez mais importante e impactando diretamente no consumo de dados, dispositivos móveis e smarTVs.

Moedas Digitais

As moedas digitais ou criptomoedas são uma outra inovação que causou uma grande revolução no mercado financeiro. Com a utilização da tecnologia blockchain, esse novo modelo trouxe menos burocracia quando comparado ao sistema bancário convencional, com a possibilidade de tornar as transações financeiras ainda mais digitalizadas e democráticas.

Como investir no meu próprio negócio disruptivo?

A criação de um modelo de negócio disruptivo consiste em apresentar uma solução que também tenha como foco a economia de custos operacionais, ao alcançar pessoas que ainda não tenham acesso a determinado produto ou serviço por conta de preço.

Por isso, é necessário perceber as oportunidades e investir em estratégias que possam trazer um conhecimento maior sobre o seu público-alvo, assim como em tecnologias para a realização de testes, pesquisas e análises que tragam insumos que sirvam como base para a melhor definição e gestão da inovação.

Em nossa plataforma Avançar +, temos muitos conteúdos que ajudam a trazer insights importantes com foco em estratégias inovadoras e digitais, como os nossos podcasts E-commerce e Revolução Digital. Confira as dicas dos nossos especialistas e saiba como implementar no seu negócio!

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.