Busca
Agronegócio Empreendedorismo

5 dicas de como garantir o 13º salário sendo empreendedor

Mão masculina segurando o dinheiro do 13º salário de sua empresa

O que você precisa saber: 

  • empreendedores não recebem o décimo terceiro salário automaticamente; 

  • é possível criar o seu próprio 13º salário sendo empreendedor, basta ter disciplina; 

  • contar com um planejamento ao longo do ano faz toda a diferença. 

Ao contrário dos trabalhadores de carteira assinada, que recebem o seu décimo terceiro salário no fim do ano, os empreendedores e profissionais autônomos nem sempre conseguem garantir este benefício.

Mas isso não significa que você precise abrir mão do seu 13º salário sendo empreendedor. Com organização financeira e planejamento ao longo do ano, é possível garantir uma renda extra em dezembro.

Seja para despesas pessoais, investimentos no negócio ou até para tirar férias com tranquilidade, confira as estratégias que o Programa Avançar criou para você: 

Por que empreendedores devem pensar em um 13º salário? 

Antes de mais nada, é preciso pensar que o fim de ano costuma trazer gastos extras, como presentes, viagens, impostos e, às vezes, a redução no volume de vendas em alguns setores.  

Então ter um valor reservado para este período específico do ano pode te ajudar a manter o equilíbrio financeiro e, assim, evitar dívidas. 

Além disso, separar um 13º salário sendo empreendedor pode funcionar como uma recompensa pelo trabalho feito ao longo do ano. E isso pode estimular você a buscar motivação, novos investimentos no negócio e até o merecido descanso. 

É possível garantir 13º salário sendo empreendedor? 

Sim, você pode garantir esse valor por conta própria! A seguir, você confere as dicas que o Programa Avançar separou para você: 

  1. Faça uma reserva mensal 

Primeiramente, comece separando mensalmente um percentual fixo da sua receita. Por exemplo, 1/12 do seu pró-labore ou do lucro líquido. Ao final de doze meses, você terá em mãos o valor equivalente ao 13º salário. 

  1. Inclua o 13º salário no planejamento anual 

Considere desde o início do ano o 13º salário sendo empreendedor como uma “despesa obrigatória” em seu negócio. Assim como você se organiza para pagar as contas fixas, inclua este valor no seu fluxo de caixa mensal. 

  1. Crie uma conta separada 

Guardar esse valor em uma conta separada (ou até mesmo uma aplicação financeira de liquidez diária) ajuda a evitar que o seu 13º salário sendo empreendedor seja utilizado no dia a dia e, consequentemente, garante disciplina no acúmulo da sua reserva financeira

  1. Aproveite períodos de alta nas vendas 

Em meses em que o seu negócio consegue atingir um faturamento acima da média, direcione parte do lucro extra para essa reserva. Inclusive, essa é uma maneira inteligente de usar a sazonalidade a seu favor. 

  1. Reinvista no seu negócio

Agora se o seu objetivo envolve o crescimento da empresa, o seu 13º salário sendo empreendedor pode ser transformado em capital de giro, marketing ou melhorias. Mas lembre-se que essa decisão deve ser alinhada aos seus objetivos de longo prazo, tudo bem? 

O 13º salário só depende de você 

 Após todas essas dicas, deu para notar que o 13º salário sendo empreendedor é totalmente possível e saudável: basta encarar essa reserva financeira como uma parte da gestão financeira do seu negócio. 

Afinal de contas, empreender também é sobre cuidar de si, garantir segurança e criar recompensas que mantenham a sua motivação sempre lá em cima.  

Por fim, organize-se desde já e chegue ao fim do ano com mais tranquilidade, assegurando o seu 13º salário sendo empreendedor! 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 6113

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.