O que você precisa saber:
-
empreendedores não recebem o décimo terceiro salário automaticamente;
-
é possível criar o seu próprio 13º salário sendo empreendedor, basta ter disciplina;
-
contar com um planejamento ao longo do ano faz toda a diferença.
Ao contrário dos trabalhadores de carteira assinada, que recebem o seu décimo terceiro salário no fim do ano, os empreendedores e profissionais autônomos nem sempre conseguem garantir este benefício.
Mas isso não significa que você precise abrir mão do seu 13º salário sendo empreendedor. Com organização financeira e planejamento ao longo do ano, é possível garantir uma renda extra em dezembro.
Seja para despesas pessoais, investimentos no negócio ou até para tirar férias com tranquilidade, confira as estratégias que o Programa Avançar criou para você:
Por que empreendedores devem pensar em um 13º salário?
Antes de mais nada, é preciso pensar que o fim de ano costuma trazer gastos extras, como presentes, viagens, impostos e, às vezes, a redução no volume de vendas em alguns setores.
Então ter um valor reservado para este período específico do ano pode te ajudar a manter o equilíbrio financeiro e, assim, evitar dívidas.
Além disso, separar um 13º salário sendo empreendedor pode funcionar como uma recompensa pelo trabalho feito ao longo do ano. E isso pode estimular você a buscar motivação, novos investimentos no negócio e até o merecido descanso.
É possível garantir 13º salário sendo empreendedor?
Sim, você pode garantir esse valor por conta própria! A seguir, você confere as dicas que o Programa Avançar separou para você:
-
Faça uma reserva mensal
Primeiramente, comece separando mensalmente um percentual fixo da sua receita. Por exemplo, 1/12 do seu pró-labore ou do lucro líquido. Ao final de doze meses, você terá em mãos o valor equivalente ao 13º salário.
-
Inclua o 13º salário no planejamento anual
Considere desde o início do ano o 13º salário sendo empreendedor como uma “despesa obrigatória” em seu negócio. Assim como você se organiza para pagar as contas fixas, inclua este valor no seu fluxo de caixa mensal.
-
Crie uma conta separada
Guardar esse valor em uma conta separada (ou até mesmo uma aplicação financeira de liquidez diária) ajuda a evitar que o seu 13º salário sendo empreendedor seja utilizado no dia a dia e, consequentemente, garante disciplina no acúmulo da sua reserva financeira.
-
Aproveite períodos de alta nas vendas
Em meses em que o seu negócio consegue atingir um faturamento acima da média, direcione parte do lucro extra para essa reserva. Inclusive, essa é uma maneira inteligente de usar a sazonalidade a seu favor.
-
Reinvista no seu negócio
Agora se o seu objetivo envolve o crescimento da empresa, o seu 13º salário sendo empreendedor pode ser transformado em capital de giro, marketing ou melhorias. Mas lembre-se que essa decisão deve ser alinhada aos seus objetivos de longo prazo, tudo bem?
O 13º salário só depende de você
Após todas essas dicas, deu para notar que o 13º salário sendo empreendedor é totalmente possível e saudável: basta encarar essa reserva financeira como uma parte da gestão financeira do seu negócio.
Afinal de contas, empreender também é sobre cuidar de si, garantir segurança e criar recompensas que mantenham a sua motivação sempre lá em cima.
Por fim, organize-se desde já e chegue ao fim do ano com mais tranquilidade, assegurando o seu 13º salário sendo empreendedor!
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<