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Dia dos Namorados 2025: Descubra as tendências para a data

A imagem mostra um cartão, alguns presentes e corações, representando o Dia dos Namorados.

O Dia dos Namorados 2025 já está chegando! Comemorado no dia 12 de junho, essa data representa uma oportunidade de aumentar as vendas em seu negócio.

Em 2024, as vendas online aumentaram 23% nessa data, representando um faturamento de R$ 19,8 bilhões para os e-commerces nas duas semanas anteriores ao 12 de junho. Já segundo o Serasa, as vendas do varejo físico brasileiro tiveram alta de 3,1% na semana do Dia dos Namorados no ano passado. Quem é empreendedor e quer aproveitar a data para aumentar seu lucro precisa começar a se preparar para o Dia dos Namorados 2025 o quanto antes.

Por isso, nesse artigo, nós do Programa Avançar trouxemos as novidades e tendências da data para esse ano para você se preparar. Continue lendo para saber mais!

Quando é o Dia dos Namorados?

Todos os anos, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho pelos brasileiros. A data foi criada em 1949 pelo publicitário João Doria, que escolheu o 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”.

Nos últimos anos, o dia 14 de fevereiro também tem se tornado popular pois é a data na qual é comemorado o dia de São Valentim, correspondente ao Dia dos Namorados nos Estados Unidos.

Tendências para o Dia dos Namorados 2025

Reunimos as principais tendências para o Dia dos Namorados em 2025, tendo como base o comportamento do público nos anos anteriores. Confira agora os principais insights!

Setores que mais vendem

Ao comparar as vendas dos Dias dos Namorados em 2023 e 2024, é possível identificar tendências que devem se repetir em 2025.

Nos anos anteriores, os setores que mais fizeram sucesso na data foram os de produtos de beleza, moda e, por fim, eletrodomésticos e eletroportáteis – como celulares e tablets. Segundo dados da Neotrust reunidos pelo site E-commerce Brasil, no ano de 2024:

  • Os itens de cuidados com os cabelos tiveram aumento de vendas de 119,2% durante a época do Dia dos Namorados em comparação a 2023, seguidos de perto por maquiagens, cujas vendas tiveram um aumento de 89,2%. Apesar disso, houve queda de 26,5% das vendas em perfumes;
  • Moda – ou seja, roupas e calçados – foi um dos setores mais relevantes para o Dia dos Namorados. Em 2024, houve um aumento de 106,4% nas vendas de calçados e de 152,9% em acessórios se comparado a 2023. Por outro lado, a venda roupas femininas e masculinas registrou uma queda de 8,3%, mostrando que as pessoas dão preferência a acessórios em vez de presentear com peças de roupas;
  • Eletrodomésticos também são presentes de Dia dos Namorados: em 2024, geladeiras (23%) e máquinas de lavar (16,2%) tiveram, respectivamente, um aumento de 23% e 16,2% em relação as vendas do ano anterior.
  • Smartphones e tablets são opções de presentes, mas tem visto suas vendas diminuírem: houve retração de 16,5% em relação a 2023.

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Datas de compra

Segundo o Google, em 2024, muitas pessoas deixaram para comprar o presente em cima da hora: segundo uma pesquisa feita para o blog Think With Google, 29% dos consumidores preferiram comprar o presente na semana do Dia dos Namorados e 11% decidiu fazer a compra na véspera – ou seja, no dia 11 de junho.

Mas os adiantados também existem: 12% dos consumidores compram o presente um mês antes e a mesma parcela faz a compra com mais de um mês de antecedência. Por outro lado, 23% compram 15 dias antes.

Portanto, se você tem um negócio e quer aproveitar o Dia dos Namorados para aumentar suas vendas, é uma boa ideia estar pronto não apenas para quem faz compras com antecedência, mas também para os atrasados, que decidem a compra de última hora.

Os presentes não são só para os namorados...

Existem muitas pessoas que aproveitam as promoções que surgem em datas como o Dia dos Namorados para presentear... Elas mesmas!

Um dado do Google apontou que 39% dos brasileiros tinham como intenção utilizar os descontos da data para adquirir um smartphone para si mesmos.

Tendo isso em mente, vale se preparar para pessoas que não buscam nada romântico para a data e querem usá-la para comprar itens de necessidade ou mesmo para se presentearem.

Experiências também são presentes

Com o fim da pandemia, o número de casais que buscam comemorar a data fora de casa cresceu. Por isso, quem tem negócios voltados aos setores de gastronomia e hospitalidade devem ficar de olho na data para aproveitar as oportunidades que ela traz.

E setores relacionados também podem aproveitar: por exemplo, quem viaja precisa de acessórios e itens, como malas, para conseguir fazer um bom passeio; quem vai se deslocar de carro, pode precisar de uma revisão de seu automóvel antes do Dia dos Namorados; quem viaja e tem pets pode precisar de alguém para tomar conta deles enquanto está fora.

Como vender mais no Dia dos Namorados 2025?

Além de reunir as tendências para a data esse ano, trouxemos também estratégias que você pode usar para conquistar clientes e vender mais!

Veja agora quais são elas:

Marque presença nas redes sociais

Estar nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio. Mas, além disso, também é preciso marcar presença por meio de posts, conteúdos e interações com seguidores e clientes.

Aproveite o Dia dos Namorados para engajar em seus perfis, falando sobre suas promoções e como comemorar a data com a pessoa amada. Vale utilizar hashtags temáticas, oferecer brindes, fazer parcerias com influenciadores e outros perfis populares naquela rede e outras ações que te ajudem a aumentar a visibilidade do seu negócio e gerar engajamento. Leia também: Como vender no Instagram: 10 dicas para vender mais

Crie campanhas direcionadas

Investir em campanhas digitais nas redes sociais e nos mecanismos de busca, como o Google, é uma forma de aumentar suas vendas e conquistar o público.

Dessa forma, você garante que suas promoções sejam vistas pelas pessoas certas – ou seja, seu público-alvo – e que as conversões sejam mais efetivas.

Ofereça presentes e experiências personalizadas

Personalizações são chances de criar conexão emocional entre a pessoa e o presente que ela ganhar. Por isso, você deve utilizá-las para criar um presente ou uma experiência única, que capture a atenção de quem vai presentear e se torne especial para quem vai receber.

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