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O que fazer para o Dia da Mulher: Ideias para vender mais nessa data

A imagem apresenta 7 mulheres de diferentes idades e etnias, representando o combate às desigualdades e a discriminação de gênero.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma das datas mais importantes para o comércio. Além de ser um momento para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, também representa uma grande oportunidade de vendas para e-commerces e lojas físicas.  

Descubra estratégias para aumentar suas vendas e destacar o seu negócio neste artigo que nós do Programa Avançar preparamos para você! 

Leia agora! 

O que é o Dia da Mulher? 

Criado no início do século XX como resultado das lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e equiparação de salário, o Dia da Mulher é uma data globalmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que celebra o combate às desigualdades e a discriminação de gênero. 

Atualmente, a data celebra também a luta contra o machismo e a violência contra a mulher. 

Nessa data, marcas e empresas, tanto online quanto físicas, têm se organizado para criar campanhas que vão além das tradicionais homenagens, aproveitando para promover seus serviços e produtos voltados para o público feminino. 

Quando é o Dia da Mulher? 

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. 

A escolha pelo dia 8 ocorreu por influência de momentos históricos, como a greve de trabalhadoras russas em 8 de março de 1917. Após a Segunda Guerra Mundial, a data foi se popularizando como um dia de homenagem às mulheres e nos anos 1960 já tinha se tornado uma comemoração tradicional. No entanto, apenas em 1975 foi oficializada pela ONU. 

O que fazer para o Dia da Mulher? 

Se você está pensando em como preparar ações e estratégias para o Dia da Mulher, o primeiro passo é entender o perfil e as expectativas do seu público-alvo. Para isso, é importante saber o que suas clientes valorizam, quais tipos de produtos ou serviços fazem sentido para a data e pensar no que pode atrair as consumidoras. 

As empresas costumam abordar temas como empoderamento feminino, autocuidado, independência financeira e empreendedorismo feminino para se alinhar com a data e criar uma conexão emocional com o público. 

Como preparar seu negócio para o Dia da Mulher? 

Datas comemorativas representam boas oportunidades de venda para os negócios, e isso não é diferente com o Dia da Mulher.  

Preparar o seu negócio com antecedência é muito importante para garantir que não aconteçam imprevistos e que você consiga atender bem os seus clientes. Além disso, com um bom planejamento é possível garantir uma boa precificação dos produtos, garantindo lucro e fidelizando clientes, além da oportunidade de se destacar da concorrência.  

Para que você esteja preparado para o Dia da Mulher, você pode adotar estratégias como:   

Personalize a sua comunicação 

Converse diretamente com o público para que todas as suas clientes saibam das suas promoções. Envie mensagens comunicando suas ações para a data através de canais como e-mail ou WhatsApp. 

Prepare o seu estoque 

O volume de vendas na data pode aumentar, e é importante que o seu negócio tenha uma quantidade de produtos suficiente para atender a demanda dos clientes.  

Boas estratégias de gestão de estoque incluem buscar fornecedores confiáveis para abastecer os produtos no prazo, bem como avaliar o histórico de vendas da data e analisar dados de mercado para dimensionar a demanda.  

Planeje ações com antecedência 

Faça uma pesquisa de público-alvo para entender as necessidades dos seus clientes na data, busque entender quais ações seus concorrentes realizaram em anos anteriores e estude tendências de mercado para trazer novidades interessantes para a comemoração. 

Crie um visual temático 

Atualize o layout do seu site ou decore sua loja com uma estética voltada para a celebração da data, utilizando cores e mensagens que façam referência ao tema. 

Ofereça benefícios 

Promoções, brindes e descontos específicos para o Dia da Mulher são uma ótima maneira de atrair mais clientes. 

Diversifique as formas de pagamento 

Diversificar as formas de pagamento é uma boa alternativa para não perder uma venda e tornar a experiência de compra satisfatória para o cliente. O cartão de crédito, por exemplo, permite o parcelamento, o que pode fazer com que o cliente queira comprar mais. 

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6 estratégias para vender no Dia da Mulher 

Você já se perguntou o que vender para o público feminino?  

É possível criar estratégias de venda para qualquer segmento nessa data, pois não há um produto ou serviço específico que pode ser vendido para as mulheres.  

No entanto, é importante lembrar que, em datas comemorativas, a concorrência pode aumentar, então oferecer boas ações promocionais pode ser o diferencial para que o cliente escolha a sua marca.  

Pensando nisso, confira abaixo 6 táticas para alavancar as vendas do seu negócio no Dia da Mulher: 

  1. Ofertas relâmpago 

Nessa data, é muito comum que os clientes estejam em busca de ofertas, então crie promoções por tempo limitado para incentivar a compra imediata e atrair a atenção do público. 

  1. Descontos progressivos 

Ofereça descontos que aumentam conforme o valor da compra, fazendo com que o ticket médio aumente à medida que os clientes aproveitam as ofertas. 

  1. Frete grátis ou condicionado 

O frete é sempre um atrativo e pode ser um diferencial para o cliente. Você pode oferecer frete grátis para determinadas regiões, ou pode disponibilizá-lo para compras acima de um valor específico.  

  1. Conteúdo nas redes sociais 

Crie postagens com temas relacionados à data, destacando a importância da mulher e promovendo seus produtos de forma orgânica. 

  1. Brindes especiais 

Ofereça brindes para compras que forem realizadas durante o Dia da Mulher. Assim como o frete grátis, o brinde pode ser oferecido para compras acima de um valor específico. 

  1. Promoções indique e ganhe 

Para aumentar a aderência do público, uma boa estratégia é a de promoções indique e ganhe: ofereça um desconto ou condição especial para a cliente que indicar o seu estabelecimento para alguém. Vale também oferecer alguma condição para quem realizar a compra por meio da indicação.  

5 campanhas para fazer no Dia da Mulher 

Fazer ações de marketing aumenta a confiança dos clientes e são uma oportunidade valiosa para fortalecer a imagem do negócio. Usar a criatividade e investir na autenticidade são diferenciais que ajudam a atrair a atenção das consumidoras. 

Para o Dia da Mulher, foque em campanhas que mostram o seu compromisso com a igualdade de gênero e responsabilidade social. Além de gerar valor para a sua marca, isso ajuda a conscientizar os consumidores sobre a importância e o real significado da data.  

  1. Campanhas de empoderamento 

Campanhas que inspiram e fortalecem mulheres ajudam a empresa a se conectar com o público feminino. Você pode trazer histórias inspiradoras de mulheres que trabalham na sua empresa ou que consomem os seus produtos ou serviços. 

  1. Parcerias com influenciadoras 

No Dia da Mulher, colaborações com influenciadoras femininas podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio. 

  1. Campanhas para organizações femininas 

Você pode fazer campanhas para organizações que promovam o direito das mulheres, com ações ou doação de parte dos lucros para as organizações. Isso reforça que as campanhas de marketing do seu negócio são legítimas.   

  1. Sorteios e Concursos 

Sorteios e concursos são interessantes para promover a marca. Vale a pena escolher um prêmio que seja relacionado com o Dia da Mulher ou com o perfil das suas consumidoras. 

  1. Eventos e conteúdos 

Outra forma eficaz de engajar o público é promovendo eventos ou conteúdos relevantes, seja no ambiente físico ou digital. Palestras, lives, workshops ou e-books com temas como empreendedorismo feminino ou desenvolvimento pessoal podem ajudar a gerar valor para as consumidoras. 

5 ideias de brindes para o Dia da Mulher 

Oferecer brindes para o Dia da Mulher é outra estratégia interessante para atrair e surpreender clientes. Esses “mimos” podem incentivar as compras e aumentar a fidelização das consumidoras. 

Confira algumas ideias de brindes que separamos para você: 

  1. Kits de beleza 

São itens que remetem ao autocuidado e bem-estar, como sabonetes artesanais, batons ou esmaltes. 

  1. Acessórios personalizados 

Acessórios personalizados com a data como chaveiros, ecobags ou pulseiras são brindes práticos e valorizados pelas consumidoras. 

  1. Lembrancinhas temáticas 

Cadernos com frases inspiradoras ou velas aromáticas são exemplos de lembrancinhas que podem carregar um valor simbólico. 

  1. Experiências gratuitas  

Experiências gratuitas são um diferencial e podem ajudar a atrair muitas clientes para o seu negócio. Sessões rápidas de massagem, consultorias de imagem ou aulas de maquiagem são alguns exemplos de brindes para o Dia da Mulher. 

  1. Chocolates e doces personalizados 

Bombons, cookies ou caixas de chocolate são facilmente personalizáveis e sempre fazem sucesso. 

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