O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma das datas mais importantes para o comércio. Além de ser um momento para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, também representa uma grande oportunidade de vendas para e-commerces e lojas físicas.
Descubra estratégias para aumentar suas vendas e destacar o seu negócio neste artigo que nós do Programa Avançar preparamos para você!
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O que é o Dia da Mulher?
Criado no início do século XX como resultado das lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e equiparação de salário, o Dia da Mulher é uma data globalmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que celebra o combate às desigualdades e a discriminação de gênero.
Atualmente, a data celebra também a luta contra o machismo e a violência contra a mulher.
Nessa data, marcas e empresas, tanto online quanto físicas, têm se organizado para criar campanhas que vão além das tradicionais homenagens, aproveitando para promover seus serviços e produtos voltados para o público feminino.
Quando é o Dia da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março.
A escolha pelo dia 8 ocorreu por influência de momentos históricos, como a greve de trabalhadoras russas em 8 de março de 1917. Após a Segunda Guerra Mundial, a data foi se popularizando como um dia de homenagem às mulheres e nos anos 1960 já tinha se tornado uma comemoração tradicional. No entanto, apenas em 1975 foi oficializada pela ONU.
O que fazer para o Dia da Mulher?
Se você está pensando em como preparar ações e estratégias para o Dia da Mulher, o primeiro passo é entender o perfil e as expectativas do seu público-alvo. Para isso, é importante saber o que suas clientes valorizam, quais tipos de produtos ou serviços fazem sentido para a data e pensar no que pode atrair as consumidoras.
As empresas costumam abordar temas como empoderamento feminino, autocuidado, independência financeira e empreendedorismo feminino para se alinhar com a data e criar uma conexão emocional com o público.
Como preparar seu negócio para o Dia da Mulher?
Datas comemorativas representam boas oportunidades de venda para os negócios, e isso não é diferente com o Dia da Mulher.
Preparar o seu negócio com antecedência é muito importante para garantir que não aconteçam imprevistos e que você consiga atender bem os seus clientes. Além disso, com um bom planejamento é possível garantir uma boa precificação dos produtos, garantindo lucro e fidelizando clientes, além da oportunidade de se destacar da concorrência.
Para que você esteja preparado para o Dia da Mulher, você pode adotar estratégias como:
Personalize a sua comunicação
Converse diretamente com o público para que todas as suas clientes saibam das suas promoções. Envie mensagens comunicando suas ações para a data através de canais como e-mail ou WhatsApp.
Prepare o seu estoque
O volume de vendas na data pode aumentar, e é importante que o seu negócio tenha uma quantidade de produtos suficiente para atender a demanda dos clientes.
Boas estratégias de gestão de estoque incluem buscar fornecedores confiáveis para abastecer os produtos no prazo, bem como avaliar o histórico de vendas da data e analisar dados de mercado para dimensionar a demanda.
Planeje ações com antecedência
Faça uma pesquisa de público-alvo para entender as necessidades dos seus clientes na data, busque entender quais ações seus concorrentes realizaram em anos anteriores e estude tendências de mercado para trazer novidades interessantes para a comemoração.
Crie um visual temático
Atualize o layout do seu site ou decore sua loja com uma estética voltada para a celebração da data, utilizando cores e mensagens que façam referência ao tema.
Ofereça benefícios
Promoções, brindes e descontos específicos para o Dia da Mulher são uma ótima maneira de atrair mais clientes.
Diversifique as formas de pagamento
Diversificar as formas de pagamento é uma boa alternativa para não perder uma venda e tornar a experiência de compra satisfatória para o cliente. O cartão de crédito, por exemplo, permite o parcelamento, o que pode fazer com que o cliente queira comprar mais.
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6 estratégias para vender no Dia da Mulher
Você já se perguntou o que vender para o público feminino?
É possível criar estratégias de venda para qualquer segmento nessa data, pois não há um produto ou serviço específico que pode ser vendido para as mulheres.
No entanto, é importante lembrar que, em datas comemorativas, a concorrência pode aumentar, então oferecer boas ações promocionais pode ser o diferencial para que o cliente escolha a sua marca.
Pensando nisso, confira abaixo 6 táticas para alavancar as vendas do seu negócio no Dia da Mulher:
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Ofertas relâmpago
Nessa data, é muito comum que os clientes estejam em busca de ofertas, então crie promoções por tempo limitado para incentivar a compra imediata e atrair a atenção do público.
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Descontos progressivos
Ofereça descontos que aumentam conforme o valor da compra, fazendo com que o ticket médio aumente à medida que os clientes aproveitam as ofertas.
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Frete grátis ou condicionado
O frete é sempre um atrativo e pode ser um diferencial para o cliente. Você pode oferecer frete grátis para determinadas regiões, ou pode disponibilizá-lo para compras acima de um valor específico.
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Conteúdo nas redes sociais
Crie postagens com temas relacionados à data, destacando a importância da mulher e promovendo seus produtos de forma orgânica.
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Brindes especiais
Ofereça brindes para compras que forem realizadas durante o Dia da Mulher. Assim como o frete grátis, o brinde pode ser oferecido para compras acima de um valor específico.
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Promoções indique e ganhe
Para aumentar a aderência do público, uma boa estratégia é a de promoções indique e ganhe: ofereça um desconto ou condição especial para a cliente que indicar o seu estabelecimento para alguém. Vale também oferecer alguma condição para quem realizar a compra por meio da indicação.
5 campanhas para fazer no Dia da Mulher
Fazer ações de marketing aumenta a confiança dos clientes e são uma oportunidade valiosa para fortalecer a imagem do negócio. Usar a criatividade e investir na autenticidade são diferenciais que ajudam a atrair a atenção das consumidoras.
Para o Dia da Mulher, foque em campanhas que mostram o seu compromisso com a igualdade de gênero e responsabilidade social. Além de gerar valor para a sua marca, isso ajuda a conscientizar os consumidores sobre a importância e o real significado da data.
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Campanhas de empoderamento
Campanhas que inspiram e fortalecem mulheres ajudam a empresa a se conectar com o público feminino. Você pode trazer histórias inspiradoras de mulheres que trabalham na sua empresa ou que consomem os seus produtos ou serviços.
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Parcerias com influenciadoras
No Dia da Mulher, colaborações com influenciadoras femininas podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio.
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Campanhas para organizações femininas
Você pode fazer campanhas para organizações que promovam o direito das mulheres, com ações ou doação de parte dos lucros para as organizações. Isso reforça que as campanhas de marketing do seu negócio são legítimas.
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Sorteios e Concursos
Sorteios e concursos são interessantes para promover a marca. Vale a pena escolher um prêmio que seja relacionado com o Dia da Mulher ou com o perfil das suas consumidoras.
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Eventos e conteúdos
Outra forma eficaz de engajar o público é promovendo eventos ou conteúdos relevantes, seja no ambiente físico ou digital. Palestras, lives, workshops ou e-books com temas como empreendedorismo feminino ou desenvolvimento pessoal podem ajudar a gerar valor para as consumidoras.
5 ideias de brindes para o Dia da Mulher
Oferecer brindes para o Dia da Mulher é outra estratégia interessante para atrair e surpreender clientes. Esses “mimos” podem incentivar as compras e aumentar a fidelização das consumidoras.
Confira algumas ideias de brindes que separamos para você:
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Kits de beleza
São itens que remetem ao autocuidado e bem-estar, como sabonetes artesanais, batons ou esmaltes.
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Acessórios personalizados
Acessórios personalizados com a data como chaveiros, ecobags ou pulseiras são brindes práticos e valorizados pelas consumidoras.
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Lembrancinhas temáticas
Cadernos com frases inspiradoras ou velas aromáticas são exemplos de lembrancinhas que podem carregar um valor simbólico.
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Experiências gratuitas
Experiências gratuitas são um diferencial e podem ajudar a atrair muitas clientes para o seu negócio. Sessões rápidas de massagem, consultorias de imagem ou aulas de maquiagem são alguns exemplos de brindes para o Dia da Mulher.
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Chocolates e doces personalizados
Bombons, cookies ou caixas de chocolate são facilmente personalizáveis e sempre fazem sucesso.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
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