Foto: Envato Elements
O controle de qualidade é uma estratégia empresarial para aperfeiçoar os processos, corrigir erros e garantir uma boa experiência para o cliente. O método pode ser aplicado em qualquer empresa, seja ela de produto ou serviço. Basta ficar atento às características do negócio.
Confira as dicas para ter um controle de qualidade eficiente!
1. Analise os processos
Só é possível ter um controle de qualidade se o gestor conhecer a empresa como um todo. Por isso, ele deve acompanhar os processos do início ao fim.
Por exemplo: uma empresa de cosméticos deve acompanhar as tendências do mercado e investir em produtos que interessam aos clientes, como os shampoos e cremes da moda ou um esmalte da cor da estação. Logo, o gestor deve acompanhar o processo desde a escolha dos itens que serão adquiridos, a entrega do fornecedor, a qualidade do produto, a organização das prateleiras e o atendimento prestado ao cliente.
Situação parecida ocorre no setor de serviços. A empresa deve oferecer um trabalho de qualidade e que atende às necessidades do cliente. Por isso, o empreendedor precisa analisar o que foi solicitado pelo consumidor, acompanhar o trabalho da equipe, o prazo de entrega e identificar se o pedido foi atendido.
Só assim o gestor terá conhecimento sobre o completo funcionamento da empresa e as mudanças que precisam ser feitas.
2. Corrija as falhas
É muito difícil uma empresa não cometer erros. Contudo, eles devem ser corrigidos o quanto antes. Essa identificação dos problemas pode ser feita durante a análise dos processos e o gestor deve orientar os colaboradores sobre as mudanças a serem feitas.
3. Promova a capacitação da equipe
Você deve se lembrar de que um funcionário deve ser respeitado e valorizado dentro da empresa. Nesse sentido, é muito importante realizar a capacitação da equipe sobre novos processos realizados na empresa, técnicas de atendimento ao cliente e cursos online que possam contribuir para o desenvolvimento profissional. A prática tem influência direta no controle de qualidade da organização.
4. Tenha uma comunicação transparente
O gestor precisa manter uma comunicação clara e efetiva com os colaboradores. Para tanto, pode criar reuniões semanais a fim de integrar a equipe e dar feedbacks sobre os aspectos positivos e negativos identificados no período.
Elogiar os funcionários que se destacaram em alguma atividade também serve de incentivo para os demais profissionais desenvolverem melhor as habilidades. A prática ainda contribui para a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.
5. Busque a satisfação do cliente
Procure dedicar um tempo do seu dia para conversar com os clientes e saber como eles avaliam o seu produto ou serviço. Esse diálogo permite a identificação das necessidades deles e cria oportunidades para você ampliar a qualidade do trabalho da empresa.
É muito importante que você ofereça produtos ou serviços alinhados com os desejos dos consumidores. Isso trará mais satisfação por parte dos clientes e deixará a sua empresa mais competitiva.
Pronto! Agora você já sabe como fazer o controle de qualidade da sua empresa e oferecer um produto ou serviço ainda melhor aos seus clientes.
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