Com a popularização do cartão de crédito, a utilização do crediário tem se tornado cada vez mais rara. Mesmo assim, ainda existem estabelecimentos que aceitam esta forma de pagamento.
Mais conhecido como carnê, o método conquistou os consumidores por suas possibilidades de parcelamento. Se você não sabe o que é crediário, ou até mesmo não se lembra de como funciona, confira os tópicos abaixo. Boa leitura!
O que é e como funciona o crediário?
O crediário é uma modalidade de crédito oferecida por lojas e estabelecimentos comerciais. Suas parcelas são fixas e estabelecidas por meio de um carnê, ou seja, o cliente que opta por esta forma de pagamento sabe exatamente quanto deve pelo produto e qual será o dia de vencimento de cada parcela.
Para abrir um crediário, o consumidor passa por uma análise de crédito, que pode ser feita por uma instituição financeira ou pelo próprio estabelecimento. Dessa forma, um limite é definido de acordo com a sua capacidade financeira, servindo como uma maneira de evitar a inadimplência.
Com o crediário, é possível que o parcelamento ocorra em até 48 vezes. O pagamento pode ser realizado diretamente na loja, em boletos bancários ou até mesmo em débito automático.
De acordo com o Banco Central, os juros relacionados ao atraso no pagamento podem chegar a 6%. Portanto, o consumidor que opta pelo crediário precisa se organizar e cumprir os prazos para evitar problemas financeiros.
Quais são os tipos de crediário?
Existem três tipos de crediário, que possuem suas particularidades em relação ao pagamento.
Próprio: a loja faz a liberação do crédito para o consumidor e assume os riscos de inadimplência;
Garantido: nesse caso, uma administradora é contratada e fica responsável tanto pela liberação do crédito quanto pelos riscos da falta de pagamento;
Financiado: uma instituição financeira é responsável por conceder o crédito ao cliente e receber o pagamento.
Quais são as vantagens de vender no crediário?
Mesmo que o crediário não seja a forma de pagamento mais procurada atualmente, oferecer esta modalidade pode valer a pena para alguns comerciantes.
Maior prazo de pagamento
A vantagem do crediário em relação ao cartão de crédito é a possibilidade de parcelamento em até 48 vezes. Por isso, esta é uma opção atrativa para consumidores que precisam de mais tempo para pagar suas compras.
Aumento de vendas
Quanto mais formas de pagamento o seu negócio oferecer, melhor se torna a experiência dos seus clientes. Com o crediário, você pode negociar o parcelamento de acordo com as possibilidades do consumidor, garantindo que mais vendas sejam concretizadas.
Quais são as desvantagens de vender no crediário?
Antes de decidir implementar o crediário como um método de pagamento, vale a pena se atentar aos pontos negativos relacionados a esta escolha.
Possibilidade de inadimplência
Com o crediário próprio, que é considerado como o mais comum e utilizado, o estabelecimento assume o risco de ficar no prejuízo se o consumidor deixar de quitar a dívida. Sendo assim, caso a taxa de inadimplência seja alta, a saúde financeira da empresa será inevitavelmente afetada.
Confira algumas dicas que podem fazer sentido para reduzir a inadimplência no crediário:
-
Seja criterioso ao realizar a análise de crédito;
-
Ofereça brindes ou condições especiais para o pagamento antecipado;
-
Caso ocorra algum atraso, cobre o cliente de forma amigável;
-
Ofereça opções de renegociação.
Falta de praticidade
De fato, a análise de crédito é um ponto que torna a venda no crediário mais burocrática em comparação às outras formas de pagamento. Por isso, antes de começar a oferecê-lo, é fundamental preparar a sua gestão para o desenvolvimento de um processo que seja eficiente para ambas as partes.
Afinal, o crediário vale a pena?
Tudo depende do seu negócio e objetivo. Se o crediário é oferecido pela sua concorrência e valorizado pelo seu público-alvo, vale a pena implementá-lo de uma maneira estratégica, considerando os prós e contras do método.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<