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Crediário: Saiba o que é e como funciona esse método de pagamento

dois consumidores escolhendo eletrodomésticos em uma loja para pagar no crediário

Com a popularização do cartão de crédito, a utilização do crediário tem se tornado cada vez mais rara. Mesmo assim, ainda existem estabelecimentos que aceitam esta forma de pagamento.  

Mais conhecido como carnê, o método conquistou os consumidores por suas possibilidades de parcelamento. Se você não sabe o que é crediário, ou até mesmo não se lembra de como funciona, confira os tópicos abaixo. Boa leitura!  

O que é e como funciona o crediário?  

O crediário é uma modalidade de crédito oferecida por lojas e estabelecimentos comerciais. Suas parcelas são fixas e estabelecidas por meio de um carnê, ou seja, o cliente que opta por esta forma de pagamento sabe exatamente quanto deve pelo produto e qual será o dia de vencimento de cada parcela.   

Para abrir um crediário, o consumidor passa por uma análise de crédito, que pode ser feita por uma instituição financeira ou pelo próprio estabelecimento. Dessa forma, um limite é definido de acordo com a sua capacidade financeira, servindo como uma maneira de evitar a inadimplência.  

Com o crediário, é possível que o parcelamento ocorra em até 48 vezes. O pagamento pode ser realizado diretamente na loja, em boletos bancários ou até mesmo em débito automático.  

De acordo com o Banco Central, os juros relacionados ao atraso no pagamento podem chegar a 6%. Portanto, o consumidor que opta pelo crediário precisa se organizar e cumprir os prazos para evitar problemas financeiros.  

Quais são os tipos de crediário?  

Existem três tipos de crediário, que possuem suas particularidades em relação ao pagamento.  

Próprio: a loja faz a liberação do crédito para o consumidor e assume os riscos de inadimplência; 

Garantido: nesse caso, uma administradora é contratada e fica responsável tanto pela liberação do crédito quanto pelos riscos da falta de pagamento; 

Financiado: uma instituição financeira é responsável por conceder o crédito ao cliente e receber o pagamento.  

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Quais são as vantagens de vender no crediário?  

Mesmo que o crediário não seja a forma de pagamento mais procurada atualmente, oferecer esta modalidade pode valer a pena para alguns comerciantes.

Maior prazo de pagamento 

A vantagem do crediário em relação ao cartão de crédito é a possibilidade de parcelamento em até 48 vezes. Por isso, esta é uma opção atrativa para consumidores que precisam de mais tempo para pagar suas compras. 

 Aumento de vendas 

Quanto mais formas de pagamento o seu negócio oferecer, melhor se torna a experiência dos seus clientes. Com o crediário, você pode negociar o parcelamento de acordo com as possibilidades do consumidor, garantindo que mais vendas sejam concretizadas.  

Quais são as desvantagens de vender no crediário?  

Antes de decidir implementar o crediário como um método de pagamento, vale a pena se atentar aos pontos negativos relacionados a esta escolha.  

Possibilidade de inadimplência  

Com o crediário próprio, que é considerado como o mais comum e utilizado, o estabelecimento assume o risco de ficar no prejuízo se o consumidor deixar de quitar a dívida. Sendo assim, caso a taxa de inadimplência seja alta, a saúde financeira da empresa será inevitavelmente afetada.  

Confira algumas dicas que podem fazer sentido para reduzir a inadimplência no crediário: 

  • Seja criterioso ao realizar a análise de crédito; 

  • Ofereça brindes ou condições especiais para o pagamento antecipado; 

  • Caso ocorra algum atraso, cobre o cliente de forma amigável; 

  • Ofereça opções de renegociação.  

Falta de praticidade  

De fato, a análise de crédito é um ponto que torna a venda no crediário mais burocrática em comparação às outras formas de pagamento. Por isso, antes de começar a oferecê-lo, é fundamental preparar a sua gestão para o desenvolvimento de um processo que seja eficiente para ambas as partes.   

Afinal, o crediário vale a pena?  

Tudo depende do seu negócio e objetivo. Se o crediário é oferecido pela sua concorrência e valorizado pelo seu público-alvo, vale a pena implementá-lo de uma maneira estratégica, considerando os prós e contras do método.  

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