Não é novidade que uma empresa que deseja ser reconhecida pela qualidade deve investir na reavaliação de seus processos internos. O que acaba passando desapercebido em muitas organizações é o cuidado com a qualificação de fornecedores internacionais, estratégia que pode trazer grandes benefícios quando há boa aplicação.
As etapas para a qualificação de fornecedores se assemelham a um processo seletivo, com critérios bem estabelecidos e que devem ser preenchidos por cada abastecedor. O ideal é que esse método esteja alinhado com as estratégias da empresa, buscando o cumprimento dos principais objetivos.
Negligenciar o processo de análise e seleção de fornecedores é sinônimo de prejuízo não só no custo dos serviços, mas também em outros pontos do fluxo de trabalho, como a entrega.
Para sanar as principais dúvidas sobre esse assunto e destacar os benefícios com proporção internacional, preparamos este artigo com detalhes práticos e relevantes. Você verá que o contato com o mercado exterior possui suas particularidades e os empresários precisam ter cuidado redobrado. Confira!
Segurança financeira
A estabilidade financeira do fornecedor é extremamente importante, por questões de seguridade, para a sua empresa. Quem investe em verificar minuciosamente essa condição da empresa parceira só sai ganhando.
Se a instituição que abastecerá você apresenta dificuldades no fluxo de caixa, não é difícil imaginar problemas no futuro. Por isso, busque monitorar possíveis tendências negativas.
Integração dos processos de gestão
Ao estabelecer uma análise criteriosa, os processos e as práticas de gestão desenvolvidos pela companhia fornecedora entram em foco. Esse método é de extrema relevância para a integração com os seus procedimentos internos, facilitando o relacionamento e as operações.
Melhor controle nas aquisições
Quando a obtenção de produtos é feita com base em pedidos de compra, o controle das aquisições passa a ser mais apurado. Um fornecedor internacional não pode ter dificuldades para atravessar seus produtos pelas fronteiras. Portanto, fazer questão de assumir uma postura de gerenciamento do que será adquirido faz grande diferença para manter tudo sob controle.
Ganhos com a cotação
Uma ótima forma de assegurar que a sua empresa consiga sempre o melhor custo-benefício para as demandas é inserir a cotação como um requisito de avaliação. Assim, na hora de contatar a sua empresa para conversar sobre uma possibilidade de parceria, o empresário pensará duas vezes quanto ao valor do produto ou serviço oferecido.
Em suma, trata-se de uma avaliação que visa descobrir, sobretudo, se os produtos ou serviços se encaixam com as leis e normas do Brasil. Qualidade, preços, prazos, experiência com exportação para terras brasileiras e saúde financeira também são alvos dessa atividade.
Com o Portal Santander Trade ajudamos você a se conectar com empresas em busca de novas soluções, como o acesso a uma rede de potenciais parceiros internacionais para a sua empresa. No Portal, você pode acessar identificar fornecedores no mundo pesquisando por setor, palavra-chave ou pelo código de identificação internacional (número SH).