Obviamente, nem tudo pode ser previsto ou controlado. Ainda assim, a antecipação de tendências ajuda a preparar aquilo que é possível e ter a cabeça aberta para se posicionar perante novos rumos do mercado!
A seguir, entenda como a antecipação de tendências ocorre na prática, como desenvolver a mentalidade para isso e confira 7 dicas para se programar estrategicamente.
O que são tendências
A palavra “tendência” significa a disposição natural de uma coisa ou pessoa para se mover em direção a outra coisa ou outra pessoa.
Portanto, tendências não são conjecturas aleatórias, totalmente imprevisíveis. São, na verdade, aquilo que podemos esperar para o futuro, de acordo com as informações que temos sobre o presente e analisando o passado.
1. Pense no longo prazo
Ao gerenciar, tenha sempre em mente que o futuro pode exigir ações diferentes das condições atuais da empresa.
2. Deixe espaço no planejamento
O planejamento não pode ser engessado e imutável. Deixe espaço para o inesperado e desenvolva estratégias flexíveis.
3. Registre tudo
William Deming, famoso nome da administração e controle de qualidade, dizia: “Não se gerencia o que não se mede”!
Então, a regra é medir (mensurar) e, para isso, é preciso registrar tudo: gastos, ações, resultados. Não há como se preparar o futuro sem ter dados sobre o passado.
4. Tenha reserva de caixa
Adaptar-se a um novo panorama também pode demandar gastos. Conte com um capital de giro ou uma verba específica para investimentos em inovação e mudanças. Assim, você evita ser pego de surpresa ou endividar-se.
5. Mantenha-se atualizado
Preste atenção às mudanças nos hábito dos consumidores, no trabalho das outras empresas (mesmo as que não são da sua área), na economia do país e do mundo. Seja curioso, observador; leia, pesquise, converse com pessoas.
6. Analise a si mesmo
Fora da sua empresa, você também é um consumidor e cliente. Como tem sido o seu comportamento? Que produtos você tem deixado de consumir? Que hábitos de consumo você tem mudado?
Analise seu comportamento de consumo e veja quais hábitos refletem mudanças do mercado.
7. Conte com a ajuda de especialistas
Existem profissionais especializados em analisar e prever tendências: os cool hunters. Boa parte trabalha de forma freelancer, o que significa que você pode contratar seus serviços sem ter que empregá-los na empresa.
Caso essa opção não seja viável, considere treinar alguém de sua equipe e/ou designar momentos nas reuniões para que todos pensem e conversem sobre os rumos do mercado.
Antecipação de tendências pode parecer trabalhoso, mas, quando aprendemos a desenvolver essa mentalidade, ela se reflete em tudo que fazemos dentro da empresa! Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter para continuar aprendendo sobre estratégias para melhorar seu negócio!