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4 dicas de comunicação empresarial que você precisa conhecer

Comunicar-se bem é essencial para ter um negócio de sucesso. Afinal, se hoje o consumidor é omnichannel (ou seja, está presente em diversos canais de comunicação), é fundamental ir em busca de dicas de comunicação empresarial para tornar suas mensagens mais eficazes, certo?

A boa comunicação, em princípio, é aquela que utiliza a linguagem adequada a fim de aumentar a clareza da mensagem. Se falamos de uma startup conectada ao público jovem, certamente teremos um vocabulário diferente em comparação a uma multinacional mais conservadora.

Tendo vista estas e outras diferenças, listamos 4 dicas para que a comunicação em sua empresa seja compatível com sua missão e valores e, ao mesmo tempo, potencialize bons resultados. Vamos em frente?

1. Centralize a comunicação

Você envia um e-mail, mas em resposta seu colaborador manda uma mensagem pelo WhatsApp. Com o grande volume de mensagens no aplicativo, a resposta que era tão importante acabou se perdendo e, por causa disso, sua empresa deixou uma ótima oportunidade passar.

Esse é um drama vivenciado por empresas em que o fluxo de comunicação não é corretamente direcionado, o que pode até se tornar foco de crises.

Embora o e-mail ainda seja um canal de comunicação eficaz, nem sempre todos os profissionais têm o hábito de acessá-lo.

Por isso, uma alternativa para evitar o caos na hora de receber e enviar mensagens é adquirir softwares ou aplicativos que centralizem as comunicações. Nossas sugestões são: Slack e Hipchat.

2. Valorize os feedbacks

Nem sempre a comunicação efetiva depende da tecnologia ou das habilidades das pessoas com aplicativos e internet. No ambiente empresarial não importa o tamanho da organização, o feedback é uma das ferramentas mais importantes para manter as pessoas engajadas.

A motivação em seus colaboradores parece faltar? Informe a eles sobre os resultados dos projetos já concluídos. Se não bastar, tente conversar com cada um separadamente e mostre que está por dentro de tudo o que estão fazendo. Assim, você mostra interesse e cria nas pessoas mais um propósito para as atividades que estão desempenhando.

Mas, atenção: essa deve ser uma prática constante com intervalos curtos. De nada adianta dar feedback de ano em ano ou a cada seis meses, concorda?

3. Seja informal sempre que puder

É fato que, dentro de uma empresa, o comportamento, tom de voz e linguajar deverão ser moderados para que se mantenha o foco e o profissionalismo acima de tudo.

Por outro lado, estimular momentos de descontração e informalidade ajuda a aliviar o peso das obrigações diárias, aumentando a motivação. Faça isso sempre que perceber que as pessoas estão juntas e o momento for favorável. Nada de contar piadas quando alguém acabou de perder um parente ou está em uma situação difícil, ok?

4. Zele pela transparência

Nada pior para uma empresa do que a falta de transparência de seus gestores no trato com suas equipes. Embora existam informações que devam ser tratadas apenas em círculos restritos ou com pessoas específicas, não significa que todos são espiões em potencial.

Nesse aspecto, vale mais o bom senso em fazer a distinção entre o que precisa ser mantido em sigilo e o que pode e deve ser exposto para todos.

Mantenha uma postura de quem está sempre pronto para revelar a verdade — desde que isso não prejudique os negócios — e veja como a confiança mútua aumenta. De todas as dicas de comunicação empresarial que destacamos, esta é essencial e deve servir como base para melhorar o relacionamento de modo geral. Seja verdadeiro e exercite a empatia!

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