Criou um MEI e agora pretende cancelar seu registro? Pode ficar tranquilo. Essa é uma tarefa bastante simples. No entanto, vale a pena entender tudo o que está envolvido para tomar uma decisão acertada. Confira as respostas para as principais dúvidas e veja como efetuar o cancelamento:
Quais os motivos para cancelar um MEI?
O principal motivo para cancelar um MEI é o encerramento do negócio, que pode ocorrer por diversas razões. Também pode ser um motivo a dificuldade em manter o pagamento mensal do DAS-MEI, caso o empreendimento não esteja gerando o faturamento desejado. No entanto, algumas situações podem fazer com que você obrigatoriamente deixe de ser MEI:
- Faturamento acima do limite: se você ultrapassar o valor máximo que um MEI pode faturar (atualmente R$ 81 mil por ano), você terá de solicitar um desenquadramento e mudar de categoria de empresa.
- Atividade excluída: a cada ano o governo faz uma revisão das atividades que podem atuar como MEI, incluindo novas e excluindo algumas. Caso sua atividade venha a ser excluída, você também terá de solicitar o desenquadramento como MEI.
Comecei a trabalhar registrado. Sou obrigado a cancelar meu MEI?
Não. Você pode manter seu MEI ativo caso queira. Nada impede que você trabalhe como registrado e continue empreendendo, caso deseje conciliar as duas atividades.
O que acontece se eu não cancelar meu MEI?
É importante saber que, enquanto seu MEI estiver ativo, a cobrança do pagamento do DAS-MEI continua. Isso quer dizer que mesmo que você não realize vendas ou preste serviços, o valor mensal deverá ser pago, gerando dívidas caso não o pagamento não seja feito no prazo.
Então, vale a pena eu cancelar meu MEI se não estiver empreendendo?
Essa é uma análise importante de ser feita. Se você não estiver usando seu MEI, mas tiver outras formas para garantir os benefícios previdenciários que o MEI oferece, vale cancelar para não ter de pagar o DAS-MEI mensalmente.
No entanto, se você estiver em alguma atividade não formalizada e conseguir arcar com o valor mensal do DAS-MEI, pode ser interessante manter o MEI ativo, pois dessa forma, você terá direito a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por invalidez etc.
Posso cancelar meu MEI a qualquer momento?
Sim. Não há nenhum prazo mínimo ou máximo de existência do MEI ou mesmo mês específico para realizar o cancelamento.
É preciso pagar para cancelar um MEI?
O cancelamento é gratuito. Não será necessário pagar nenhuma taxa para realizar o encerramento do seu MEI.
Tenho dívidas no MEI, consigo cancelar mesmo assim?
Sim. Mesmo que você tenha pagamentos de imposto em aberto, poderá efetuar o encerramento. No entanto, as dívidas não sumirão, simplesmente. Os débitos serão direcionados, automaticamente, para o seu CPF. Então, o ideal é quitar a dívida para que você não venha a ter, no futuro, qualquer problema ou restrição de crédito.
Posso parcelar a dívida do meu MEI?
Sim. Você poderá solicitar o parcelamento, que irá envolver todas as dívidas, atualizadas e com os devidos acréscimos legais. É possível parcelar em até 60 vezes, com parcelas mínimas de R$ 50,00. Mas atenção: a aprovação do pedido de parcelamento depende do pagamento da primeira parcela. Se a primeira parcela não for paga até a data de vencimento, o pedido de parcelamento não terá efeito e você terá de solicitar um novo parcelamento.
Também vale lembrar que só é passível de parcelamento as dívidas que não foram enviadas para a Dívida Ativa da União. Se for esse o caso, a solicitação para parcelamento deverá ser feita na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Qual o site para cancelar o MEI?
Para cancelar o MEI, você deve acessar o Portal do Empreendedor.
Qual o passo a passo para realizar o cancelamento?
- Clique na opção “Já sou MEI”
- Em seguida, clique em “Baixa da Empresa” e, depois, em “Solicitar baixa”.
- Você terá de realizar o acesso com a senha do Gov.br
- O sistema irá apresentar os dados do seu MEI para você confirmar se estão corretos e será solicitado que você aceite o termo de solicitação para continuar
- Confirme a solicitação e aguarde. O sistema irá mostrar um comprovante de cancelamento.
Quanto tempo demora para cancelar o MEI?
O cancelamento ocorre no mesmo dia da solicitação.
Como ter certeza de que o MEI foi cancelado?
Basta entrar no Portal do Empreendedor, clicar em “Já sou MEI” e escolher a opção “Consulta de CNPJs cancelados”. Digite os dados solicitados (CNPJ e CPF) e pronto!
Vale destacar que o cancelamento do MEI é algo definitivo. Uma vez finalizado o processo, não será possível recuperar o número do CNPJ anterior. No entanto, caso você resolva, a qualquer momento, voltar a ter um CNPJ MEI, bastará realizar uma nova inscrição.
MEI pode tirar todas as dúvidas com o Avançar
Quer saber mais sobre o MEI? Que tal dar uma olhadinha nesses conteúdos? Eles vão te ajudar a esclarecer qualquer dúvida sobre a modalidade:
- Guia do Microempreendedor Individual (MEI)
- Empréstimo para MEI: Entenda como funciona
- Como regularizar os boletos em atraso do MEI?
- DAS MEI: O que é, como emitir e tudo que você precisa saber
- CNPJ MEI: Saiba como abrir o seu
- Portal do Empreendedor MEI: Tudo o que você precisa saber
- Aposentadoria MEI: saiba como funciona e tire suas dúvidas
- MEI: passo a passo para formalização
- Auxílio-maternidade MEI: saiba como funciona
- Como funciona o INSS para MEI?
- Empréstimo para MEI: Confira as melhores opções
- Sou MEI e quero mudar para ME, o que fazer?
- Cartão CNPJ: O que é, como consultar e emitir