Busca
Agronegócio Prospera

Como equilibrar emprego e negócio próprio: 6 dicas essenciais

A imagem mostra uma mulher negra trabalhando em sua máquina de costura.

Se você é uma das pessoas que começou um negócio, mas não deixou de trabalhar em seu emprego do dia a dia, saiba que você não está sozinho! 

Muitas pessoas, ao começar a empreender, precisam equilibrar o novo negócio com o emprego que já tem e nós sabemos que é necessário saber como fazer isso para garantir que você se dê bem nos dois lados da sua vida profissional. 

Nós do Prospera Santander queremos te ajudar! Por isso, separamos essas 6 dicas para você saber como equilibrar seu emprego com seu negócio próprio. 

Continue com a gente para saber mais. 

6 dicas para quem precisa conciliar emprego e o próprio negócio 

Não vamos mentir para você: cuidar do próprio negócio e continuar a trabalhar é uma tarefa difícil. Mas isso não significa que ela é impossível. 

Siga essas dicas que separamos para você e facilite sua vida como empreendedor! 

  1. Separe suas atividades 

Saber separar suas atividades e entender que há hora certa para cuidar do seu negócio e hora certa para focar em seu emprego é a chave para manter seu negócio funcionando e não se indispor com as pessoas do seu trabalho. 

Então, se você acredita que seus colegas de trabalho podem se tornar seus clientes, não divulgue seus produtos ou serviços no local ou no horário de trabalho: marque um horário fora do expediente, em um lugar diferente, para promover seu negócio para eles. 

Pode ser no restaurante perto do trabalho, na casa de alguém ou até mesmo de maneira online, por WhatsApp ou Instagram: tudo para não se indispor com pessoas e te ajudar a manter seu emprego. 

  1. Separe suas finanças 

Essa dica está mais para uma regra que deve ser seguida por toda pessoa que começa um negócio: sempre separe as finanças do seu negócio das finanças pessoais

Fazendo isso, sempre poderá arcar com os custos de manter suas atividades, não terá prejuízos financeiros e não irá gastar os lucros do seu negócio em finanças pessoais. Assim, você pode investir em seu crescimento! 

Para fazer isso, vale abrir uma conta bancária diferente para receber pagamentos de clientes, como uma conta PJ, que dá benefícios exclusivos para quem empreende. 

  1. Monte uma agenda e defina horários 

Estabelecer horários para seu trabalho e para seu negócio é fundamental não apenas para conseguir manter seu emprego e para o funcionamento do seu empreendimento, mas também para que você tenha tempo para sua vida pessoal – ou seja, é algo muito necessário para sua saúde mental. 

Definir horários e dias para atendimento do seu negócio também é uma maneira de garantir que você não vai perder compromissos, deixar de atender clientes pela falta de tempo ou por se esquecer de um horário marcado. 

Microcrédito Prospera Santander

  1. Conte com a tecnologia 

Montar sua agenda virtual, fazer atendimentos via WhatsApp, usar alarmes e lembretes do celular: esses são apenas alguns dos recursos tecnológicos disponíveis para te ajudar a organizar sua rotina com seu emprego e seu negócio próprio. 

Então, use a tecnologia para se organizar e conseguir dar atenção ao seu emprego sem deixar seu negócio de lado ou vice-versa. E não é preciso gastar dinheiro com isso: existem muitos aplicativos e ferramentas gratuitas que podem ser usados para fazer a gestão do seu negócio. 

  1. Peça ajuda 

Não tenha medo de pedir ajuda de seus parentes, amigos e pessoas que moram com você: ter uma mão extra é algo sempre bem-vindo se tratando de equilibrar uma jornada de trabalho e um negócio próprio. 

Essa ajuda pode vir de várias maneiras, desde para cumprir tarefas do seu negócio, como anotar pedidos ou embalar encomendas, ou até mesmo nas tarefas de casa, como fazer o jantar ou ajudar na limpeza. 

O importante aqui é que sua jornada de trabalho, que já é dupla, não se torne uma jornada tripla, te sobrecarregando e fazendo com que você não consiga dar o seu melhor no seu negócio. 

  1. Valorize os descansos 

Trabalhar em um emprego de 8 horas por dia é cansativo. Emendar isso com os cuidados com seu negócio próprio, então... 

Por isso, valorize toda oportunidade de descanso que você tiver. Assim, você sempre se sentirá descansado e produtivo para manter tudo funcionando. 

Lembre-se sempre: descanso é importante! Não deixe isso de lado. 

Dica extra: invista em capacitação 

Sabe o tempo que você gasta no ônibus indo para o trabalho e voltando para casa? Aproveite ele para estudar assuntos e técnicas que possam te ajudar a cuidar melhor do seu negócio! 

O Prospera Santander, em parceria com o Programa Avançar, oferece cursos e conteúdos para que você possa se capacitar e cuidar do seu negócio. E o melhor é que é tudo 100% gratuito e pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar – ou seja, é perfeito para aquele tempo no trânsito. 

Conheça agora mesmo nossa plataforma de cursos gratuitos e comece a estudar! 

Post ID: | Current Page ID: 5856

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.