Foto: Envato Elements
Você já ouviu falar de recrutamento online? Esta forma de encontrar talentos para as equipes já vinha ganhando espaço em empresas de todos os portes e se tornou muito relevante no contexto da pandemia de Covid-19. Basicamente, trata-se de aproveitar as ferramentas digitais para promover uma seleção mais eficiente e, ainda, eliminar a necessidade de encontros pessoais, dando maior agilidade ao processo.
Não é nada complicado adotar o recrutamento à distância, mas alguns cuidados contam para que o processo aconteça de forma eficiente:
1. Ter claro o perfil do candidato ideal – listar tudo aquilo que se busca no profissional a ser contratado ajuda a criar critérios claros para a seleção. Você pode, inclusive, incluir “pesos” para cada atributo, de forma a ter claro o que realmente é mais importante para aquela vaga.
2. Descrever bem a vaga para atrair os perfis desejados – evite colocar requisitos que não serão aproveitados no cargo. Pedir fluência em inglês, se esta não é uma habilidade necessária para o dia a dia do trabalho, pode afastar profissionais que atenderiam as habilidades realmente importantes.
3. Fazer uma boa divulgação – aproveite as redes sociais para identificar grupos dos quais pessoas com o perfil desejado participem e divulgar a vaga nesses espaços
4. Considerar receber outras formas de apresentação, além do currículo – você pode pedir para os candidatos enviarem vídeos, se apresentando e respondendo a alguma pergunta que te ajude a identificar o alinhamento à cultura e valores da empresa. Esta é uma ótima forma de pré-seleção e permite avaliar a linguagem não-verbal, como gestos, postura e forma de se expressar.
5. Garantir as condições adequadas para a realização da entrevista – isso significa contar com uma boa condição de conexão, já ter a plataforma escolhida instalada e testada e realizar as entrevistas em um ambiente calmo e sem interrupções. Tudo isso reduz a possibilidade de que os problemas tecnológicos e ruídos externos afetem a qualidade da conversa.
Estes seriam os pontos de atenção para quem deseja utilizar recursos básicos como post em redes sociais para divulgação das vagas, vídeos para pré-seleção e plataformas de vídeo chamadas para a entrevista. No entanto, vale saber que é possível contar com ferramentas ainda mais avançadas.
Existe no mercado soluções que levam o processo seletivo à distância para outro nível de excelência. É o caso da Taqe, que oferece uma solução completa de recrutamento online.
Como funciona?
Tudo acontece por meio de uma plataforma especialmente desenvolvida para o recrutamento digital. Confira um passo a passo resumido:
- Passo 1 - Inclusão, no sistema, de todas as características da vaga que se deseja preencher.
- Passo 2 - Divulgação da vaga, para atrair candidatos.
- Passo 3 - Candidatos são convidados a assistir a aulas (com temas de interesse da empresa contratante) e participar de testes gamificados, tendo seus conhecimentos, comportamentos e habilidades avaliados.
- Passo 4 - De acordo com as respostas obtidas, o sistema desenha a identidade profissional do candidato.
- Passo 5 - Plataforma combina a identidade profissional do candidato às necessidades da vaga, organizando esta combinação em um ranking de acordo com a afinidade.
Além disso, o sistema disponibiliza uma série de funcionalidades e facilidades, como:
- Automatizar o recrutamento, definindo critérios para aprovar ou eliminar candidatos de forma automática com base em respostas ou notas em testes;
- Agendar a conversa com os candidatos pela própria plataforma, reduzindo o tempo e custo gasto em ligações;
- Solicitar uma redação online ou uma vídeo-entrevista para os candidatos;
- Fortalecer a marca empregadora, pois, por meio de um aplicativo de emprego em formato de jogo, a empresa contratante oferece uma experiência inovadora para os candidatos, além de fornecer feedback e capacitação profissional de forma gratuita;
- Acabar com os currículos por e-mail e papel; e
- Centralizar o processo seletivo da empresa, acabando de vez com planilhas de Excel e controles manuais.
As pequenas e médias empresas também podem se beneficiar
Além da versão mais completa da ferramenta, também está em fase final de desenvolvimento uma versão simplificada para contratações pontuais, ideais para pequenas e médias empresas.
Ao invés de ter todo o processo de configuração prévia, estas empresas poderão ter acesso a uma base de candidatos já triados para cargos pré-definidos que são mais procurados para estes segmentos. A ferramenta ainda ordena os currículos mais adequados por sua geolocalização, e o contratante pode fazer perguntas adicionais e agendar diretamente as entrevistas.
“Ferramentas digitais permitem um olhar mais completo sobre quem é esse candidato, não só para experiência e formação, que para cargos de entrada nem sempre são diferenciais”, aponta Renato Dias, fundador e CEO da Taqe. “Os benefícios que antes estavam voltados para grandes empresas, agora podem ser usufruídos por pequenas e médias empresas, com uma simplicidade maior e agilidade para contratação pontual”, complementa.
Se interessou sobre a nossa parceria? Você pode agendar um diagnóstico gratuito do seu recrutamento clicando aqui.