Busca
Agronegócio Prospera

Bolos caseiros: Como começar a ganhar dinheiro vendendo bolos em casa

A imagem mostra um bolo caseiro.

Se você é uma das pessoas que gosta de cozinhar e conquista a todos com suas receitas, você pode aproveitar sua habilidade para lucrar! 

Vender bolos caseiros, feitos na cozinha da sua casa, é uma maneira de construir o seu negócio e lucrar usando as habilidades e, muitas vezes, os materiais que você já tem. 

Nesse artigo, nós do Prospera vamos te mostrar como vender bolos em casa e quais são os passos para cuidar do seu negócio de bolos caseiros! 

Leia agora! 

Como começar a vender bolos?: Passo a passo

Reunimos o passo a passo para você descobrir como vender bolos em casa e lucrar com isso. 

  1. Defina seu cardápio 

Se você quer vender bolos, a primeira coisa que precisa fazer é definir quais bolos vai vender. E aqui, não estamos falando apenas de sabores diferentes: estamos falando também sobre os diferentes tipos de bolo que existem. 

Você irá vender bolos caseiros redondos? Retangulares? De pote? Bolos grandes, médios ou pequenos? Com ou sem cobertura? Sabores clássicos ou novidades? 

Todas essas decisões vão influenciar em todos os próximos passos que você tomar em seu novo negócio. Por isso, essa é a primeira decisão que você deve tomar quando pensar em vender bolos em casa. 

Dica: comece com um cardápio simples e que tenha o potencial de agradar diversos públicos antes de ousar mais nos sabores e formatos de bolo. 

  1. Liste e busque o que você vai precisar para fazer os bolos 

Desde os ingredientes até a embalagem para a entrega, passando pelo consumo de luz e gás para produzir os bolos, é importante ter uma lista de tudo o que você vai precisar para fazer os bolos e vende-los para sua clientela. 

Isso te ajuda não apenas a se organizar e ver o que está faltando, mas também a descobrir quais são seus custos de produção e o investimento que será feito nela – algo fundamental para decidir os preços pelos quais você venderá seus produtos. 

  1. Se atente aos cuidados com a manipulação de alimentos 

Alimentos são sensíveis e precisam sempre ser manipulados e conservados da maneira certa para garantir não apenas a segurança do cliente que vai consumi-los, mas também a sua. 

Por isso, é preciso se atentar aos cuidados que devem ser tomados na hora de manipular alimentos – como ovos e leite, ingredientes tradicionais na maioria dos bolos – e até mesmo no armazenamento depois do bolo pronto. 

Em nosso blog, você encontra um artigo com todos os cuidados que você deve ter para vender alimentos

Microcrédito Prospera Santander

  1. Escolha um nome e um logotipo 

Se você quer que seus clientes lembrem de você, você precisa ter um nome e um logotipo para o seu negócio. Essa é uma maneira de se diferenciar de outras pessoas que também fazem bolos e de marcar seu produto na mente dos clientes. 

Em nosso blog, você encontra um artigo te mostrando como escolher o nome e o logotipo do seu negócio

  1. Decida os preços 

Lembra que falamos que a lista de tudo o que você vai usar é um passo importante? Aqui temos um exemplo de como vamos usar ela: ter todos os gastos que você faz para produzir seus bolos em mãos é muito importante para decidir os preços dos seus produtos. 

Isso porque para precificar produtos é necessário saber dos gastos para conseguir cobri-los e ainda conseguir algum lucro com a venda. Em nosso artigo sobre precificação, você descobre como precificar seus produtos e por que é importante fazer isso da maneira certa. 

  1. Decida como irá divulgar 

As pessoas precisam conhecer seu trabalho se você quer vender seus produtos. Por isso, o sexto passo para começar a ganhar dinheiro vendendo bolos é decidir como será feita a divulgação da sua produção. 

Pode ser nas redes sociais, no WhatsApp ou no boca a boca com os familiares, vizinhos e pessoas da sua região. O importante é considerar qual é a melhor maneira de divulgação para você e que vai atingir mais pessoas do seu público-alvo. 

No blog do Prospera, você encontra dicas de como investir na divulgação local do seu negócio, se tornar conhecido na vizinhança e conquistar clientes! 

  1. Faça o controle das finanças 

O controle das finanças de um negócio não começa a partir do momento em que você passa a ganhar dinheiro com as vendas. Esse controle deve começar desde os primeiros investimentos para começar o negócio – ou seja, lá no passo 2, quando você deve listar tudo o que será necessário para o seu negócio funcionar. 

A partir daí, você consegue saber quanto está investindo (ou seja, gastando) para começar seu negócio, consegue saber quando seu investimento inicial finalmente for compensado e saberá quanto você está faturando e lucrando com seus bolos, além de evitar perda de dinheiro – os temidos prejuízos financeiros. 

Algumas ferramentas úteis para te ajudar a controlar suas finanças são o fluxo de caixa, o controle de custos e o controle de contas a pagar. 

  1. Guarde uma parte do lucro para investir no negócio 

Quer fazer seu negócio crescer? Então você precisa investir nele. E, para investir, você vai precisar de dinheiro! 

Por isso, também é importante se planejar para guardar uma parte do que você lucra todos os meses para futuros investimentos em seu negócio. Não importa se você só conseguir guardar um valor pequeno no começo: o importante é criar o hábito e guardar sempre que possível. 

Dica extra: Se capacite! 

Capacitação é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, é importante buscar maneiras de aprender mais sobre como cuidar do seu dinheiro, como divulgar melhor o seu trabalho, como expandir seu negócio, como atender clientes e tudo mais o que é necessário para o dia a dia de um negócio bem-sucedido. 

O Programa Avançar, do Santander, oferece cursos gratuitos para você aprender a cuidar do seu negócio, das finanças, do marketing e de tudo mais o que é preciso para fazer seu negócio ser um sucesso. 

Se cadastre agora e comece a estudar! 

Post ID: | Current Page ID: 4391

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.